Fanpage da empresa: entenda como as mudanças do Facebook podem te afetar

O algoritmo do Facebook geralmente parece um mistério, não é? Quando você acha que os entendeu, eles mudam de novo. Como resultado, as empresas estão preocupadas com sua presença na plataforma.

Mesmo que você não tenha sido impactado pelas mudanças recentes no algoritmo, provavelmente já ouviu histórias do horror de empresas que observaram o alcance orgânico de suas fanpages caírem.

Mas as alterações no algoritmo do Facebook não significam, necessariamente, problemas para as empresas. Vamos tentar esclarecer como essas mudanças afetam sua empresa e como lidar com elas.

<h2> O Facebook ainda é a plataforma número um para profissionais de marketing e consumidores</h2>

Estatísticas recentes do Facebook também mostram que a plataforma produz um dos melhores ROIs para profissionais de marketing quando se trata de anúncios em redes sociais. Como seus clientes já estão no Facebook, há todos os motivos para você estar lá também.

Sobreviver ao novo algoritmo do Facebook significa fazer algumas alterações na sua estratégia de conteúdo para aumentar seu alcance orgânico.

Como o algoritmo do Facebook funciona atualmente?

O algoritmo do Facebook controla a ordem e a apresentação de postagens, para que os usuários vejam o que é mais relevante para eles. Ao invés de publicar conteúdo cronologicamente, as postagens e os anúncios são apresentados com base no que o Facebook vê como relevante para o usuário.

A mudança mais significativa e abrangente ocorreu no início de 2018, quando a atualização foi projetada para centralizar o conteúdo em torno dos amigos e familiares de indivíduos, em vez de priorizar o spam das empresas. Isso colocou empresas e marcas em risco, pois tiveram que adaptar totalmente suas estratégias de marketing.

Depois, a nova atualização aconteceu em março de 2019. Agora, o Facebook fornece um contexto do motivo pelo qual os usuários veem determinadas postagens e anúncios orgânicos. Isso sinaliza ainda mais a necessidade de as empresas aprimorarem sua segmentação por público-alvo e incentivar as interações dos seguidores.

Tornar os feeds mais pessoais

A personalização e o conteúdo relevante continuam sendo a principal prioridade do algoritmo do Facebook. Em maio de 2019, o Facebook anunciou o uso generalizado de pesquisas para obter feedback dos usuários e garantir que eles estavam vendo conteúdo relevante.

O ponto principal desses esforços é que “curtidas”, comentários e qualquer outra forma de engajamento são moedas valiosas para as marcas que desejam ser vistas como relevantes para seus seguidores.

Agora que você já sabe o que mudou e como funcionam os novos algoritmos do Facebook, vamos aprender algumas estratégias para se adaptar a eles e superá-los:

Como parte do objetivo do novo algoritmo é gerar interações mais autênticas, espera-se que as empresas promovam conteúdo de qualidade que gere interações e compartilhamentos reais.

Como você faz isso acontecer? Confira abaixo. 

1. Planeje suas postagens no Facebook com perfeição

O algoritmo do Facebook prioriza as postagens que recebem engajamento, e é por isso que o tempo das postagens é tão importante.Para maximizar o engajamento, as marcas devem se esforçar para manter um calendário de conteúdo que aproveite os melhores horários para postar nas mídias sociais.

Uma boa ideia é investir em plataformas que permitam que você agende suas postagens com base em quando elas têm mais chances de obter o maior engajamento. Isso resulta em menos adivinhação, além de incentivar essas interações tão importantes.

2. Faça vídeos! 

Você já ouviu isso um milhão de vezes e repetiremos: é hora de os profissionais de marketing entrarem na onda do vídeo. O próprio Facebook observou que o conteúdo de vídeo gera maior envolvimento e interações dos usuários em comparação com qualquer outro tipo de conteúdo na plataforma. Enquanto isso, uma recente atualização do ranking de vídeos mostra ainda mais a importância do vídeo no Facebook.

Lembre-se: você não precisa criar conteúdo comercial de grande orçamento. Existem diversos aplicativos que fornecem efeitos, filtros, transições e cortes de vídeos de forma bem simples.

Com tantas opções disponíveis e o Facebook procurando explicitamente mais conteúdo visual, a criação de mais vídeos é fácil.

3. Incentive os funcionários a promover seu conteúdo 

A chave para superar o algoritmo do Facebook está bem na sua frente desde o dia em que você começou a comercializar na plataforma. No entanto, muitas marcas ignoram isso: seus funcionários.

O engajamento dos funcionários nunca foi tão relevante quanto é hoje. Como o Facebook está priorizando o conteúdo de amigos e familiares em detrimento das empresas, este é o momento perfeito para iniciar seu programa de engajamentos com funcionários ou aumentá-lo, se você já tiver um.

O alcance da sua página do Facebook já é um pouco limitado pelo número de seguidores que você possui. E quando você aderir a essas novas alterações no algoritmo, o número de pessoas que vêem seu conteúdo será reduzido ainda mais.

Incentivar sua equipe a compartilhar seu conteúdo com suas redes no Facebook amplifica instantaneamente seu alcance. Não apenas isso, mas como as postagens são de amigos e familiares, e não da sua marca, as pessoas terão mais chances de lê-las.

O desafio é conseguir que os funcionários compartilhem seu conteúdo. Muitas vezes, basta enviar um e-mail solicitando às pessoas que compartilhem um artigo da sua empresa. Isso exige muito tempo e esforço para ir ao Facebook, digitar uma mensagem e compartilhá-la. Além disso, alguns funcionários simplesmente se esquecem de compartilhar e nunca mais verificam o e-mail.

Invista em promoção paga no Facebook

Embora as marcas devam se concentrar em melhorar seu alcance orgânico, não há como negar o poder dos anúncios no Facebook.

Os dados mostram que os anúncios na plataforma produzem um ROI extremamente positivo com 93% dos profissionais de marketing já integrados. Além disso, também oferecem liberdade aos profissionais de marketing, como em qualquer outra plataforma de anúncios.

Associar seus esforços orgânicos aos anúncios do Facebook pode oferecer o melhor dos dois mundos. 

Como você se sente sobre o novo algoritmo? Ainda inseguro em relação ao alcance da sua empresa? Goste ou não, o algoritmo em constante mudança do Facebook exige que as marcas repensem suas estratégias de conteúdo. Isso soa ainda mais verdadeiro agora e provavelmente continuará assim. Adaptar-se a esse tipo de mudança é a natureza do marketing social como um todo.

E os profissionais de marketing que seguem as melhores práticas do Facebook têm mais chances de serem recompensados com o alcance.

Mas fique calmo: você não precisa aprender tudo isso da noite para o dia e nem fazer sozinho! Uma alternativa para se manter seguro dentro das mudanças de algoritmo é contratar uma agência de conteúdo que possa te ajudar no planejamento dos posts para explorar o melhor da sua empresa. 

Ficou interessado? Então, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou ligue 0800 750 5564 para conhecer nossos planos de conteúdo!