Entenda como sua empresa pode construir uma presença na internet

O crescimento das redes sociais e o uso cada vez mais intenso da internet levaram as empresas a se adequarem a essa nova onda tecnológica. A presença online passou a ser indispensável para as marcas de diversos setores, a fim de se destacarem e divulgarem os seus produtos e serviços.

Em paralelo, o avanço das empresas para o ambiente digital foi tão expressivo nos últimos anos que a concorrência aumentou consideravelmente. Antes, apenas as lojas do mesmo nicho e as que eram próximas de onde a sua estava instalada eram as que importavam, em relação à concorrência. 

Agora, temos no ambiente digital uma infinidade de empresas presentes, com estratégias diversas, representando ainda mais riscos para as demais. Por isso, as marcas precisam, além de estar presentes no ambiente digital, encontrar maneiras para se destacarem perante a concorrência. 

Engana-se quem pensa que presença digital se resume a ter um site, um blog e perfis nas redes sociais para divulgar conteúdos. Presença digital é muito mais do que isso, é a forma como a sua marca utiliza os meios digitais para se mostrar relevante e confiável para os seus consumidores e futuros consumidores. Também está relacionada ao posicionamento da marca na web.

Por isso, uma presença digital de sucesso demanda muitos estudos e estratégias integradas, a fim de alinhar alguns pontos, como: 

  • Criação de um site; 
  • Produção de conteúdo
  • Participação nas redes sociais; 
  • Envio de e-mail marketing; 
  • Entre outras ações importantes para alcançar esse destaque.

Ao traçar um plano eficaz para a presença online da sua empresa, a mesma alcançará valiosos resultados, como: 

  • Aproximar os seus potenciais clientes; 
  • Criar relacionamentos concretos; 
  • Engajar os seus leads a comparem com a sua empresa. 

Além disso, ainda pode conseguir publicidade espontânea com a indicação da sua marca por parte dos seus clientes.

Apesar de ser uma tendência notória nos dias de hoje, iniciar uma presença digital ainda é uma tarefa desafiadora e complexa para muitos empresários, principalmente para os mais tradicionais e que apostavam somente em meios de divulgação também tradicionais, como rádio, televisão, revista, jornal etc.

Caso você ainda tenha dúvidas e insegurança sobre como dar início à presença online da sua empresa, confira, a seguir, algumas dicas:

Defina a persona

Qualquer estratégia da sua empresa precisa ser direcionada para algum público ou, do contrário, não terá sentido e nem serventia. Por isso, é crucial definir a persona, que é o cliente e comprador ideal da sua empresa.

A persona pode ser construída pela equipe de Marketing, por meio de pesquisas e conversas com os atuais clientes, monitoramento do comportamento dos leads da sua página, pesquisa de mercado, entre outros dados relevantes. 

Assim, é possível compreender as principais demandas do seu público, o que esperam ver nas suas redes, no que se interessam mais em sua empresa, e os canais e redes que mais utilizam no dia a dia. 

É por meio dessas informações valiosas que a sua marca decidirá em quais canais irá iniciar sua presença online, quais conteúdos e formatos divulgar, a linguagem ideal, a periodicidade das publicações, entre outros detalhes relevantes.

Dessa forma, a sua empresa poderá desenhar uma estratégia personalizada e focada em quem realmente tem chances de se tornar um cliente e, assim, acertar mais facilmente na mira das vendas. 

Trabalhe o conteúdo

É comum que os internautas pesquisem a fundo sobre determinado produto ou serviço na internet, antes de decidir comprar. Além de avaliar as especificações do produto ou serviço, levam em conta a relevância, confiabilidade e tratamento da empresa nas redes. 

Por isso, ao construir a presença online, é preciso investir em conteúdos que passem a sensação de confiabilidade e referência no mercado em que atua. Os conteúdos devem ser originais e focados no que realmente vai gerar o interesse dos seus leads.

É necessário, ainda, que o conteúdo seja adaptado para o canal ao qual será vinculado. Conteúdos para blogs, por exemplo, devem seguir uma linha que leve os leads a identificarem os seus problemas e suas necessidades. 

Assim, irão compreender que os seus produtos ou serviços são ideais para suprir tais demandas. Essa técnica é chamada de funil de Marketing e está inserida no conceito de Inbound Marketing, que leva em consideração a jornada de compra dos clientes para a criação de conteúdos direcionados.

Já os conteúdos veiculados nas redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, devem ter formatos diferenciados, privilegiando imagens, vídeos e textos curtos.

É importante que o seu conteúdo, independentemente do canal, converse com a sua persona, a fim de estabelecer um diálogo próximo e eficaz para a conversão. 

Além de melhorar o seu posicionamento digital, o conteúdo também pode melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Para isso, é preciso aplicar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).

Aposte em anúncios nas redes

Investir em anúncios pagos nas redes sociais é uma das principais estratégias para construir uma boa e eficaz presença digital. Eles são importantes para potencializar as ações de comunicação nas redes e, assim, alcançar os resultados. 

Além disso, a mídia paga na rede ajuda a melhorar o desempenho orgânico das suas publicações. 

A empresa pode se utilizar dos anúncios para diferentes finalidades, como aumentar a conversão, conscientizar o público sobre suas necessidades, trabalhar a consideração do público, divulgar novos produtos ou serviços, promoções, entre outras.

O ideal é que as campanhas dos anúncios sejam direcionadas o máximo possível, a fim de atingir o público certo e alcançar mais conversões.

Invista no Google Meu Negócio

Essa é uma ferramenta considerada fundamental para gerenciar a presença online de uma empresa. Ela é bastante simples e fácil de usar, e possibilita que empresas e organizações gerenciem suas presenças online no Google, inclusive na Pesquisa Google e no Maps. 

A ferramenta ajuda a divulgar a sua empresa, por meio de informações na busca, como: 

  • Horário de funcionamento; 
  • Localização; 
  • Fotos; 
  • Telefone; 
  • Site da sua empresa. 

Marcas que se utilizam desse mecanismo têm o dobro de chance de conquistar a confiança dos usuários.

Monitore os seus resultados

Ao implementar as suas estratégias para aumentar as vendas e a conversão dos seus clientes, é preciso monitorar os resultados a fim de avaliar se as mesmas foram eficazes ou não. As ferramentas digitais possibilitam a mensuração dos resultados com precisão e rapidez. Desse modo, há como reajustar as estratégias e garantir uma presença digital mais sólida e efetiva.

O Google Analytics é uma das ferramentas mais eficazes e práticas hoje em dia para fazer esse acompanhamento e avaliação dos resultados do Marketing Digital nas redes sociais.

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