Google Ads e Analytics – Saiba como utilizar as ferramentas em conjunto

O marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas que empresas e profissionais podem utilizar na promoção e geração de receita pela web.

Investimento acessível, segmentação extremamente precisa, mensuração confiável dos resultados e diversas opções de canais para realizar as ações são apenas alguns dos motivos que justificam o investimento em marketing digital.

No entanto, para que qualquer estratégia de promoção online seja bem-sucedida, é necessário que gestores e profissionais entendam a lógica de funcionamento do mercado digital e, mais que isso, dominem as ferramentas disponíveis para planejamento, criação e mensuração dos resultados de ações.

Este é o exemplo do Google Ads e do Google Analytics, duas ferramentas gratuitas desenvolvidas pela gigante de tecnologia especificamente para a criação de anúncios pagos e análise dos aspectos de acesso, relacionados ao usuário, de sites diversos.

É justamente sobre essas duas ferramentas que este artigo trata. Mais especificamente, nele você irá descobrir como utilizar os dois programas em conjunto para obter os melhores resultados possíveis. 

Mas, para que isso seja possível, antes é necessário entender no que cada um dos programas consiste.


Google Analytics: conceito e recursos

Dito de maneira simples, o Google Analytics é um programa cujo objetivo é realizar o monitoramento de tráfego nos sites, lojas virtuais, blogs e até mesmo aplicativos. No entanto, mais que mostrar o número de acesso que determinado site teve, essa ferramenta permite entender de maneira precisa o perfil dos usuários e seus comportamentos durante a navegação.

Dessa maneira, com os dados fornecidos pelo programa, é possível determinar se o site está ou não adequado ao público, quais áreas geográficas possuem maior número de acessos, por quais meios os usuários chegam ao site, etc.


Google Ads: ferramenta de anúncios Google

Como o título anuncia, o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google número 1 em geração de receita online. Para se ter ideia, em 2016, a plataforma gerou US$ 79 bilhões em receita, enquanto que a segunda colocada, a plataforma de anúncios do Facebook, gerou apenas US$ 26 bilhões.

Seu grande diferencial é, além do custo relativamente baixo dos anúncios, a possibilidade de segmentação precisa, permitindo que uma audiência qualificada, isto é, com maiores chances de se tornar cliente, seja alcançada.

Outro destaque são os tipos de anúncios oferecidos pela plataforma. É possível anunciar em:

  • rede de pesquisa: são os chamados links patrocinados, que são exibidos no começo e no final das páginas resultantes de buscas realizadas no Google;
  • rede de display: são anúncios visuais, e não apenas de texto, que aparecem em sites e blogs relacionados ao serviço ou produto anunciado;
  • anúncio no YouTube: anúncios de vídeos que permitem uma segmentação extremamente precisa;
  • anúncio em apps: focados em usuários que utilizam dispositivos móveis, pensados para a promoção de aplicativos.


Realizar a integração entre os programas

Neste tutorial, vamos presumir que você já possui uma conta no Ads e no Analytics, e que este último já está instalado em seu site. 

O primeiro passo é realizar o login na conta Ads como administrador. Feito isso, clique na engrenagem no canto superior direito da tela e clique em “Contas vinculadas”. Na tela que se abrirá, vá ao bloco Google Analytics e clique em “Visualizar detalhes”.

A tela aberta mostrará as opções de propriedades do Analytics para vincular à sua conta. Se não aparecer nenhuma opção, significa que você não tem permissão para realizar a ação, ou seja, não está logado como administrador. Selecione aquela que for mais adequada – caso haja mais de uma – e clique sobre “Configurar link”. 

Feito isso, surgirá uma tela que mostra as opções de vistas das propriedades que estão configuradas. Selecione todas aquelas que sejam do seu interesse e, caso não apareça nenhuma opção, selecione “Todos os dados do website”. Feito isso, é necessário ativar as opções selecionadas pela chave “Importar métricas do site”. Clique em “Salvar” e pronto.

Se aparecer na tela o texto “Esta conta está vinculada ao Google Analytics”, significa que o processo de integração teve sucesso e você pode começar a utilizar os benefícios da vinculação das contas.


Benefícios de utilizar o Analytics e Ads em conjunto

Apesar dos programas terem objetivos e recursos diferentes, no contexto de uma estratégia digital um complementa o outro, levando a muitos benefícios. Dentre eles, podem ser destacados:

  • Importação de metas: essa funcionalidade permite que o desempenho de campanhas do Ads seja realizado através de determinada meta definida no Analytics. Assim, é possível ter maior controle de acordo com os objetivos de sua estratégia de marketing digital. Para isso, vá até o menu “Ferramentas” do Ads e clique em “Conversões”. No menu lateral da nova tela, clique em “Google Analytics”, selecione a(s) meta(s) desejada(s) e clique em “Importar”;
  • Adição de dados em relatórios: trata-se de uma funcionalidade extremamente útil por fins práticos, já que apenas em um documento é possível ter diversos dados que facilitam a visualização e obtenção de insights. Esse processo é feito de maneira bastante simples. Na tela inicial do Ads, clique sobre a opção “Colunas” e selecione a opção “Modificar colunas”. No menu lateral da nova página, selecione a opção “Google Analytics”, que mostrará todos os dados disponíveis para adição. Clique sobre “Adicionar todas as colunas”, selecione a opção “Salvar este conjunto de colunas” e, por fim, clique em “Aplicar”;
  • Criação de públicos de remarketing: também chamado de retargeting, essa é uma das formas mais efetivas de publicidade no mercado digital, pois permite atingir o mesmo usuário (ou lead) mais de uma vez. Assim, é um excelente ferramenta de persuasão para fazer com que o usuário avance nos estágios do funil de vendas. Por meio do Analytics, é possível saber quais são os usuários que entraram pela primeira vez em seu site, fazer campanhas específicas a esses usuários no Ads e verificar, novamente pelo Analytics, se houve uma resposta ativa deste público, isto é, se eles entraram novamente no site, bem como ter acesso a dados que permitem o melhor planejamento e direcionamento de ações de marketing digital futuras.

Diante do exposto, não existem dúvidas que o uso do Google Ads e Analytics permite que ações e campanhas sejam criadas de maneira estratégica, sendo capazes de trazer melhores resultados a todas as empresas que as utilizam nas atividades do dia a dia.

Caso você queira saber mais sobre essas e outras ferramentas ou assinar um plano de produção de conteúdo profissional para embasar suas estratégias de marketing digital, conte com a RedaWeb. Entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone  0800 750 5564. Estaremos à disposição para esclarecer todas suas possíveis dúvidas e te auxiliar a obter cada vez mais sucesso no mercado digital e offline.