Guia completo para uma campanha de marketing digital

Todo empresário quer alcançar mais clientes, vender mais produtos, conquistar uma participação de mercado maior, ultrapassar seus concorrentes e crescer. No entanto, os mercados são ultracompetitivos e é mais difícil do que nunca ganhar visibilidade. Atualmente, você não quer apenas garantir que os clientes saibam quem você é e entendam o serviço que oferece; você também precisa ter certeza de que eles:

  • São inspirados pela sua empresa e seus valores
  • Confiam em seus funcionários e sua marca
  • Encontrem histórias positivas sobre você online
  • Podem usar todas essas informações para criar seu próprio relacionamento pessoal com você 

A melhor maneira de conseguir isso é com marketing digital. O marketing digital permite usar ferramentas e tecnologias móveis baseadas na web para fazer sua presença ser sentida. Embora as pessoas tenham comercializado seus negócios com tecnologias offline durante séculos, o marketing digital tem uma grande vantagem em relação ao marketing tradicional.

Isso porque permite que você ajuste seu foco, para que entregue a mensagem certa às pessoas certas, no momento certo. Quanto mais relevante você for para os clientes em potencial, mais bem-sucedidas serão as suas campanhas de marketing digital.

Neste guia, abordaremos alguns aspectos-chave do marketing digital que você precisa dominar para projetar o sucesso em seus negócios e fornecer aos clientes as informações de que precisam para comprar produtos e serviços de você.


Etapa 1: Pesquise seu mercado 

Antes de iniciar o marketing digital, é importante entender seu setor, seus concorrentes e seus clientes. O conhecimento obtido ajudará você a comercializar com mais eficiência. 


Analise sua indústria

Não perca tempo fazendo marketing até entender seu setor. Você não precisa apenas descobrir se sua ideia de negócio tem potencial; você também precisa saber se há realmente um mercado. E mais importante: você precisa garantir que sua ideia de negócio seja lucrativa. Se não, então siga em frente.


Conheça seus concorrentes 

Outra parte fundamental da pesquisa de mercado é conhecer seus concorrentes. Isso porque suas campanhas de marketing digital precisam deixar claro como você é diferente deles e qual é o seu ponto de venda exclusivo. A pesquisa da indústria que você realizou na etapa anterior é um bom ponto de partida.


Encontre seu Buyer Persona 

A parte final de sua pesquisa de mercado é entender seus clientes. Para fazer isso, você precisará criar personas de comprador. Também conhecidos como buyer personas, eles são uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital e crescimento de vendas e vão muito além de informações demográficas simples sobre idade, localização, sexo e idade. As melhores personas são lidas como descrições de pessoas reais, incluindo estado civil, emprego, educação, valores, interesses e muito mais.


Etapa 2: inicie sua campanha de marketing de mídia social

Existem quase 2,8 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo, cerca de um terço de todos os usuários da internet. Isso significa que você não pode ignorar as mídias sociais para promover seus negócios. A mídia social é uma ótima ferramenta para oferecer aos clientes uma conexão pessoal com você. Além do enorme público-alvo, a maioria dos sites de mídia social tem a vantagem adicional de análise, fornecendo mais dados sobre a composição e as preferências de seu público. 

 

YouTube 

O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo e é ótimo para exibir seus vídeos, pois eles aparecem nos resultados de pesquisa. Até mesmo pessoas que não sabem nada sobre sua empresa podem encontrá-lo quando estão procurando informações sobre um tópico. 


Instagram

Construído em torno de fotos, o Instagram é uma excelente plataforma para o marketing visual. É muito popular e agora tem mais de 600 milhões de usuários ativos. Considere repostar imagens de clientes relacionados à sua empresa, além de fornecer uma visão interna da vida do seu negócio. Citações, memes e hashtags funcionam. Para usar o Instagram de maneira eficaz, certifique-se de ter uma conta comercial. Isso fornecerá análises para que você possa acompanhar qual conteúdo é mais adequado. 


Facebook 

O Facebook é uma das ferramentas de mídia social mais poderosa que você pode usar. Com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, as chances são de que a maioria das pessoas que você deseja alcançar esteja no Facebook. Além do seu perfil pessoal, há o Messenger, grupos e lives. Mas a ferramenta que você provavelmente usará como empresa é o Pages. Cerca de 50 milhões de empresas usam. As páginas têm os mesmos recursos que os perfis, mas com a vantagem do acesso a análises, promoção de postagens e exibição de anúncios.


LinkedIn 

Embora os membros do LinkedIn sejam certamente consumidores, essa rede é mais útil para os profissionais de marketing B2B. É a maior rede profissional do mundo, com uma adesão de 467 milhões em 200 países. O conteúdo mais popular do LinkedIn são insights do setor e notícias da empresa, por isso, se sua empresa produz pesquisas, é um bom ponto de partida para o marketing com o LinkedIn.


Twitter 

O Twitter tem 319 milhões de usuários ativos mensais e é uma excelente rede para descobrir e divulgar notícias e outros conteúdos. É por isso que é o lugar certo para você compartilhar todo o conteúdo que você cria. Você pode compartilhar links, imagens e vídeos no Twitter e coletá-los no Twitter Moments, que são como os recursos das histórias em outras plataformas. O Twitter também foi o primeiro site de mídia social a usar hashtags, uma ferramenta importante para ajudar as pessoas a encontrar conteúdo.


Etapa 3: Cuide do SEO 

Search Engine Optimization (SEO) é um componente essencial do marketing digital. Através de ajustes nas suas páginas da web, o SEO auxilia para que o seu site apareça em uma boa posição nos resultados de pesquisa, quando as pessoas procurarem por palavras-chaves relevantes relacionadas ao assunto tratado no seu blog.

Claro, isso não é tudo que existe para SEO. Na verdade, há uma longa lista de fatores de classificação de pesquisa. Em poucas palavras, o Google quer saber que seu negócio é confiável e procura sinais como:

  • Revisões externas do seu negócio;
  • Links para seu site de fontes externas confiáveis;
  • Compartilhamento de mídia social.

E mais: quanto mais positivos forem esses sinais, suas páginas serão melhores e seu site consequentemente será melhor classificado.


Etapa 4: Invista no marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais importantes para promover o seu negócio. Como mencionado anteriormente, os anúncios segmentados podem ser muito eficazes, mas hoje as pessoas estão mais interessadas em conteúdos que fornecem informações úteis e as ajuda a resolver seus problemas.

O marketing de conteúdo tem vários benefícios, incluindo o estabelecimento de sua autoridade, a promoção da fidelidade do cliente, a criação de recursos compartilháveis, a expansão do público-alvo e muito mais. 

Há tipos diferentes de conteúdo (artigos, posts de blog, white papers, e-books, infográficos, notícias, estudos de caso, vídeos, podcasts e muito mais). Você precisará entender seu público-alvo (como mencionamos na etapa 1) para saber em quais plataformas ele está online e quais conteúdos eles preferem. Isso provavelmente significa experimentar diferentes formas de conteúdo para ver quais trazem os benefícios de que você precisa.


Você está quase lá! 

Com essas quatro etapas, você tem tudo o que precisa para organizar campanhas de marketing digital eficazes para sua empresa. Acesse o site da RedaWeb e descubra como você pode otimizar seus esforços de marketing. Se preferir, você pode falar com um de nossos especialistas pelo telefone 0800 750 5564.