Entenda como as redes sociais podem se tornar uma ferramenta para sua empresa

Com a popularização da internet e o acesso cada vez mais facilitado desta tecnologia, as plataformas de redes sociais têm ganhado uma importância enorme como ferramenta de comunicação e venda nas empresas.  

E uma coisa é certa: empresas que não têm presença digital estão perdendo vendas! Dessa forma, diversas áreas de negócios já estão migrando seus investimentos em publicidade para estratégias de marketing digital por meio das redes sociais.

Confira, neste post, como as redes sociais podem se tornar uma ferramenta crucial para sua empresa e saiba como planejar a sua estratégia de produção de conteúdo para as mídias sociais.

Um pouco sobre as redes sociais

As redes sociais fazem parte da rotina de muitas pessoas. Afinal, quem não faz uso por alguns minutos ou até mesmo por horas todos os dias para se atualizar e obter informações nessas plataformas?

As redes sociais conectam as pessoas e promovem o compartilhamento de informações. Ainda que muita gente utilize essas plataformas para fins de entretenimento e lazer, por exemplo, muitas empresas exploram as redes sociais para fins comerciais.

Claro que vender na internet não é tão simples quanto parece. Mas as redes sociais podem, sim, estreitar as relações com seus clientes e aumentar o número de pessoas interessadas em seus produtos e serviços.

Isso tudo com um investimento muito menor quando comparado com mídias tradicionais como rádio, TV, jornal, etc. Dessa forma, as redes sociais são ferramentas essenciais para empresas que desejam aumentar sua visibilidade e melhorar o relacionamento com usuários e clientes.

Qual o diferencial das redes sociais

Até pouco tempo, muitas empresas não entendiam o motivo de investir em marketing digital. Com isso, existia um grande preconceito de que aquilo era apenas “uma tendência passageira” e que não gerava resultados concretos.

Contudo, esse pensamento foi sendo deixado de lado à medida que o mundo está cada vez mais conectado por meio da internet. Assim, o marketing digital é uma tendência sem volta e que ganha cada vez mais espaço e credibilidade no mundo corporativo.

E as redes sociais são algumas das diversas ferramentas exploradas pelo marketing digital. As principais redes sociais mais utilizadas no Brasil são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Pinterest;
  • Google+.

Veja abaixo como as redes sociais podem se tornar uma ferramenta essencial na sua empresa e saiba como elas podem trazer resultados concretos para o seu negócio:

1. Possibilita a comunicação com um público amplo

As redes sociais são ferramentas que possibilitam a comunicação com um público amplo. Esse público, porém, é facilmente identificável, tornando a comunicação mais assertiva.

Em um anúncio no rádio, por exemplo, as empresas não têm garantia de quantas pessoas estão ouvindo seu anúncio. Muito menos quem são essas pessoas. Nas redes sociais, você tem um controle sobre a quantidade dos seus seguidores e de quem está realmente vendo seus posts.

Além disso, as redes sociais rompem barreiras do espaço e tempo. Isso significa que um post da sua empresa pode ser visto por um número infinito de pessoas em qualquer lugar do mundo e ficará disponível na sua página pelo tempo que você definir.

Ou seja, sua empresa pode utilizar as redes sociais para se comunicar com seus seguidores e clientes, aumentando assim sua visibilidade e fortalecendo a marca no mundo digital.  

2. Os resultados podem ser mensurados

Como mencionado acima, os resultados das suas campanhas nas redes sociais podem ser facilmente mensurados. Isso te dá muito mais garantia para produzir conteúdos e investir nessas plataformas.

Você pode acompanhar dia após dia a evolução do número de seguidores, o engajamento nos comentários dos seus posts, o envolvimento nas suas publicações, as visitas na sua página, entre muitas outras opções que proporcionam mensurar os resultados e entender a assertividade das campanhas.

3. Custo menor de investimento

Promover uma campanha de marketing na mídia tradicional geralmente é caro e requer um grande planejamento para que dê certo.

No entanto, as empresas que decidem promover marketing digital por meio das redes sociais têm um custo muito menor de manutenção dessas plataformas.

Hoje em dia, é possível contar com agências especializadas em marketing de conteúdo, como a RedaWeb, que podem auxiliá-lo na produção do conteúdo para sua página.

Por um custo bastante acessível, você consegue planejar o conteúdo para alimentar sua página na rede social e melhorar o engajamento do seu público.

4. Anúncios patrocinados

Outro diferencial das redes sociais é a possibilidade de promover post patrocinado. Como o próprio nome sugere, a empresa paga um determinado valor para impulsionar a visibilidade do post e aumentar o engajamento com a campanha.

Além disso, a empresa pode segmentar o público que irá visualizar a postagem por informações como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Localização;
  • Afinidades; e outros.

Ou seja, é uma ferramenta ideal para atingir o público certeiro e promover campanhas assertivas. 

Como usar as redes sociais de forma assertiva

Para que as redes sociais da sua empresa gerem resultado e aumentem a visibilidade da sua empresa, primeiramente é necessário definir quem é a sua persona e traçar as estratégias de produção de conteúdo pensando em atingi-la.

Veja, abaixo, outras opções para promover campanhas que geram resultados nas suas redes sociais:

Esteja em diversas plataformas

São diversas redes sociais disponíveis que sua empresa pode marcar presença. Por isso, saiba em quais redes sociais o seu público-alvo está presente e promova ações para se conectar com essas pessoas.

Em um primeiro momento, é interessante ganhar a confiança dessas pessoas e nutri-las com informações e conteúdos que ela se identifique!

Promova conteúdo relevante

Não fique apenas no óbvio quando for planejar a produção de conteúdo para suas redes sociais. Ou seja, surpreenda seu público e gere um conteúdo que seja realmente relevante para ele.

Isso vai melhorar seu relacionamento com os seguidores e chamar a atenção para sua página como autoridade no assunto. Mostre que sua empresa sabe sobre o que está falando e ganhe credibilidade com o conteúdo da sua página.

Interaja com o seu público

Por fim, acompanhe diariamente as suas redes sociais e perceba como está o engajamento com seu público. Não existe nada mais frustrante para o público do que fazer um comentário ou iniciar um diálogo no post da sua página e sentir que não há ninguém para interagir.

Isso interfere na credibilidade da sua empresa e gera descrença por parte do público. Por isso, utilize as redes sociais para proporcionar conteúdo relevante e para interagir com seu público sempre.

Tenha conteúdo de qualidade para suas redes sociais!

A RedaWeb é uma Agência de Marketing especializada na produção de conteúdo para redes sociais. Temos planos personalizados para que sua empresa consiga manter a frequência das postagens nas redes sociais e possa ampliar sua presença digital.

Entre contato com a nossa equipe por meio do nosso site ou ligue no telefone 0800 750 5564 e conheça nossos planos de produção de conteúdo para redes sociais.