Forma e conteúdo: a importância do tamanho das publicações

A presença digital é algo cada vez mais importante para as empresas, pois é por meio da internet que podem conseguir um grande alcance de seu público-alvo de forma rápida e muito mais barata em relação a outros tipos de publicidade. Dessa forma, o marketing digital é uma ferramenta que merece atenção especial de qualquer empresa e profissionais, pois não basta apenas estar na internet, é preciso saber como utilizar a rede a seu favor.

Um dos maiores desafios para as empresas e profissionais que trabalham na internet é tornar o seu conteúdo o mais atrativo possível para o seu público-alvo, pois se ele não for completamente consumido, seu alcance diminuirá gradativamente, sua geração de leads será muito menor e, consequentemente, os lucros gerados pela presença digital não chegarão nem perto do esperado inicialmente.

Embora haja muito trabalho e preocupação com uma série de detalhes que tornam seu conteúdo mais atrativo, uma das coisas mais importantes para que isso aconteça é, em geral, deixada de lado: o tamanho de suas publicações.

A importância do tamanho de suas publicações é muito grande, pois é um dos primeiros fatores que levam as pessoas a se interessarem em ler tudo ou deixar de lado o seu conteúdo. Dessa maneira, é preciso saber como trabalhar com o tamanho ideal para as suas postagens, de modo que prendam a atenção do seu público-alvo para que leiam tudo e consumam as informações completamente, o que as leva a se tornarem seus leads e ampliam as chances de sucesso do seu trabalho na internet.

É importante ressaltar, também, que o tamanho de suas postagens deve se adequar ao seu público-alvo e à plataforma na qual serão feitas. Um texto muito grande no Facebook, por exemplo, não vai prender a atenção de seus seguidores. Da mesma forma, uma postagem muito pequena em um blog vai gerar dúvidas a respeito de sua credibilidade, pois deixa a impressão de que há poucas informações em seu conteúdo.

Isso aumenta a importância de ter um trabalho voltado exclusivamente para o marketing digital, a fim de possuir um melhor conhecimento do público-alvo, que pode ser feito por meio da criação de personas e de como chegam até seu conteúdo. Dessa maneira, é possível adaptar o conteúdo para a plataformas que renda mais resultados para você. 


O tamanho ideal para suas postagens em diferentes plataformas

Como o tamanho ideal de uma publicação pode ser variável de acordo com a plataforma na qual será postado, é importante conhecer a média geral de tamanhos mais atrativos para cada uma das principais plataformas, para evitar erros que possam comprometer toda a sua estratégia.

Confira a seguir os tamanhos ideais para suas publicações em algumas das principais plataformas em que sua empresa e seu trabalho devem ser divulgados de modo que tenham um bom alcance e lhe proporcionem melhores resultados.


1 – Sites e blogs

Ter um site ou um blog é essencial para que a sua presença digital seja muito mais efetiva, pois é um canal oficial de contato para com o seu público-alvo. Isso ajuda a aumentar a credibilidade de seu trabalho, uma vez que está apresentando uma referência própria na internet, sem uma limitação às redes sociais, por exemplo.

As postagens em seu site ou blog são muito importantes, pois vão carregar consigo a responsabilidade de informações oficiais a respeito de seus produtos, serviços e o trabalho realizado de forma geral. Assim, é importante que sejam ricas em conteúdo, com informações importantes para os seus clientes e sem nenhum tipo de enrolação.

Portanto, a maioria das suas postagens deve ter um tamanho entre 350 e 500 palavras, uma quantidade que possibilita uma boa transmissão de informações sem que se torne repetitivo. É possível ter algumas postagens maiores, mas apenas em casos especiais, pois textos muito mais longos levam o leitor a se perder durante a leitura e atrapalham o consumo desse conteúdo.


2 – Facebook 

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo, o que torna a sua presença nesta plataforma praticamente obrigatória para se obter sucesso na internet. 

Isso torna o cuidado com o tamanho de suas postagens ainda mais importante, pois é fundamental atingir a esse público de forma eficaz, mas com a adequação ao que as pessoas esperam ver na sua rede social. De uma maneira geral, o Facebook possui muito conteúdo em sua página inicial para que os usuários vejam tudo em um mesmo local, o que leva a uma necessidade de que sua postagem seja direta, curta e clara, mas sem perder qualidade.

Para atingir melhores resultados com uma postagem no Facebook, o ideal é que ela tenha em torno de 120 a 200 palavras. Ou seja, a transmissão de informações é muito mais rápida, para que os seus seguidores não tenham que parar de usar a plataforma para se concentrar por muito tempo apenas em seu conteúdo; muitas pessoas acabam passando direto por postagens muito grandes. Isso é fato.

Além disso, é importante se lembrar também de que uma postagem no Facebook muito raramente deve ser feita apenas em forma de texto. O uso de imagens ou vídeos é um ótimo recurso para complementar o seu conteúdo.


3 – Instagram

Uma rede social que mais cresceu nos últimos anos, com um número cada vez maior de usuários, o Instagram é outra plataforma muito importante para ter uma boa presença na internet e resultados positivo se tratando de marketing digital.

Por se uma plataforma voltada às imagens, as postagens devem apenas ser complementadas com o texto, que, em geral, deve ter entre 60 e 100 palavras, para que sejam fáceis e rápidas de serem lidas, sem que os usuários levem muito tempo para consumir seu conteúdo.

Para melhorar a transmissão de informações para seu público, complementar suas postagens com infográficos é uma estratégia que pode facilitar ainda mais a aceitação de seu conteúdo pelo público, que passará a ver, nesta plataforma, uma maior adequação de sua página àquilo que desejam ver.

Em qualquer uma destas ou outras plataformas, no entanto, é sempre importante manter o foco em postagens de qualidade, pois não basta atrair o público se não houver conteúdo que o mantenha interessado em sua empresa ou em seu trabalho.

Para garantir que seu conteúdo seja sempre o mais qualificado e tenha o tamanho ideal para qualquer plataforma em que você deseje trabalhar, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos planos de conteúdo disponíveis!