Facebook Ads: a importância do seu anúncio

Desde o início desta década, o Facebook vem anunciando um processo gradativo de diminuição do alcance orgânico de suas páginas. O motivo é diminuir a quantidade de publicações no feed de notícias, priorizando os assuntos que mais interessam seu usuário. Os profissionais de marketing e as empresas ficaram apreensivos com essa questão, temendo perder espaço na rede para suas campanhas. 

De fato, esse tipo de ação restringiu a propagação de conteúdo nas páginas do Facebook, abrindo espaço para uma renovação das estratégias e um foco maior nos anúncios pagos, por meio do Facebook Ads. A ferramenta aumenta muito a relevância da marca, proporcionando um engajamento bastante segmentado aos seus conteúdos. 


Por que investir no Facebook Ads?

A atualização dos algoritmos do Facebook vem estimulando ainda mais os princípios básicos de um planejamento para redes sociais: segmentação e engajamento. O diferencial é que aumentou muito mais o nível de exigência nas publicações, elevando a relevância do conteúdo e a visão técnica de sua projeção. 

Não é novo esse realinhamento do Facebook, que alegou excesso de publicações abarrotando os feeds de notícias, desestimulando o usuário a focar no que mais lhe interessa. Após a inclusão de vários filtros que facilitam as escolhas tanto dos membros do site quanto das marcas, o Facebook Ads ganhou muito mais atenção e destaque. 

O protagonismo atual do engajamento impulsiona a criação definitiva de uma persona, ação que nem todas as páginas realizam. É preciso estabelecer um perfil com as principais características desse possível futuro cliente, para que, por meio desse personagem, seja possível identificar o público-alvo que está presente na rede e o tipo de publicação que ele deseja consumir, 

Com a criação de uma persona, as publicações raramente terão uma direção explicitamente comercial e podem ser segmentadas, ainda mais, para um perfil mais específico dessa persona. Com a necessidade de investir no Facebook Ads, essa segmentação vai ajudar a impulsionar os anúncios. 

Para quem tem uma página pessoal no Facebook, é possível observar a ação dos anúncios segmentados. Os que aparecem no seu feed de notícias sempre têm a ver com seus interesses, hábitos e escolhas. Eles surgem por meio da forma como é feita a navegação na web e do perfil descrito na rede social e nas buscas. 

As ações de anúncios pagos vêm oferecendo relevância à marca e valorizando mais os conteúdos. Eles também ajudam a direcionar o público a blogs e sites, ampliando o número de seguidores e suas conexões, que podem levar às conversões. A principal motivação da criação de anúncios não é a venda do produto ou serviço em si, mas atrair seguidores, que podem se transformar em clientes potenciais. 

O Facebook Ads é uma ferramenta ampla e com utilização intuitiva, o que facilita bastante sua utilização. Ele oferece planos personalizados e com configurações pré-preparadas, nos quais podem ser vinculados anúncios com textos, imagens, vídeos, eventos, produtos e páginas, para um público bastante segmentado.

A rede mais popular do mundo quer muito valorizar seus anunciantes e quanto melhor for a sua experiência no ambiente do Facebook Ads, mais investimentos serão feitos no local. E, de fato, tudo é pensado para que haja retorno de conversões e vendas, além da chance de oferecer reconhecimento à marca diante de seu público e da concorrência. Anúncios bem realizados e publicados nos locais e horários certos ajudam a melhorar a percepção do público-alvo com a marca, intensificando o engajamento. 

A segmentação é a grande vantagem dessa ferramenta, mesmo sendo também um dos pontos favoráveis de postagens orgânicas do Facebook. Durante a preparação do anúncio e sua inclusão, há vários filtros criados para aumentar o máximo possível as pessoas às quais se deseja chegar. Esses anúncios podem ser direcionados por idade, gênero, localização, hobbies e prioridades, que podem surpreender com a sua dimensão. 

Com a dimensão de alcance da rede, é fácil encontrar nela qualquer tipo de público e localidade. E a dinâmica consegue se adequar a todos os segmentos de atuação da empresa, assim como ao seu porte e valor de investimento. 

Usado tanto por técnicos quanto por leigos, o Facebook Ads oferece modelos de anúncios criados para realizar uma melhor interação entre os usuários e a marca. São objetivos, atraentes, dinâmicos e uma boa opção para quem não trabalha com design e tem restritos conhecimentos sobre HTML. 

Outra ótima vantagem do Facebook Ads são as métricas oferecidas. É possível acompanhar todos os caminhos realizados pelo anúncio, com seu grau de crescimento ou estagnação. Dessa forma, é possível identificar os reais resultados da campanha, realizar possíveis ajustes técnicos e incluí-lo no ROI (Retorno Sobre Investimento). 

A ferramenta é eficaz para medir o custo de cada anúncio dentro de toda a campanha, em uma avaliação sobre o investimento realizado na produção e na adequação dos conteúdos ao seu público, a partir de sua taxa de conversão. Isso significa que ele apresenta, de forma clara e objetiva, detalhes como quantas pessoas viram o anúncio e se transformaram em seguidores, com informações sobre sua qualidade em resposta. 

Manter a página em destaque também pode trazer um bom retorno em termos de visitantes. E, se estiverem alinhados e forem relevantes, os conteúdos publicados podem criar seguidores. Os anúncios do Facebook Ads também podem ser direcionados a campanhas locais, como bairros, cidades, comunidades, etc. Esse mecanismo é interessante para realizar promoções e eventos. 

Fazer com que todas as publicações da página se transformem em anúncios pode tornar a campanha cara e não necessariamente eficaz. O mais vantajoso é, dentro de um planejamento do marketing de conteúdo, criar ações visando ao público orgânico e outras pontuais para os anúncios. 

Não é fácil definir o custo de um investimento no Facebook Ads. Afinal, ele é ajustado de acordo com seu interesse e a disponibilidade financeira para investimento. Como é segmentado em público, localização e tempo de exposição, pode ser bastante vantajoso financeiramente ou requerer um alto investimento. 

O Facebook Ads oferece a opção de estimar o investimento logo na montagem do anúncio. A cobrança mais comum é feita por custo por cliques, chamada de CPC, em que todas as vezes que um usuário clica no anúncio, cria-se um valor a ser pago, determinado antes, na montagem do anúncio. 

Para entender melhor como é feita a cobrança, durante o anúncio são definidos um valor para cada clique e um limite máximo a ser atingido. O anúncio é exibido até atingir esse valor, que dependerá do público segmentado. Há ainda outros tipos de cobrança, como o custo por ação e o custo por impressões, também chamado de custo por mil cliques. 

Quando é definida a segmentação do público a ser alcançado, ele indica uma projeção de valor diário. Se a segmentação for mais abrangente, os valores tendem a baixar ainda mais e a dica é optar por curtos períodos de custo mais baixo, para identificar o potencial dos anúncios. 

O Facebook Ads é uma ferramenta moderna de elaboração de anúncios pagos na rede social. Com amplas vantagens para quem deseja levar a marca até seu público-alvo, seu objetivo é conseguir mais seguidores e engajamentos para a formação de novos leads. Mas, lembre-se que o conteúdo também é de extrema importância para o marketing da sua empresa. Então, entre em contato com a RedaWeb, agência especializada em marketing de conteúdo, e encontre o plano ideal para o seu negócio. Fale conosco pelo site ou ligue para 0800 750 5564.