Entenda a necessidade de ter um site responsivo

Você já parou para pensar na importância de ter um site responsivo? Afinal, ao analisar os números sobre mobile, se observa uma mudança de paradigma. Segundo uma pesquisa da americana Broadband Search, o tráfego através do mobile cresceu 227% nos últimos 7 anos. Em 2013, 16,2% de todo tráfego online era feito no mobile e, em 2019, este número saltou para 53,3%.

Em 2016, foi a primeira vez que o mobile superou a navegação em desktop. De lá para cá, este número apenas aumentou, graças à tendência de queda da navegação em desktop, que vem declinando ao longo dos anos, enquanto o mobile apenas aumenta. Ou seja, é mais provável que você esteja lendo este post no mobile ao invés do desktop.

Mas, o que estes números significam para as empresas? Continue lendo o post e entenda por que é crucial contar com um site responsivo.

O que é um site responsivo?

Outro dado interessante neste mesmo artigo é a taxa de conversão em mobile e no desktop. No desktop, a taxa média da conversão no e-commerce americano é 4,14%. No mobile, este número é apenas 1,53%. Um fator que pode explicar essa disparidade é a falta de um site responsivo.

Muitos e-commerces e empresas em geral ainda pensam no seu site ou plataforma como desktop first. Ou seja, visualizam como o mesmo fica nesta forma para depois pensar no mobile - quando pensam. É mais interessante trabalhar em sentido inverso, pois como vimos, a maior parte do tráfego é mobile. O ideal é usar um site responsivo.

Esse é um site cujo layout se adapta a diferentes formatos de tela. Sendo assim, a experiência do usuário é positiva não importa qual seja o dispositivo que ele use. Por exemplo, não é perdida qualidade de imagem nem de texto, por conta do tamanho. Se você não tem esta preocupação, o usuário pode não encontrar o que deseja no site, prejudicando muito sua conversão.

Por que o site responsivo é importante?

O próprio Google já deixou claro que a sua preocupação também é mobile first. Em 2016, a empresa confirmou que a maioria dos usuários acessava pelo mobile e esta seria a principal forma pelo qual os conteúdos seriam indexados.

Outro ponto crucial em que o site responsivo ajuda no mobile é na velocidade de carregamento das páginas. Uma situação extremamente frustrante, em qualquer dispositivo, é quando o site não carrega. Como no mobile pode ser que a conexão seja mais lenta, as páginas se tornam mais leves, facilitando o carregamento e diminuindo a taxa de abandono.

Além disso, é mais fácil ter o seu conteúdo compartilhado. Não somente o mesmo é fácil de ser acessado, como também é mais simples enviá-lo para outras pessoas. Por exemplo, é incrível, mas o WhatsApp está em 99% dos celulares brasileiros, sendo uma das principais formas de comunicação no país. Qualquer link é muito mais fácil de compartilhar pelo mobile. Isso sem falar no Facebook e outras redes sociais.

Como ter uma página responsiva

O primeiro passo para decidir se vale a pena ou não ter uma página responsiva é determinar o seu tráfego. Pode ser que grande parte do tráfego seja feito no desktop, mesmo com o crescimento do mobile. Por exemplo, se você oferece uma solução B2B, pode ser que a sua persona tenda a procurá-la no computador, durante o horário de trabalho.

Criar um site responsivo não é difícil e não é muito mais caro do que criar um site apenas para uma das opções. Por isso, o mais recomendado é que você se apoie nos profissionais de programação e nas ferramentas de design.

Além disso, existem algumas boas práticas que devem ser combinadas com o desenvolvimento mobile para garantir a melhor experiência para o seu usuário no mobile. Por exemplo, é importante eliminar obstáculos para o uso.

Se você está testando o site responsivo, garanta que teste no mobile, de fato. Não confie apenas na tela do computador, pois ela pode ser enganosa. Procure o maior número de pessoas com dispositivos diferentes para testar tudo. Verifique o tamanho das fontes, o contraste das cores, a acessibilidade dos botões e tudo mais.

Outro ponto que é um matador de conversão no mobile é caso o site precise de algum tipo de cadastro. Isso tende a gerar muita “preguiça” no usuário, que tende a desistir. Por isso, é crucial trazer uma API para integração com o Facebook ou o Google, por exemplo, para o cadastro ser mais simples.

O maior objetivo do site responsivo é tornar o uso mais simples para o usuário. Portanto, a primeira tela que ele vê é crucial. Garanta que tudo é o mais óbvio e explícito possível, com instruções claras do que precisa ser feito. Também é preciso se atentar ao volume de “rolagem”. Quanto mais o usuário precisa rolar a tela, menos informação ele vê.

Ainda, é necessário diminuir seu esforço. Por exemplo, qual é o mínimo de cliques que o usuário precisa fazer para realizar a ação naquela página? É isso que você deve buscar limitar no mobile.

Além das ações, o usuário precisa encontrar rapidamente o que busca. Portanto, suas ferramentas para isso devem ser muito bem otimizadas. Isso é outro fator crucial para a conversão.

Entenda como é o comportamento do usuário no mobile

Todas as dicas anteriores são construídas a partir de um conceito em comum. Os micro momentos são uma ideia pensada pelo próprio Google, refletindo como é a experiência dos usuários com os dispositivos móveis.

Segundo o que a empresa observa no comportamento do usuário, o uso do smartphone pelo público é marcado por pequenos momentos de interação. Por exemplo, enquanto você está em uma reunião, ou quando está esperando o ônibus ou o metrô. São estes momentos de tédio, em que você olha para o celular para alguma distração ou para procurar alguma informação.

Se o comportamento do usuário é assim, os conteúdos precisam refleti-los. Ou seja, trazer algo que é fácil e rápido de digerir, usar e entender. O objetivo é garantir que você conseguiu tirar o máximo possível do usuário nos poucos segundos que tem da sua atenção. 

Segundo esta pesquisa do Google, 94% dos usuários olham o smartphone em meio a outra tarefa. Logo, é muito difícil prender a sua atenção, o que significa que você deve fazer o máximo possível para tal. Lembre-se, é sempre o comportamento do usuário que dita suas ações e não o contrário. 

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