Blog Gatilho mental: saiba como a estratégia de marketing pode te ajudar nas compras

Gatilho mental: saiba como a estratégia de marketing pode te ajudar nas compras

Gatilho mental: saiba como a estratégia de marketing pode te ajudar nas compras

O gatilho mental é um recurso muito importante para as empresas que almejam vencer a concorrência. Aliás, esse processo independe do nicho de mercado e do porte da organização. Até porque, por meio desse recurso é possível estimular a ação de compra dos consumidores.

Por esse motivo os gatilhos mentais vêm sendo usados em diversas estratégias de marketing e de vendas. Mas por que eles são tão importantes? É justamente isso que você descobrirá nesse artigo. Então aproveite a leitura para ampliar os seus conhecimentos!

Gatilho mental: o que é?

O gatilho mental pode ser descrito como um agente externo com capacidade de provocar algumas reações nos seres humanos. Desse modo, eles agem de uma forma direta no nosso cérebro por meio de estímulos específicos. Com base nisso, é possível mencionar que esse campo de estudo está na psicologia.

Essa ciência vem provando que a sociedade tende a tomar decisões por meio de um contexto emocional e social. O processo de racionalidade só aparece em um segundo momento. O objetivo é tentar justificar a ação que foi praticada.

Desse modo, na hora em que um gatilho mental é acionado, é normal que surja um sentimento confortável ou até mesmo desconfortável. Por esse motivo o marketing utiliza técnicas eficientes para provocar uma sensação favorável nos consumidores. Dessa forma as empresas conseguem conquistar o objetivo de vendas.

Como os gatilhos mentais influenciam as compras?

Antes de tudo, é preciso compreender que os gatilhos mentais vêm sendo estudados com frequência mediante a uma abordagem ao comportamento de consumo. Até porque as empresas buscam entender os motivos que levam um cliente a efetuar uma ação de compra. O intuito é identificar as práticas mais efetivas a serem usadas durante a jornada do consumidor.

Nesse cenário, o Neuromarketing vem se tornando um grande aliado dos estudiosos. Pois além de descobrir as preferências dos consumidores, essa ciência investiga a questão do inconsciente. Desse modo, com base em um estudo aprofundado, os setores de marketing e vendas usam os gatilhos mentais mais comuns a cada cultura. Mas para isso é preciso ter total domínio das técnicas de persuasão.

No entanto, as empresas devem ter muita atenção na hora de escolher um gatilho mental. Ainda mais se levarmos em consideração que nos dias atuais é muito comum a ocorrência dos erros de abordagem ao cliente. Resultado: os consumidores conseguem resistir a todas as artimanhas utilizadas. Aliás, essa realidade justifica o insucesso de muitas campanhas.

Então, para evitar cair nessa armadilha é necessário definir o gatilho mental com responsabilidade e conhecimento. Dessa forma a sua marca conseguirá proporcionar uma experiência positiva aos consumidores. Como consequência, eles associarão os seus produtos e serviços a sentimentos bons. Diante disso, será possível otimizar as estratégias, de modo a alargar os laços com os consumidores. Em suma, a sua empresa conseguirá fechar as vendas de forma efetiva e acelerada.

Qual Gatilho mental estimula a ação de compra?

Nos dias atuais, diversos gatilhos mentias podem ser usados para estimular as ações de compra. No entanto, alguns deles não devem ficar de fora das ações de marketing da sua empresa. Para ajudar você nesse processo, incluímos eles nesse post. Veja a seguir!

A exclusividade

A exclusividade é um ótimo gatilho mental e além de fazer parte do marketing tradicional, também pode ser usado nas suas estratégias de Marketing Digital. Afinal, oferecer um produto ou serviço exclusivo é uma experiência muito positiva, não acha? Os gatilhos mentais de exclusividade provocam justamente essa sensação. Veja alguns exemplos:

  • Acesse o nosso site e adquira esse produto com exclusividade!
  • Esse artigo foi produzido exclusivamente para você!

A urgência e a escassez

Os gatilhos mentais de urgência e escassez estão entre os mais fáceis de serem usados. Então, para utilizá-los é importante mostrar para o consumidor que a sua mercadoria está sendo vendida por uma quantidade limitada. Também é importante demonstrar que ela é muito procurada e que acabará em breve. Dessa forma, é possível que os consumidores tomem decisões aceleradas no intuito de adquiri-las. Exemplos:

  • essa promoção acabará amanhã;
  • sobraram poucas unidades do produto;
  • essas vagas são limitadas.

A autoridade

De certo, as pessoas demonstram confiança nas marcas que conquistaram autoridade no mercado. Por isso é importante mostrar que a sua empresa tem credibilidade nos assuntos abordados. Algumas estratégias podem ser utilizadas com eficácia nesse momento. Entre elas estão as palestras, os blogs e os webinars, entre outros recursos.

De um modo geral, é essencial dominar os conhecimentos a respeito do nicho de mercado no qual a sua empresa está inserida. Esse processo demanda tempo e experiência. No entanto, uma forma de demonstrar autoridade consiste em compartilhar a sua trajetória com os clientes. Ainda mais quando a sua marca faz uso do Marketing de Conteúdo por meio da divulgação de materiais inovadores e explicativos. Veja os exemplos:

  • no decorrer de oito anos, reparamos quatro erros graves cometidos por profissionais de marketing;
  • os nossos pães estão na mesa dos brasileiros há 35 anos.

A oportunidade é um excelente gatilho mental

Para efetuar uma ação rápida de venda, os clientes precisam entender que estão diante de uma oportunidade especial. Dessa forma, é preciso construir estratégias capazes de causar no consumidor essa sensação. Para isso, analise o seu produto ou serviço, de modo a identificar as principais qualidades.

A afinidade ou a afeição

Em muitas ocasiões, diversas pessoas tendem a comprar produtos de empresas com as quais construíram elos de afinidade. Nesse sentido, os gatilhos de afeição tendem a trabalhar questões como essa. Até porque, na maioria das vezes, os clientes valorizam as marcas que sustentam a construção de um relacionamento saudável.

Dessa forma é possível fidelizar o público e obter bons resultados nas futuras campanhas. Mas como trabalhar esse gatilho mental de forma eficiente? Antes de tudo, utilize frases afetuosas nas suas campanhas como, por exemplo:

  • a nossa tecnologia visa oferecer conforto para sua família;
  • cuidamos da sua casa como se fosse a nossa.

A prova social

A prova social é uma estratégia muito eficiente para aplicar no plano de ação da sua empresa. Até porque esse gatilho mental tem como objetivo destacar os opiniões das pessoas que são ou já foram clientes da sua empresa. Afinal, as recomendações são recursos indispensáveis para impulsionar a decisão de compra.

É muito importante mostrar para o público as avaliações positivas de pessoas que já adquiriram os produtos ou serviços da sua empresa. Diante disso, produza cases de sucesso e coloque-os bem visíveis em uma área do seu site. Lembre-se que o depoimento dos consumidores pode ser uma estratégia fundamental para aumentar a base de clientes da sua empresa. É possível escrever algumas frases impactantes junto a esses depoimentos, como:

  • 70% dos nossos alunos foram aprovados nas universidades;
  • os profissionais mais requisitados da área fizeram esse curso.

Em suma, o uso do gatilho mental adequado é capaz de estimular as ações de compra de uma forma muito eficiente. Por isso vale a pena fazer um estudo aprofundado no intuito de identificar os gatilhos mais adequados para a campanha da sua empresa. Se precisar de ajuda para construir materiais de qualidade, fale conosco pelo número 0800 750 5564 e assine um plano de produção de conteúdo. Você não vai se arrepender!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-nao-cometer-erros-no-marketing-para-mulheres entenda-as-vantagens-do-remarketing-para-o-seu-e-commerce marketing-de-atracao-ferramenta-inovadora-pode-otimizar-suas-vendas
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564