Facebook e Instagram: conheça as características das redes sociais que podem ajudar a sua empresa

As redes sociais se tornaram a fronteira final da conexão entre o público e empresa. Elas são as relações sociais entre as pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos interesses e estão em busca de saciar alguma vontade.

As empresas no mundo atual precisam estar nas redes sociais e criar uma relação duradoura com o seu público através deste canal. A criação das mídias sociais marca a importância do ambiente online e da influência dele nas nossas vidas.

Em números, o mundo conta com mais de 3,8 bilhões de pessoas conectadas na internet, desse total, 3 bilhões de usuários estão ativos nas redes sociais, e esse número tende a crescer todos os dias.

Mas, você deve se perguntar, em meio a uma vastidão de canais, como as redes sociais podem ajudar a sua empresa e qual das mídias é a mais indicada para o seu negócio?

Apesar de existir um perfil de consumidor para cada rede social, as mais utilizadas e que caíram nas graças das empresas foram o Facebook e o Instagram. Através dessas redes sociais o público ideal de cada empresa está em busca de interação com a marca.

E não apenas de interação, o público também busca saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Quer saber também quem indica, quem não recomenda e quais os benefícios de realizar aquela compra.

As redes sociais exercem um tipo de estratégia conhecida como marketing de influência, ou seja, além de estar presente nesses meios de comunicação, as empresas tendem a validar os seus produtos e serviços através de parcerias com influenciadores que dividem os mesmos valores que a marca e que o público ideal da empresa.

O marketing de influência é uma das estratégias mais utilizadas, tanto dentro do Facebook como do Instagram. Na verdade, no Instagram foi onde essa estratégia ganhou mais potencial. 

O método é desenvolvido através de produtores de conteúdos, os famosos influencers ou blogueiros, que possuem uma base de fãs engajados e com alto potencial de compra. Além de ser uma ótima maneira de divulgar um produto ou serviço, essa ação nas redes sociais também é uma forma de criar um relacionamento mais próximo entre a marca e o público.

Mas, antes de saber mais sobre as principais estratégias que podem ser desenvolvidas dentro das redes sociais, é preciso conhecer um pouco mais as mídias que podem ajudar a sua empresa.

Sendo as mais conhecidas e as mais utilizadas, o Facebook e o Instagram pertencem à mesma empresa, mas possuem diferenciais que merecem ser mencionados.

Conheça as características de cada uma:

Facebook 

A rede social de Mark Zuckerberg é uma das mais conhecidas ao redor do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários. Só no Brasil, o Facebook reúne mais de 100 milhões de contas, sendo o terceiro país com maior presença na mídia.

Com um público desses, a pergunta é: por que não investir no Facebook?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Social Media Trends, 97% das empresas brasileiras usam a rede social em sua estratégia. Se você não é uma delas, está perdendo tempo.

O Facebook permite criar três tipos de engajamentos diferentes com o público: as páginas de empresas, os grupos e os anúncios. Através dessas funcionalidades as marcas podem alcançar o seu público e interagir com os seus seguidores na rede social.

Mas fique de olho! O Facebook trabalha através de algoritmos, que para a tristeza das marcas e empresas, não valorizam conteúdos empresariais e sim o engajamento entre amigos.

Mas, isso não deve ser um fator negativo. Mesmo com essa “barreira”, a rede social permite a publicação de qualquer tipo de conteúdo e é possível trabalhar diferentes tipos de linguagens, uma vez que a página pode se adaptar ao tom do seu negócio.

Outro diferencial oferecido pelo Facebook é a sua ferramenta de impulsionamento: o Facebook Ads. A ferramenta é uma das mais completas do meio e oferece muitas configurações que possibilitam montar um anúncio que atinja o público perfeito, com altos índices de engajamento e conversão.

Instagram

Com início em 2010, o Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, que também pertence ao grupo do Facebook.

A rede social conta com mais de 700 milhões de usuários ao redor do mundo e cerca de 400 milhões de internautas no Brasil. A mídia é conhecida por ser o “rei do engajamento” e oferece diversas funcionalidades para incentivar o público a interagir com a marca. Se o objetivo da sua empresa é interagir mais com o público, o Instagram pode ser a melhor escolha.

Através desta rede social, é possível criar diferentes tipos de conteúdo, o que a torna ainda mais versátil. Cada uma das suas funcionalidades oferecem um benefício diferente para a marca, que pode usar de todas elas para conquistar os seguidores de forma orgânica.

O Instagram também trabalha através de algoritmos, valorizando algumas publicações em comparação de outras, mas fique calmo, a rede social também trabalha sobre o pretexto de que quanto mais a sua empresa utiliza das suas funcionalidades para criar conteúdo, mais valorizada a sua marca será.

Além disso, o Instagram também valoriza algumas outras práticas, como:

  1. Engajamento - Por ser conhecida como a “rainha do engajamento nas redes sociais”, nada mais sensato do que essa ser uma das práticas mais bem aceitas dentro do Instagram. Sendo assim, quanto mais estiver ativo, interagindo com os seguidores, mais chances do seu perfil crescer e conquistar novos fãs.
  2. #Hashtags - Através das famosas hashtags, os usuários encontram as publicações que são relevantes para eles. A recomendação é não extravasar no número de hashtags utilizadas e aplicar apenas aquelas que são relevantes para a sua marca.
  3. Localização - O Instagram assimila a localização da cidade ou lugar, não mostrando a publicação apenas para seguidores, mas para todos que interagem com aquela localização.
  4. Fotos de qualidade - O Instagram é uma rede social totalmente visual, por isso, não economize na hora de investir no seu conteúdo. Quanto melhor, mais chances de atrair o seu público, gerar engajamento e conquistar novos clientes.

Além dessas práticas, o Instagram também valoriza algumas outras técnicas, mas gosta também de gerar engajamento através do Instagram Ads, que funciona basicamente como o do Facebook

Uma vez aplicando esses métodos, o Instagram pode se tornar uma grande ferramenta de atração de clientes e seguidores.

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