Blog Estratégias simples para gerar negócios online

Estratégias simples para gerar negócios online

Estratégias simples para gerar negócios online

Se você possui uma empresa, possui um objetivo. E se seu objetivo não for a caridade, provavelmente é ganhar dinheiro, certo? Para isso, é necessário adaptação, algo imprescindível para sobreviver em qualquer contexto econômico. Atualmente, as técnicas que buscam solidez em marketing estão sendo direcionadas ao digital. Por isso, neste artigo, vamos demonstrar estratégias simples para gerar negócios on-line.


Por que focar no on-line?

Os benefícios de levar seu negócio para a internet são inúmeros. Além do acesso a mais consumidores em potencial, o on-line também pode ser uma alternativa muito mais econômica. E você ainda tem a capacidade de expandir seu serviço mais rapidamente.


Muitos negócios têm dificuldade com o digital porque seus gestores passaram a maior parte do tempo focados no dia a dia da empresa. Afinal, a busca por consumidores por meio de uma comunicação face a face ocupa quase toda a história de uma organização. 


A boa notícia é que existem vários recursos disponíveis para colocar seu negócio na direção do digital. Os métodos mais comuns são investimento em publicidade paga e marketing de conteúdo. Contudo, vamos um pouco além, e entender como utilizar técnicas incomuns, o que  vai agregar mais ao seu business.


Então, dê uma olhada em 7 estratégias simples para gerar negócios on-line e expandir seu lucro: 


1. Crie press release on-line

Press releases são comunicados para a imprensa. Você pode adaptá-los para um formato digital, enviando periodicamente para blogueiros e veículos que publicam conteúdo sobre seu negócio. A estratégia é entrar em veículos de mídia e aparecer para centenas, senão milhares de pessoas. E isso sem custo algum, diferentemente de um anúncio pago nestes veículos.


Quando você utiliza press release on-line, está levando suas informações para veículos digitais com grande público. Dessa forma, jornais, blogs ou outros sites de mídia podem criar artigos detalhados sobre sua empresa ou seus produtos e serviços. Assim, você não precisa se esforçar tanto para se conectar e também criar conteúdo altamente eficiente.


Embora não seja fácil entrar sempre em veículos de mídia (às vezes, compensa pagar por publieditoriais), vale a pena o esforço. Pense sempre em termos de relações públicas, ou seja, como melhorar constantemente a imagem diante das pessoas. Dessa forma, você vai entender e perceber a importância de estar perto dos profissionais de imprensa.


2. Listagens em sites e diretórios

Adicionar seu serviço às listagens de sites e diretórios é uma forma de melhorar a presença on-line, ainda que não pareça. O custo é praticamente zero, e você estará exposto a milhares de usuários, além de fazer seu nome diante do Google. Vamos tentar explicar da maneira mais detalhada e resumida possível.


Você vai encontrar na internet diversos sites relacionados ao seu negócio. Entre eles fóruns, diretórios (uma forma de “depósito” de links) ou comunidades on-line. Seu trabalho é, basicamente, criar cadastros e colocar seu site neles. Se você puder interagir com as pessoas que estão lá, melhor ainda.


A partir de então, seu negócio estará exposto e bem visto para centenas de usuários mensais que entrarem nesses sites e plataformas. E quanto mais links você espalhar pela rede, mais os algoritmos do Google vão identificar seu site como influente. Dessa forma, você passa a aparecer nas páginas de pesquisa quando os usuários procurarem termos relacionados ao seu negócio.


3. Passe a utilizar o LinkedIn

O LinkedIn é a principal referência para realizar networking on-line. Trata-se de um poderoso dispositivo de marketing na internet que oferece a oportunidade de entrarmos em contato com consumidores, fornecedores, parceiros e futuros colaboradores.


Por meio da rede, vários clientes em potencial aprendem mais sobre você e também sobre o que você faz. Ao otimizar seu perfil, e melhorar seu posicionamento no LinkedIn, você mostra para o mercado que é uma empresa que merece atenção. Isso tem até um nome entre usuários da rede: social selling (venda social).


A rede ajuda especialistas do mundo todo a se conectarem e expandirem seus negócios. Além de ser uma excelente fonte de suporte e informações, o LinkedIn também conta com possibilidades de incrementar seu marketing. Por isso, merece muita atenção.


4. Programas de associados e afiliados

O potencial que programas de afiliados proporciona a uma empresa é imenso, e poucas pessoas sabem disso. Com eles, usuários que acreditam em seu negócio podem compartilhar seus produtos e serviços e expandir seu lucro, obtendo em troca uma comissão.


É evidente que programas de associados não vão funcionar perfeitamente para todos os serviços. No entanto, se você passar a fazer uso deles, com certeza verá rapidamente seus esforços de marketing melhorarem.


5. Contrate um Consultor ou um Coach

Se você não for um profissional de marketing, e não sabe por onde começar, pergunte para alguém que entenda. Hoje é relativamente fácil encontrar um bom consultor de marketing on-line, e eles vão realizar um exame em seu negócio para descobrir o que você deve mudar para ter sucesso.


Além disso, existem bons coachs que oferecem treinamento em marketing. Essa solução é bastante viável para proprietários de pequenas empresas que precisam se concentrar em outras partes do negócio.


6. Integre o planejamento como hábito

As iniciativas de marketing na internet precisam ser planejadas assim como as do marketing off-line. Não basta publicar algo sobre seu negócio e esperar a magia acontecer. É preciso desenvolver um planejamento estratégico, levando em consideração os objetivos e os recursos disponíveis.


A vantagem do marketing on-line é seu alcance incrível. Sua comunicação vai chegar a centenas e, provavelmente, a milhares de pessoas. Elas nunca iriam ouvir falar das suas soluções sem a internet. E o melhor de tudo é que o digital fornece dados mensuráveis para você melhorar sua estratégia.


Com isso, você direciona a comunicação para a segmentação. Quanto mais definido é seu público-alvo, mais bem direcionada sua comunicação será, e mais bem-sucedido seu projeto de marketing será. Por isso, o planejamento é uma etapa cotidiana do seu processo de trabalho.


7. Terceirização

A terceirização não é uma estratégia nova, é verdade, mas muitas empresas se esquecem dela quando o assunto é o digital. Falamos já em contratar consultores para lhe auxiliar na direção do negócio. Mas pense também em terceirizar as tarefas operacionais do digital para empresas do setor. Nisso são incluídas tarefas de promoção em Google Ads e Face Ads, otimização para motores de busca (SEO) e criação de conteúdo, por exemplo.


Ao terceirizar, sua equipe pode se concentra nas tarefas principais do negócio. Além disso, você pode promover o desenvolvimento da empresa com as despesas reduzidas e mantendo o controle funcional da organização. 


Oferecemos diversos serviços para criação de conteúdo e promoção do seu negócio on-line. Convidamos para conhecer mais sobre nossos pacotes e fazer um orçamento on-line, adaptado à sua empresa.

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