Edgerank: entenda como funciona

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, especialmente no Brasil, um dos países com maior número de usuários da plataforma. Isso faz com que a sua importância para o marketing digital seja extremamente alta, pois é o principal meio de contato direto com o público-alvo para empresas e profissionais de qualquer segmento.

Porém, assim como qualquer outra plataforma, o Facebook também passa por atualizações constantes que visam oferecer a melhor experiência do site para os seus usuários. Todas as pessoas que administram páginas no Facebook já puderam sentir, na prática, os efeitos destas atualizações, especialmente quando relacionadas ao alcance de suas publicações.

As mudanças no alcance de publicações, que fazem uma postagem ter muitas visualizações e outra apresentar resultados muito ruins, não são aleatórias, mas sim resultado da ação do Edgerank, o algoritmo do Facebook. A ação do algoritmo é exatamente esta, determinar qual será o alcance total de cada publicação dentro da rede social.

Para que isso possa acontecer, o Edgerank leva em consideração a forma como cada usuário interage com os conteúdos que visualiza em seu feed. Assim, ao interagir de forma mais frequente com as publicações de uma determinada página, uma pessoa irá receber com maior destaque as publicações dessa página, enquanto pode deixar de ver outras postagens com as quais não apresenta semelhante interesse.

De maneira geral, o Edgerank avalia três critérios principais que alteram o alcance que uma publicação poderá alcançar no Facebook: afinidade, relevância e tempo. A afinidade é a quantidade de interações que uma postagem pode conseguir atrair. Quanto mais interações, maior destaque a postagem irá receber, o que aumenta, consequentemente, o seu alcance. Essas interações também possuem pesos diferenciados, com os compartilhamentos com uma maior importância, seguido pelos comentários e as curtidas, nesta ordem.

Já a relevância está diretamente ligada ao principal interesse da plataforma, que é fazer os usuários permanecerem no Facebook pelo maior tempo possível. Assim, as publicações que recebem um maior número de cliques possuem uma relevância maior para o Edgerank, de modo que possuem mais chances de obter maior destaque na plataforma e um alcance muito melhor em comparação com os demais conteúdos.

Por fim, o Edgerank analisa também o tempo de cada postagem, com um maior destaque para as postagens mais recentes, de maneira que a plataforma esteja sempre atualizada para os seus usuários. Dessa maneira, seu conteúdo sempre receberá maior destaque nas primeiras horas após ser compartilhado, e vai se tornando mais fraco com o passar do tempo, o que implica na necessidade de manter uma boa frequência de postagens.


Como otimizar o Edgerank de sua página no Facebook

Devido à grande importância do Edgerank dentro do Facebook, é preciso saber como otimizar a sua página com relação ao algoritmo do Facebook, para que as suas estratégias de marketing digital dentro da plataforma possam obter sucesso e render bons resultados para você ou sua empresa.

Confira, a seguir, o que fazer para conseguir otimizar o Edgerank de sua página no Facebook:


1 – Garanta que sua página ofereça conteúdo de qualidade aos seus seguidores

O principal passo para conseguir realizar uma otimização do Edgerank para a sua página é garantir sempre conteúdo de qualidade para os seus seguidores, de maneira que isto gere um interesse pelas suas publicações e leve a um maior número de interações.

Com mais compartilhamentos, curtidas e comentários em suas publicações, devido à sua qualidade, maior será o destaque da sua página para o algoritmo do Facebook, o que levará suas publicações para um maior número de pessoas em suas páginas iniciais.

Além da qualidade, uma boa maneira de tornar seu conteúdo ainda mais interessante ao público é utilizar fotos e imagens, pois geram cliques e contribuem ainda mais para obter um maior destaque do Edgerank, que vê em seu conteúdo uma forma de atrair o público a ficar mais tempo no Facebook.


2 – Saiba qual horário seu público acessa o Facebook

Tão importante quanto conhecer os interesses de seu público-alvo no Facebook é conhecer os seus hábitos, pois enquanto o conhecimento de seus interesses permite criar conteúdos mais relevantes e atraentes para as pessoas que você deseja conquistar com seu trabalho na rede social, saber qual o momento do dia em que mais pessoas acessam a sua página é essencial para a otimização do Edgerank.

Isso porque a força maior de suas publicações está nas primeiras horas após a postagem, o que pode ser aliado a um maior número de interações se esta publicação for feita no momento de maior tráfego de visitantes em sua página. 


3 – Utilize um bom CTA

A principal força da otimização do Edgerank para a sua página vem da interação do público com seu conteúdo, o que torna ainda mais importante estimular a interação de todas as pessoas que visualizam suas postagens. Assim, contar com um bom CTA (Call To Action) pode ser um diferencial positivo para que seu alcance seja melhorado pela força de suas interações.

O CTA é uma ação que leva o seu leitor, cliente ou seguidor a realizar uma ação desejada, o que pode ser induzido por meio de alguma pergunta, um questionário, ou até mesmo a solicitação explícita de que seu receptor deixe algum comentário, resposta ou questionamento em suas postagens. Obviamente, o CTA deve ser atrativo, para despertar nas pessoas o interesse de realizar esta ação, a qual irá contribuir de maneira muito positiva para que suas publicações ganhem força no Facebook e não percam destaque na avaliação do Edgerank.

Agora que você conhece o algoritmo do Facebook, o Edgerank, e sabe como fazer para otimizar a sua página na plataforma, utilize um bom planejamento estratégico e tenha resultados ainda melhores em seu marketing digital nesta rede social, para que seu conteúdo chegue a maior parte de seu público-alvo.

Para garantir que seu conteúdo seja sempre o melhor possível para seus seguidores e contribua para a otimização da sua página no Facebook na avaliação do Edgerank, entre em contato com a Redaweb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos vários planos de produção de conteúdo disponíveis!