Entenda a diferença entre marketing de conteúdo e marketing para mídias sociais

As inovações tecnológicas trouxeram diversas possibilidades que modificaram todas as áreas da sociedade, principalmente o mundo dos negócios. O marketing também precisou se reinventar para atender as demandas do ambiente virtual, com tendências famosas como o marketing de conteúdo e o marketing para as mídias sociais. Mas, você sabe dizer a diferença entre os dois?

Vivemos uma era digital, na qual a automação de processos produtivos é uma necessidade, assim como a constante reformulação de recursos e ferramentas disponíveis para tentar vencer a concorrência. Estamos 24 horas por dia conectados na internet, então por que não aproveitar essa oportunidade para criar negócios?

Com clientes cada vez mais questionadores e exigentes, escolher uma estratégia que seja, de fato, eficiente para o que o seu público procura pode ser uma tarefa difícil. Independente da sua decisão final - investir nas redes sociais ou em conteúdo para blogs - é importante ressaltar que o perfil do consumidor atual já não é mais o mesmo de antigamente.

Hoje em dia, as pessoas buscam por experiências. Antes de comprar um produto ou adquirir um serviço, o consumidor tem a tendência de pesquisar muito na internet sobre aquilo que desejam para saber opiniões e informações completas, de um jeito simples e rápido.

A partir do momento que as empresas entenderam esse novo comportamento, foi necessário realizar adaptações em conceitos pré-estabelecidos. E é aí que o Marketing Digital entra.

A demanda por conteúdos interessantes foi o que consolidou o marketing de conteúdo como uma das estratégias mais eficientes do Marketing Digital. Em contrapartida, temos as redes sociais, que cada vez mais entram no gosto dos consumidores, abrindo portas para diferentes tipos de negócios e estratégias.

Por que investir em marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz para transformar visitantes do seu site ou blog em oportunidades de negócio. Importante estratégia de Inbound Marketing, seu objetivo é conquistar o público oferecendo conteúdos relevantes, seja qual for o formato.

O comum é que o marketing de conteúdo seja feito através de blogs que podem estar em uma página específica do site de uma empresa. Apostar no blog é uma maneira de deixar o seu conteúdo em maior evidência, já que não haverá outras distrações no caminho - como acontece com as redes sociais.

Com essa estratégia, também é possível apostar em designs personalizados e criativos, permitindo a liberdade de disponibilizar o seu conteúdo da maneira que achar melhor. O recurso é excelente para quem busca mais flexibilidade e exclusividade para a distribuição do conteúdo.

Vale ressaltar que, aqui, não basta apenas pensar no aumento de vendas e lucros da empresa. Os desejos e angústias do seu público devem ter foco total da equipe para que o conteúdo seja relevante para o que eles buscam. Agregar valor para os seus clientes é fundamental para a imagem da sua marca no mercado.

Por que investir em marketing para as mídias sociais?

Hoje em dia, é muito difícil encontrarmos alguém que não esteja presente em pelo menos uma rede social. A facilidade e potencial de interação nas redes é um dos maiores fatores de atração para as pessoas.

Para as empresas, não é diferente. Usar as redes sociais na divulgação de campanhas, conteúdos e serviços é fundamental para ter um engajamento mais próximo dos clientes, assim como feedbacks rápidos e dinâmicos.

As mídias sociais têm um alto poder de viralização de postagens, fazendo até mesmo uma combinação entre diferentes plataformas. A possibilidade de compartilhamento de conteúdo é um poderoso recurso para que o nome da empresa ganhe alcance e visibilidade com diferentes públicos.

Outro fator de interesse para o investimento no marketing para mídias sociais é a segmentação. Afinal, conseguir impactar as pessoas certas é mais importante do que tentar ganhar a confiança de públicos variados. Fazer o mapeamento do seu nicho e saber manter estratégias com enfoque no que o seu setor busca é essencial para ter bons resultados.

Marketing de conteúdo X marketing para mídias sociais: existe vencedor nessa batalha?

Agora que você já entendeu as principais vantagens do investimento em marketing de conteúdo e no marketing para mídias sociais, chegou a hora de saber quais são os pontos de divergência entre as duas estratégias.

Primeiramente, é bom lembrar que toda e qualquer estratégia de marketing visa a conquista de clientes para o aumento das vendas. Sem consumidores, nenhuma empresa sobrevive no mercado. 

Logo, tanto o marketing de conteúdo quanto o marketing para mídias sociais podem te ajudar a atrair mais clientes e, com as estratégias certas, é possível seguir aumentando o lucro da sua empresa.

No entanto, é necessário pontuar algumas diferenças entre as duas estratégias, pois a forma de administração também varia. Uma delas, claramente, é a plataforma onde estão inseridas.

Enquanto no marketing de conteúdo todo o planejamento estratégico é voltado para o blog ou site específico da empresa em questão, nas redes sociais é necessário o uso de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc., para veiculação do conteúdo.

Assim, o formato do conteúdo também muda. Para o marketing de conteúdo, as opções de recursos são personalizadas de acordo com a identidade da empresa (layout, hierarquização das páginas, mensagem, entre outros). Com os blogs, há a possibilidade de investir em produções mais extensas e trabalhosas, em todo tipo de ferramenta, seja ela visual, textual, etc.

Já para as redes sociais, existem certas limitações dentro das plataformas, ou seja, é preciso moldar o conteúdo para os padrões da rede. No Twitter, por exemplo, há o limite de 280 caracteres por postagem. 

Em relação ao objetivo de cada estratégia, como dito anteriormente, ambas são parecidas no que buscam alcançar. Porém, o marketing de conteúdo apresenta um enfoque maior na nutrição de leads, assim como também garante o acompanhamento no funil de vendas. 

As mídias sociais, por outro lado, ficam responsáveis pelo posicionamento da empresa e a criação de uma rede de clientes engajados.

Apesar das diferenças entre marketing de conteúdo e marketing para mídias sociais, a realidade é que as duas estratégias funcionam como um complemento em conjunto. Combinadas, o seu Marketing Digital tem um potencial ainda maior para ser um sucesso.

Em um blog é possível disponibilizar opções de compartilhamento nas redes sociais, assim como nas suas redes é possível redirecionar um post para um conteúdo relevante no blog. Traçar um planejamento estratégico para ambas as plataformas é extremamente benéfico para o seu negócio. 

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