Entenda os métodos de divulgação para franquias no Facebook

O mercado de franquias ainda é a primeira opção para quem tem dinheiro para investir num negócio, mas não quer começar do zero. A franquia é uma marca já testada e aprovada, que pode pular as etapas mais cruciais para se estabelecer, o que não significa que não requer investimentos e dedicação. 

Dentre as facilidades da franquia existem os métodos de divulgação, que podem ser unificados pela rede ou associados individualmente, de acordo com o que estabelece as regras de cada grupo. O marketing das franquias vem ganhando relevância especialmente nas redes sociais, pelos custos mais baixos e a segmentação que apresentam, se transformando em leads. 


As facilidades do franchising

Hoje não é mais possível pensar em marketing sem associá-lo a internet. O ambiente da web é a atual forma de legitimar a marca no mercado, servindo como porta de entrada do consumidor para o conhecimento e possível aquisição do produto ou serviço oferecido. 

As franquias se beneficiam amplamente do uso da web, já que hoje o consumidor busca suprir suas necessidades e ficar atualizado sobre as novidades, através da internet. Em especial nas redes sociais, onde fica a maior parte do seu tempo de navegação e que mantém sua rede de contatos. 

Essa busca é baseada em seus hábitos de consumo, atraindo empresas e marcas adequadas ao seu gosto pessoal. Cada pesquisa e acesso a sites leva à rede um emaranhado de interligações, bastante benéficas para as empresas. Afinal, a maior parte da população possui um smartphone capaz de acesso online e um perfil numa rede social, especialmente a mais conhecida delas, o Facebook

Mas para usufruir das infinitas possibilidades de negócios oferecidas pela web, é preciso ter conhecimento e habilidade. Afinal, além de estar também ao lado da concorrência, é preciso se destacar e se comunicar diretamente com quem interessa, de forma relevante e original. A eficiência da divulgação reflete em visibilidade e conversão de leads, independente do porte da empresa e do seu segmento. 

O Facebook é a maior e mais popular rede social do planeta. E está longe de demonstrar queda da liderança  mesmo com o crescimento de outras redes. É também o espaço mais procurado por empreendedores, exatamente pela sua grande capacidade de segmentação e valores relativamente baixos de investimentos em marketing. 

São 130 milhões de usuários só no Brasil, ou seja, dois terços da sua população. Seus usuários buscam encontrar pessoas, estabelecer relações, se informar e conhecer mais sobre produtos e serviços expostos na rede. A plataforma hoje é um dos mais procurados espaços para negócios, diante da altíssima visibilidade dos usuários, assim como da relação mais próxima com o público, por meio do engajamento. 

O maior problema das franquias e franqueados é a identificação das ferramentas do Facebook e a forma de gerenciá-las. É comum que sigam a mesma dinâmica de um perfil pessoal e não a página profissional, que possui mecanismos e funções distintas. O perfil pessoal é informal e segue limitações de ferramentas para sua divulgação, enquanto as chamadas “fanpages” têm uma estrutura de postagens e linguagem específicas, além da capacidade de mensuração. 

Para entender melhor como funciona o marketing digital no Facebook para franquias, é preciso conhecer os melhores métodos de divulgação da rede para extrair os melhores resultados, conforme listamos abaixo:

1 – Conhecer o que o Facebook oferece para o marketing

O sucesso do marketing do Facebook usa literalmente o conceito de estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas mais adequadas. Com todas as possibilidades da segmentação da rede, distribuir as publicações de forma aleatória, sem pensar no seu próprio público é desperdiçar o ambiente. A mensagem a ser emitida deve ser contextualizada, para chegar positivamente ao usuário. 

2 – Planejamento

Assim como todas as estratégias de marketing, é preciso planejar muito bem cada passo a ser dado no Facebook. Cada etapa precisa ser desenhada, atendendo à sua persona e ao objetivo que se deseja conquistar. É preciso criar a página e configurá-la para que seja  atraente à sua audiência e consiga interagir da melhor forma com sua base de fãs, trazendo a eles informações, entretenimentos e novidades sobre a marca e os temas que a cercam. 

Sem planejamento, entendendo todas as etapas que as estratégias devem passar, as ações correm sérios riscos de não serem funcionais. Dessa forma, as pesquisas anteriores à operação em si são fundamentais para sua eficácia, redução de custos e atração de público. 

3 – Identificação do público-alvo

Conhecer o seu público-alvo pode ser o principal segredo do sucesso na divulgação de franquias no Facebook. Saber quem se deseja alcançar é segmentar toda a campanha e levar sua mensagem a quem realmente vai compreendê-la e se interessar. 

Mesmo com a grande quantidade de usuários, o Facebook não se destaca como uma mídia de massa, como o rádio e a TV. Seus conteúdos são direcionados a partir de uma série de itens que ajudam a identificar o perfil de pessoas, assim como os anúncios pagos. Mas para chegar a essa persona é preciso entender qual o seu público consumidor e a quem se destina sua marca, com dados tais como idade, gênero, localização, habilidades, gostos pessoais, entre outros. 

4 – Preparação do conteúdo

Há ainda uma falta de consciência sobre a importância da qualidade do conteúdo publicado na página. Muitas empresas simplesmente divulgam seu produto ou serviço, sem se preocupar em oferecer algo a mais para o seu leitor. 

Mas é o marketing de conteúdo, área que mais cresce no marketing digital, a principal estratégia para ampliar seguidores e tornar a marca relevante diante de sua concorrência. Com ele há criação e publicação de conteúdos qualificados, capazes de agregar algo ao seu público-alvo. Se basear apenas em divulgar a marca é utilizar equivocadamente o espaço. 

5 – Qualidade e não quantidade

É comum acreditar que o sucesso de uma página está na quantidade de seguidores. Mas se esses números são feitos por pessoas que não são compatíveis com a marca ou mesmo fakes, serão apenas uma forma de enganar quem navega. O mais importante para a franquia é a qualidade de seus seguidores, pessoas que possuem o perfil desejado e possam interagir com o conteúdo apresentado. 

6 – Mensurar as ações da página

O Facebook tem boas ferramentas de mensuração, capazes de oferecer ao gerenciamento a real resposta que as publicações estão tendo. É preciso manter uma rotina de análise para que as ações possam ser modificadas e melhoradas a qualquer momento, até atingir melhores resultados. 

7 – Entender o tempo de resposta do Facebook

Muitos acreditam que ao investir nos métodos de divulgação do Facebook, o retorno será rápido e elevará a marca a ótimos patamares imediatamente. Mas na prática o trabalho de marketing nessa rede é feito com dedicação e paciência, já que é preciso criar um público, realizar um trabalho bem planejado e mensurar as ações até que elas se tornem maturadas o suficiente para ter o efeito desejado. 

Criar uma base de fãs, uma campanha consistente e ser relevante no Facebook requer tempo, muito trabalho e paciência. 


Mais sobre o franchising

Ao contrário dos outros tipos de iniciativa, o franchising no Brasil tem futuro promissor. Mesmo com o mercado em retração, as franquias apresentam um crescimento anual médio de 6,5%, muito maior do que as estimativas do PIB. 

Sem dúvida é um grande incentivo no meio da aura de medo dos investidores, receosos com a falta de perspectiva de crescimento econômico e com o alto índice de empresas de pequeno e médio porte que estão fechando atualmente. 

O curioso é que o mundo das franquias brasileiras se concentram em apenas 45% dos municípios, deixando um vasto terreno a ser explorado, sob diversos formatos e segmentos. Os quiosques e as microfranquias são os que apresentam maior destaque, com um custo mais baixo de investimento e manutenção, ideal para quem foi demitido e quer investir o FGTS num novo trabalho ou os que não querem arriscar, começando mais devagar num negócio mais seguro e acessível. 

Outro ponto positivo desses formatos é o tempo de retorno do investimento. O segmento da alimentação, cosméticos, estética e assessórios de moda são os mais populares e pelo pequeno espaço que ocupam podem se estabelecer em locais de grande circulação de pessoas. Já as minifranquias são inovações do franchising, com um valor de investimento bem mais barato e de fácil adaptação ao local. Hoje são mais de 600 marcas de minifranquias dos mais diferentes segmentos. 

Os segmentos de saúde, educação, inovação e alimentação saudável são os maiores destaques atualmente e aposta certa dos especialistas pela sua possibilidade de expansão e procura. Elas se destacam pela própria mudança de interesse do consumidor, que vem buscando seu bem-estar e uma alimentação mais saudável, mesmo que rápida. 

Já as plataformas online e o e-commerce permanecem como tendências para o futuro próximo, com amplas perspectivas de sucesso. As franquias de lojas virtuais identificaram uma necessidade no mercado de se estabelecer nas redes, sem o amadorismo de quem desconhece as ferramentas e seu público-alvo. Elas podem também ser eficazes na manutenção de clientes, beneficiando-os com vantagens exclusivas. 

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