Entenda as vantagens do vídeo para o marketing de conteúdo

Com a facilidade que se tem hoje para assistir a filmes, séries e programas na internet, o uso de vídeos acaba se tornando bastante comum para empresas que investem no marketing de conteúdo. Isso acontece porque o alcance dos vídeos está mais alto do que nunca e investir nessa ferramenta pode gerar uma maior aproximação com o consumidor.

Sendo assim, neste artigo você vai conhecer a fundo sobre as diversas vantagens de utilizar vídeos no marketing de conteúdo e como essa estratégia poderá trazer visibilidade para o seu negócio.

Vídeos no Marketing Digital: uma ferramenta poderosa de divulgação

Já se foi o tempo em que a internet demorava horas para carregar um simples vídeo de 5 minutos. Com a alta conectividade, um usuário comum pode assistir hoje o que bem entender e na hora que quiser. Por isso, diversas marcas estão começando a perceber o poder dos vídeos como ferramenta de marketing de conteúdo. 

Veja só o exemplo do YouTube, que hoje só perde em números de busca para o site do Google. São mais de 1 bilhão de usuários conectados pela plataforma e consumindo vídeos dos mais variados gêneros.

10 vantagens dos vídeos para o Marketing de conteúdo

Veja, a seguir, alguma das maiores vantagens de se usar vídeos como marketing de conteúdo:

Fácil entendimento

Vídeos são uma ótima maneira de apresentar um conteúdo complexo utilizando uma linguagem clara e objetiva para o público leigo.

Muitas pessoas não estão dispostas a ler um texto muito grande e optam por vídeos que expliquem o conteúdo da maneira mais simples possível.

Alto acesso de vídeos

Dados comprovam que a maioria dos internautas prefere assistir vídeos em vez de consumir outras formas de conteúdo.

Segundo um estudo da Cisco, só em 2012 os vídeos representavam 57% da resposta de tráfego na internet. Ou seja, já é praticamente um fato de que os vídeos são a maior parte do conteúdo consumido pelos navegadores, e só por essa afirmação a utilização de vídeos como estratégia de marketing digital se torna altamente indicado.

Controle sobre os vídeos

Quando um conteúdo em vídeo é bem realizado, sua compreensão acaba sendo maior que outros meios de comunicação. Algumas fotos, por exemplo, podem ser julgadas fora de contexto e gerar confusão em alguns clientes.

Com os vídeos esse problema acaba sendo mais difícil de ocorrer, pois é complicado distorcer e modificar uma gravação.

Uso da didática

Quando bem-feito, vídeos podem ser muito mais didáticos do que textos e artigos. Veja o exemplo das inúmeras videoaulas que estão bombando na internet por terem uma linguagem fácil e acessível.

A utilização de uma boa didática nos vídeos possibilitará a seus clientes conhecer o conteúdo de forma mais objetiva. O consumidor poderá ver como o produto funciona na prática, o que transmite uma credibilidade maior.

Maior taxa de compartilhamento

Um vídeo bem produzido tem o poder de emocionar, entreter e encantar o consumidor. Sua linguagem visual proporciona maiores chances de ser compartilhado em alguma rede social, trazendo, consequentemente, maior número de visualizações.

Mas, lembre-se, por mais que os vídeos sejam práticos e fáceis de serem consumidos, o que realmente importa é a qualidade e relevância do conteúdo produzido.

Vídeos mal editados ou que não tenham boa didática só vão gerar raiva no consumidor e vão acabar atingindo poucas pessoas.

Proximidade com os clientes

Outra característica fundamental dos vídeos é sua força em aproximar uma marca aos seus consumidores. 

Os vídeos permitem ao empreendedor compreender melhor o seu público-alvo, facilitando ainda o planejamento dos próximos passos.

À medida que as pessoas vão consumindo os vídeos, é  possível visualizar melhor quais assuntos funcionam, quais redes sociais são mais utilizadas, quais formatos de vídeos são os preferidos, entre outras questões. Um conteúdo interessante sempre vai gerar a atenção dos navegadores.

Interatividade com o consumidor

Outra grande importância dos vídeos para o marketing de conteúdo é o seu enorme potencial de interatividade com o público.

Essa maneira de gerar conteúdo oferece ferramentas que podem fazer com que os clientes realizem ações para comprar determinado produto.

Um exemplo de interatividade são as lives do Facebook e suas reações, ou os links que podem ser inseridos em vídeos do YouTube. Mesmo exigindo mais trabalho, investir na interação com o público-alvo pode ser a grande diferença entre o sucesso de um negócio e o fracasso de outra. 

Inserção de testemunhos

Em textos, é muito comum ver argumentos de pessoas que já usaram determinado produto em citações de promessas e que, no fim, acabam gerando mais dúvida do que interesse.

Nos vídeos, esses testemunhos ganham mais força e acaba sendo mais difícil duvidar da fala de uma pessoa.

Impulsionamento do SEO

Um fator essencial para empreendedores que buscam atrair mais clientes para o seu negócio é a gestão do SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de sites, em português).

Conteúdos bem produzidos, palavras-chave sendo usadas de maneira eficiente e a escaneabilidade farão projetos aparecerem nas primeiras páginas de sites de pesquisas.

Com a criação de vídeos não é diferente, pois os algoritmos dos sites de busca vão contribuir com os assuntos mais procurados do momento.

Vídeos que aparecem no topo do Google trarão ainda mais consumidores, gerando maior valorização para a empresa.

Alta visualização de vídeos em aparelhos móveis

Não é novidade pra ninguém que a sociedade de hoje vive na era dos aparelhos móveis. Seja em um smartphone ou tablet, assistir a vídeos ficou muito fácil com qualquer um desses equipamentos.

As chances de sucesso aumentam quando, junto com o vídeo, o consumidor obtém as informações necessárias para a realização da compra.

Vídeos on-line: uma estratégia que vale o investimento

Como foi visto acima, as vantagens de utilizar vídeos para a criação do marketing de conteúdo são enormes e podem proporcionar diversos benefícios para o crescimento de seu negócio.

Não é à toa que a internet vem se tornando o principal meio de consumo entre os clientes, que estão aderindo a filmes, séries e propagandas on-line graças à velocidade da internet, que só tende a melhorar ao longo do tempo.

Essa ferramenta é primordial para empresas que buscam alcançar uma maior intimidade com o consumidor. Além disso, a produção de um conteúdo de qualidade pode fortalecer bastante uma marca ou empresa.

E então, gostou de conhecer mais sobre as vantagens de utilizar vídeos para o marketing de conteúdo? Caso queira contratar uma agência de marketing de conteúdo que vai entregar os melhores resultados do mercado, não deixe de visitar o site da RedaWeb ou ligar para 0800 750 5564.