Divulgação de conteúdo: conheça os melhores canais para isso

Criar um conteúdo atrativo e de qualidade é apenas um dos passos para garantir que sua estratégia de Marketing Digital alcance resultados excelentes. Isso significa que é preciso mais do que isso, como selecionar os melhores e mais adequados canais para realizar a divulgação desse conteúdo.

 Um conteúdo, que pode assumir formatos diversos, como imagem, vídeo e texto, por exemplo, deve ser pensado de acordo com o canal em que será publicado. Deve existir uma relação, pois, do contrário, o conteúdo pode não alcançar o sucesso que se almeja para ele.

Mas, hoje, graças ao avanço da tecnologia e do desenvolvimento do marketing digital, podemos contar com diversos canais de comunicação para divulgar conteúdos. Isso amplia as nossas oportunidades de publicação de conteúdos, bem como as chances de aumentar as vendas.

Neste post, listamos os melhores. Confira e selecione o mais ideal para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Blog

O blog é, sem dúvida alguma, um dos melhores canais para uma empresa ou Pessoa Física, profissional independente, divulgar seus conteúdos.

O blog é uma ferramenta que não compete com outras em um mesmo ambiente. Há determinados canais em que podemos, ao mesmo tempo, encontrar posts e anúncios, como é o caso do Facebook, por exemplo. E isso é bastante vantajoso para a empresa que deseja reter a atenção de seus clientes ou potenciais consumidores.

Com outras palavras, é um espaço destinado exclusivamente para quem deseja publicar conteúdos que agreguem valor para uma marca.

Em um blog, é possível não apenas publicar conteúdos textuais, mas também imagens e vídeos, por exemplo, de forma a enriquecer as informações a serem transmitidas.

Outra vantagem desse canal é que é possível criar categorias temáticas capazes de agrupar conteúdos conforme os interesses de uma empresa. Por exemplo, na categoria “Gestão de Projetos”, pode-se publicar conteúdos que tenham relação com esse tema. Isso facilita a busca por conteúdos e enriquece a experiência do cliente ou potencial consumidor.

Redes sociais digitais

As redes sociais digitais também se configuram como um excelente canal para divulgar conteúdos. A divulgação de conteúdos nesses ambientes é vantajosa, porque conta, geralmente, com uma grande quantidade de usuários que podem ter acesso ao post publicado, o que, na prática, aumenta sua visibilidade.

O Facebook, por exemplo, conta com mais de 2 bilhões de usuários. O Instagram, por sua vez, com mais de 1 bilhão. Isso porque ainda não falamos de redes sociais como YouTube, Twitter, LinkedIn, entre outras.

No entanto, ao fazer uso dessas redes sociais para divulgar conteúdos, é preciso ficar atento as suas características. O Instagram é conhecido com uma rede social de textos curtos. Ele valoriza mais vídeos, imagens e stories.

No LinkedIn, por sua vez, recomenda-se a publicação de conteúdos com certo nível de aprofundamento em relação a um determinado assunto, pois é uma rede social profissional, que reúne especialistas, entre outras autoridades de uma determinada área do mercado.

Google Ads

Hoje, o Google Ads é uma das plataformas de anúncios publicitários mais importantes do mundo. É de onde provém, inclusive, a maior parte da receita da Google.

Então, o Google Ads se apresenta, hoje, como um excelente canal de divulgação de conteúdos para formar anúncios publicitários, como descrição resumida de produtos e serviços, com o fito de convencer potenciais clientes a adotar uma decisão de compra.

Além disso, é uma ferramenta do Marketing Digital que conta com uma ampla rede de divulgação, de maneira que seu anúncio pode aparecer em redes sociais como Facebook, YouTube, entre outros espaços importantes.

Vale a pena, e muito, divulgar conteúdos no Google Ads para formar anúncios cada vez mais atrativos e capazes de gerar lead qualificado.

Landing Page

A Landing Page, além de se tratar de uma importante ferramenta de Marketing Digital totalmente focada na conversão de visitantes em oportunidades de negócios, é também um excelente canal para divulgação de conteúdos, ainda que seu principal objetivo não seja esse.

Na criação de uma Landing Page, além de se considerar o layout, as perguntas para reter os dados dos potenciais clientes e a chamada para ação, leva-se em conta o produto que será dado ao potencial cliente para fazer com que ele sinta o desejo de fornecer seus dados.

Esse produto é, geralmente, um e-book, um artigo com dicas, um manual de uso de algum produto ou solução, entre outros conteúdos que podem agregar valor ao cotidiano do potencial cliente.

É uma estratégia que, ao mesmo tempo, transforma um visitante em um lead e agrega valor aos produtos e/ou soluções de uma empresa.

Podcast

Podcast é uma forma de transmissão de arquivos ou informações para clientes ou potenciais clientes de uma empresa ou Pessoa Física que atua como profissional independente. Comumente, o podcast é feito no formato audiográfico.

A partir do podcast, conteúdos sobre os mais diversos assuntos podem ser abordados, como: 

  • Política; 
  • Educação; 
  • Saúde; 
  • Produtos; 
  • Serviços; 
  • Empreendedorismo; 
  • Marketing Digital; 
  • Músicas; 
  • Etc. 

É um excelente canal para a empresa que deseja diversificar o formato dos seus conteúdos e garantir, com isso, que alcancem mais pessoas, como aquele cliente que não tem tempo de ler, mas que pode escutar áudio enquanto dirige ou resolve outros assuntos em seu dia a dia.

Tem sido uma boa alternativa para quem busca ampliar o alcance de seus conteúdos e, assim, conquistar mais clientes.

E-mail marketing

Não poderíamos deixar de destacar o e-mail marketing enquanto um ótimo canal para a divulgação de conteúdos.

E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que tem por objetivo criar uma comunicação efetiva com clientes ou potenciais clientes, com a finalidade de fazer com que eles tomem uma decisão de compra, que pode ser de um produto ou serviço de uma empresa.

Geralmente, é uma estratégia acionada quando se consegue construir uma boa base de contatos de clientes e leads.

A partir do e-mail marketing, pode-se enviar conteúdos com as mais variadas finalidades, a saber: 

  • Prospectar potenciais clientes e/ou fechar oportunidades de negócios; 
  • Lançar campanhas ou promoções, bem como ofertas; 
  • Fidelizar clientes já alcançados; 
  • Educar clientes, a partir de um conteúdo que dá dicas ou orienta sobre como usar um serviço ou produto; 
  • Etc.

Como podemos visualizar, há diversos canais em que você pode publicar seus conteúdos e, assim, garantir que sua estratégia de Marketing Digital seja um sucesso, alcançando resultados incríveis.

Está precisando de conteúdos de qualidade e atrativos para alimentar seus canais de divulgação, como seu blog e redes sociais? Entre em contato conosco agora mesmo pelo 0800 750 5564!

Produzimos conteúdos que são capazes de não só conectar sua empresa com seus clientes da melhor forma, mas também de aumentar suas vendas e de agregar valor ao seu negócio.