Formas de divulgação para a sua empresa no Facebook

Atualmente, é muito difícil encontrar alguém que não tenha celular ou uma conta nas redes sociais. Todos estão online, conectados à internet com seus amigos e familiares. Todos agora se encontram online. 

Uma das redes sociais mais aderidas pelas pessoas das mais diferentes idades é o Facebook. A rede social nasceu em 2004 e foi criada pelo jovem Mark Zuckerberg, até então um estudante da conceituada faculdade americana Harvard. A sua primeira intenção era conectar apenas os estudantes do campus, mas a ideia se expandiu rapidamente. Em questão de poucos anos, acabou se tornando uma das redes sociais mais acessadas e importantes dos dias atuais. 

No Brasil, também não deixaria de se tornar um sucesso abundante dentro da rede. Em um levantamento de dados feito no ano de 2014, aproximadamente 45% da população brasileira acessava a rede social. Atualmente, segundo dados de 2018, o número de usuários brasileiros ativos chegou a 127 milhões mensais. O número é maior que a rede WhatsApp, também comandada atualmente por Zuckerberg. Em números globais, o Facebook contém cerca de dois bilhões de usuários ativos em cada mês de atividade. 


Importância de um Facebook para a sua empresa

Com um número tão alto de acessos, é fácil entender a necessidade de colocar o comércio físico também com uma conta nas redes sociais. É uma maneira de atingir um público maior e que, às vezes, pode se encontrar fora do alcance das mídias offline, como banners e faixas. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2014, já existiam cerca de dois milhões de pequenas e médias empresas com contas no Facebook. 

Ter um comércio online nas redes sociais é uma forma de anunciar seus produtos e serviços. Impulsionando, dessa forma, os resultados finais e financeiros da sua empresa. Um estudo do próprio Facebook afirmou que seis a cada 10 empresas considera importante ter um espaço comercial online, visando resultados futuros, para alcançar resultados a longo prazo. 

Para isso, a própria plataforma disponibiliza um meio para que os comerciantes tenham um espaço próprio dentro da rede social, para se manter em contato direto com seu público-alvo e outros clientes em potencial. O Facebook permite a criação de páginas comerciais, sendo gratuitas e gerenciadas por um perfil pessoal da rede. Um mesmo perfil pessoal pode ter mais de uma página com diferentes intuitos e opções. 

Para criar uma página comercial dentro do Facebook é necessário apenas incluir alguns dados básicos da sua empresa. Como, por exemplo, o nome do comércio e uma breve descrição, para explicar quais serviços são prestados ou quais produtos são oferecidos. 

Além disso, é preciso escolher uma foto de capa, escolhida para representar a empresa – diferente da sua logo oficial –, pode ser uma foto da loja física, de produtos ou uma nova campanha de marketing. E, por último, no começo da criação da sua página, é importante também adicionar um botão de ação, para direcionar todos os seus visitantes a realizar uma ação dentro da página logo no seu primeiro acesso – pode ser para visitar o site oficial ou então para direcionar ao telefone da loja.

Depois de criada a página, é importante se ater ao número de curtidas. Chame todos os seus amigos para curtir a sua página, assim, de forma orgânica, pode ajudar no número de visualizações. Logo em seguida é necessário aprimorar uma estratégia de comunicação, com posts regulares dentro da plataforma, se atendo ao conteúdo e importância de direcionamento diretamente para o público-alvo do seu comércio ou serviço. 

Outra dica muito importante é saber gerenciar os anúncios. O Facebook também permite que sejam criados anúncios sobre a sua empresa e que sejam direcionados de forma específica para o seu público-alvo, considerando idade, gênero e os seus respectivos interesses dentro da plataforma. Mas, para que o seu negócio alcance milhares de pessoas diariamente, é necessário fazer um pequeno investimento, com algumas variáveis no processo, como tempo de rodagem do anúncio, número de pessoas alcançadas durante um dia.

Além de tudo isso, também é necessário pensar em impulsionamento dos posts. Um conteúdo de qualidade pode gerar um bom alcance sozinho, mas talvez seja importante investir em um dos posts para que gere mais acessos ao seu site, ou então mais curtidas para a sua página. 

Para garantir que a sua página não seja apenas mais uma na multidão de outras dentro da rede social, é preciso garantir um destaque. Com isso, separamos algumas dicas importantes para colocar a sua empresa no auge dentro do Facebook. 


Melhores maneiras de divulgar sua empresa dentro do Facebook

É importante, depois de criar a sua página e criar uma rede de seguidores, se ater à importância do marketing online. Antes da internet, o marketing visava apenas as campanhas que são agora chamadas de offline, como outdoors, banners, flyers, etc. Em geral, material impresso que chegaria a mão dos clientes em potencial e poderia talvez chamar a atenção para o seu comércio.

A primeira dica para gerenciar o marketing digital dentro do Facebook é separar o perfil pessoal do perfil profissional. A temática dos posts é diferente dentro da página profissional, é preciso manter uma linguagem técnica e relacionada ao tema de cada empresa. 

Dentro do marketing de Facebook é importante criar um conteúdo diferenciado e de qualidade, que se destaque dentro do mar de informações que é a internet. Além disso, é preciso contextualizar a mensagem, de forma que o público compreenda e se identifique com cada material produzido dentro da plataforma. 

Também é de extrema importância planejar o conteúdo que será distribuído pela plataforma. É uma forma de obter um alto nível de retorno com os recursos disponíveis para a rede social. Pesquise as preferências do seu público, que tipo de conteúdo que consomem e quais tendem a gerar mais curtidas e comentários. Fique de olho também nos acessos ao site que vem através do Facebook. 

A página deve ser muito bem planejada e estruturada, mas também é essencial prestar atenção aos conteúdos postados. O marketing dentro do Facebook nada mais é do que a criação de um elo, um relacionamento com o seu cliente, e para que isso aconteça, é preciso criar um conteúdo relevante e útil, agregando informações para a rotina do público. 

Criar uma rede de seguidores na página é importante, mas caso o seu conteúdo não se atenha às necessidades de informações deles, é bem possível que se tornem seguidores fantasmas. Ter uma página comercial é importante para interação direta com possíveis clientes, através de um conteúdo de qualidade.

Pensando nessa necessidade de conteúdo de alta relevância para o seu público-alvo, a RedaWeb conta com vários planos de produção de conteúdo. Entre em contato pelo telefone 0800 750 5564 ou através do site e confira todas as possibilidades para a sua empresa!