É possível ganhar dinheiro com marketing no Facebook?

O Facebook ainda lidera como a maior rede social do planeta, com uma marca que ultrapassa os 2 bilhões de usuários ativos, e só no Brasil conta com mais de 100 milhões de perfis. E mesmo com a ascensão de outras redes sociais bastante populares, o Facebook continua sendo a mais acessada. Para se ter uma ideia, uma a cada quatro pessoas ao redor do mundo é adepta a essa rede, com exceção da China, onde o seu acesso é proibido.

Com esses dados, é possível adiantar que, sim, é possível ganhar dinheiro com marketing no Facebook. Afinal, o alcance dessa audiência só depende das suas ações e a estratégia de marketing digital definida para o seu negócio. Além disso, trata-se de uma rede social repleta de oportunidades, seja para empreender ou enquanto ferramenta de marketing de conteúdo.

Então, confira a seguir algumas oportunidades para apostar no Facebook como uma forma de monetizar a sua presença nessa rede.

Gerenciamento de redes sociais

Se você tem familiaridade com os recursos do Facebook Ads e conhece os princípios do marketing digital, já é um bom começo para iniciar um trabalho de gerenciamento de redes sociais. Essa atividade consiste em administrar páginas de empresas, e muitas vezes criá-las, com o objetivo de disseminar a marca ao público certo e alcançar os seus objetivos estratégicos, incluindo a conquista de novos clientes, retenção, faturamento. etc.

Da mesma forma, se aprofundar no gerenciamento de anúncios fecha com chave de ouro as atribuições essenciais para alavancar uma página no Facebook. Uma vez que essa rede tem se mostrado cada vez mais resistente à exposição orgânica das postagens, o investimento em mídia paga se torna ainda mais indispensável. 

Para desempenhar essas funções, você tem a opção de atuar como profissional autônomo, podendo formalizar o seu negócio abrindo CNPJ como MEI, ou exercer essas atividades em uma vaga ligada ao marketing digital de uma empresa.

Marketing de Afiliados

Essa é outra forma de ganhar dinheiro no Facebook e que, quando bem trabalhada em volume e qualidade, pode ir além de somente uma renda extra, mas gerar ganhos significativos.

Aqui você pode ser um afiliado de quantas empresas desejar, atuando como um representante dos seus produtos e fazendo um trabalho de divulgação em canais e páginas de venda, como o Facebook. Então, a cada venda realizada pelos seus links uma comissão predeterminada cai na sua conta.

Trata-se de uma alternativa interessante quando não há a intenção de abrir um comércio com produtos próprios, mas ainda assim se quer trabalhar com vendas pela internet e marketing digital. E o Facebook é a rede mais utilizada para criar anúncios de afiliados, uma vez que proporciona as ferramentas necessárias para obter bons resultados.

Marketing de influência

Também conhecido pela prática de publipost, o marketing de influência consiste na contratação ou parceria com um ou mais influenciadores que passam a compartilhar postagens ou conteúdos pertinentes à sua marca, com o objetivo de promovê-la. E o Facebook entra como um dos principais canais de divulgação nesse sentido.

Nesse contexto, ainda existe a oportunidade de construir o seu perfil enquanto um influenciador e, assim, vender o seu próprio espaço para outros perfis ou empresas. E, para conquistar um alto nível de autoridade na internet, você deve construir a sua marca pessoal, por meio da produção de conteúdos relevantes, que atendam às dores, necessidades e expectativas do público que se pretende atingir.

Por isso, contar com o recurso da segmentação, de modo que se conquiste um público bem definido, favorece a identificação das marcas com o seu perfil de influencer contribuindo para o fechamento de mais contratos e parcerias.

Ainda vale investir em marketing no Facebook?

Agora que você já conhece algumas das principais possibilidades de usufruir do Facebook para fazer uma renda extra ou mesmo iniciar uma carreira, confira por que vale à pena investir em marketing nessa rede. 

Ótimo custo-benefício

O Facebook Ads permite que empresas de todos os portes consigam investir em anúncios e campanhas, com valores que cabem em qualquer orçamento e trazendo ótimos resultados. Com poucos reais, é possível ver os seus números crescerem significativamente.

Realizar campanhas bem segmentadas, direcionando-as ao seu público específico, com uma produção de conteúdo adequada são fatores que, juntos, têm um efeito catalisador para colocar o seu negócio a caminho do sucesso.

Existem diversas possibilidades para promover o seu negócio dentro dessa rede e, basicamente, o administrador escolhe a forma que melhor atende aos seus propósitos. 

Da mesma forma, pode-se contar com o dashboard que mostra os resultados em tempo real e permite acessar as métricas para analisar a performance das suas ações de marketing, o que é fundamental para a tomada de decisões.

Alcance certo

Além dos números animadores que abordamos no início deste artigo, em questão de usuários ativos no Brasil e no mundo, o Facebook permite que você alcance especificamente o seu público-alvo. Isso faz com que as suas publicações apareçam apenas para potenciais clientes, além de aumentar o engajamento com a sua marca, enquanto uma estratégia de branding.

Além disso, o Facebook utiliza certas informações vinculadas aos perfis para tornar a sua segmentação ainda mais eficiente e contribuir para a atração de leads mais qualificados aos anunciantes. Portanto, é possível identificar preferências e comportamentos do seu público para a definição da sua persona.

Atração de leads

Enquanto o Google Ads funciona melhor para atrair os que estão no meio ou final da jornada de compra, ou seja, potenciais clientes que já tomaram a decisão de compra e apenas buscam a melhor opção, o Facebook Ads é ideal para atrair novos leads que não consideravam fazer essa compra e, a partir do contato com a sua marca, passaram a se interessar. E isso pode ser feito tanto por empresas já consolidadas no mercado quanto os pequenos negócios que estão iniciando.

Com o objetivo de despertar o interesse e passar confiança ao público, a produção de conteúdos relevantes e assertivos mais uma vez assume um papel essencial para gerar bons resultados. Assim, a tomada de decisão de compra é otimizada, de forma que o seu potencial cliente se sinta preparado para adquirir o seu produto ou serviço ainda mais rapidamente.

Outra ação que funciona muito bem no Facebook são os anúncios e postagens para encaminhar os leads até o seu site ou blog e, assim, inseri-los na jornada do lead. Essa prática tem a finalidade de gerar um relacionamento ou conhecer melhor o seu público, seus hábitos, preferências e outros aspectos que definem a sua persona. 

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