Blog Escolha o destino do seu conteúdo: oito dicas para ampliar o seu alcance

Escolha o destino do seu conteúdo: oito dicas para ampliar o seu alcance

Escolha o destino do seu conteúdo: oito dicas para ampliar o seu alcance

Para Philip Kotler, um dos maiores estudiosos de marketing, o marketing de conteúdo se coloca, hoje, como uma das principais estratégias de marketing digital, o qual, de acordo com ele, é capaz de fazer com que uma empresa alcance mais leads e oportunidades de negócios, bem como o aumento das vendas. 

A título de informação, segundo uma recente pesquisa, o marketing de conteúdo é capaz de aumentar o tráfego orgânico de um site 7,8 vezes, ou seja, se o seu site recebe 5.000 visitas em um dado tempo, poderá aumentar esse número em 5.000 X 7,8. 

Para quem ainda não tem muita intimidade com o marketing de conteúdo, trata-se de uma estratégia em que a matéria-prima principal de trabalho da equipe de marketing é o conteúdo, ou melhor, a produção dele, que pode assumir formatos diversos, a exemplo de texto, vídeo e imagem. 

Mas, não é somente produzir, é fundamental planejar essa ação e adotar técnicas de SEO e de ampliação do conteúdo. Aqui, listamos oito dicas que podem lhe ajudar em relação a essa última questão. Confira! 

1. Adote técnicas de SEO

Hoje, adotar técnicas de SEO, ou Otimização para Motores de Busca, se tornou essencial para a marca que deseja ampliar o alcance do seu conteúdo e, consequentemente, o aumento do tráfego orgânico do seu site ou ambiente digital. 

No que consistem as técnicas de SEO? Em poucas palavras, podemos dizer que se trata, entre outras coisas, da aplicação de palavras-chave que tenham relação com os produtos ou serviços que comercializa, bem como com a sua marca, no conteúdo que produzir. 

Além disso, também precisam ter relação com as palavras que são geralmente utilizadas pelos consumidores ou potenciais clientes para procurar no Google o serviço, produto ou informação que precisa para resolver a sua dúvida. 

As palavras-chave, desde que selecionadas de forma estratégica, podem ampliar o alcance do seu conteúdo, uma vez que ele poderá passar a figurar entre os primeiros resultados de pesquisa nos mecanismos de buscas. 

2. Faça um blog

Tornou-se comum a maioria das empresas contar com um blog vinculado ao seu site. O blog serve não apenas para produzir os interesses comerciais da marca, mas também para educar os seus clientes e alcançar outros, a partir do fornecimento de conteúdos de qualidade, relevantes e úteis. 

Tendo um blog, você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente e ampliar o alcance do seu conteúdo, a partir da troca de backlinks, por exemplo. 

3. Esteja presente nas redes sociais

Criar perfis nas mídias sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, também pode contribuir para ampliar o alcance do seu conteúdo. Como? É possível criar um conteúdo e publicar no blog e, ao mesmo tempo, criar uma chamada para ação que direcione o seu potencial consumidor e cliente para a leitura do artigo que foi publicado. 

As redes sociais, nesse caso, servem como ferramentas que são capazes de projetar o seu conteúdo e de atrair leitores para o seu blog, o que contribui diretamente para o aumento do tráfego orgânico e das oportunidades de negócios. 

4. Adote hashtag em seu conteúdo

As hashtags são vistas hoje como uma espécie de hiperlink que reúne, em um só local, as diversas publicações que têm relação com um assunto em específico. Por exemplo: marketing de conteúdo. Ao se colocar a cerquilha (#) antes da palavra marketing de conteúdo (#marketingdeconteudo), é possível juntá-la a uma série de outras publicações que têm relação com esse tema. 

É uma maneira estratégica de ampliar o alcance de sua publicação ou conteúdo. Mas veja bem: somente os perfis no modo público podem obter amplo alcance das hashtags que fizerem uso. É uma política de uso das redes sociais, como Facebook e Instagram. 

Assim sendo, antes de adotar essa estratégia, verifique se o perfil de sua empresa não se encontra no modo privado. 

5. Insira backlinks em seu conteúdo

Fazer uso de backlinks, tanto internos como externos, pode aumentar a autoridade do seu conteúdo, de modo a fazer com que a taxa de encontrabilidade do seu conteúdo seja maior. Como? 

O Google, um dos principais mecanismos de buscas do mundo e o mais utilizado no Brasil, valoriza conteúdos completos, que contenham links dentro do conteúdo de recomendação complementar de leitura para o leitor, melhorando a sua ranqueabilidade. 

Os links podem ser internos e externos. Internos, quando os links direcionam para conteúdos que já foram publicados no site ou blog da empresa, com o mesmo domínio. Externos, por sua vez, quando os links representam estudos, pesquisas etc. 

6. Cria boas Chamadas para Ação ou CTA

Outra dica para ampliar o alcance do seu conteúdo é criar boas Chamadas para Ação, que estimulem o leitor a tomar uma decisão que faça com que o seu conteúdo seja compartilhado em suas redes sociais, por exemplo. 

Todavia, o conteúdo precisa ser realmente atrativo, inovador e capaz de fazer com que o leitor se sinta motivado a compartilhá-lo em suas redes sociais. 

Um exemplo de chamada nesse sentido é: “Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais. Contamos com você!” 

7. Invista em conteúdos de qualidade, completos e úteis

Como dissemos, não basta apenas produzir o conteúdo e adotar técnicas de SEO para que seja ranqueável pelo robôs do Google. É essencial que o seu conteúdo seja de qualidade, completo e útil. 

Hoje, como sabemos, vivemos na era da informação, o que significa dizer que é possível encontrar dezenas de milhares de sites ou blog que fornecem o mesmo tipo de conteúdo que a sua empresa ou algo relacionado. 

Por exemplo, ao colocar a palavra-chave “comunicação pública no brasil”, o Google fornece mais de 240 milhões de resultados. Daí é possível tirar o quanto pode ser difícil destacar o seu conteúdo. 

Por isso, produzir conteúdo de qualidade, completo, útil e inovador tornou-se fundamental para que o seu alcance seja ampliado, sendo facilmente compartilhado pela sua rede de clientes e potenciais clientes. 

8. Invista em newsjacking

Trata-se de uma técnica que aproveita o assunto do momento para promover um conteúdo, marca, serviço ou produto. É a arte de injetar o seu conteúdo em notícias de última hora e, assim, fazer com que seja notado pela grande mídia e sociedade, em geral.

Com o newsjacking, a sua marca pega carona nos assuntos mais discutidos no momento e, com isso, aumenta as suas chances de obter mais clientes e de fazer mais vendas. 

Agora que conhece estas dicas, o que está esperando para começar a produzir o seu conteúdo e dar a ele o alcance que deseja? 

Caso deseje obter conteúdos de qualidade e relevantes, entre em contato conosco. Contamos com uma equipe técnica especializada que pode lhe ajudar a selecionar o melhor plano de produção de conteúdo, com base nos seus interesses!

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