Guia sobre site institucional: o que é, vantagens e elementos essenciais
Cada vez mais empresas estão presentes na internet e o site institucional é peça chave para que essa presença seja positiva e tenha bons resultados. Porém, você sabe o que é um site institucional?
Conheça as principais informações sobre esse assunto a partir desde guia sobre site institucional e fique por dentro de tudo o que você precisa saber!
Saiba o que é um site institucional
O site institucional é um canal de contato e comunicação com os clientes de uma empresa, bem como uma forma de aumentar a quantidade de clientes. Nesse sentido, é o local em que a empresa pode incluir conteúdos que sejam relevantes e informações úteis aos usuários.
O site serve como o endereço virtual para localizar os clientes em relação ao tipo de produto ou serviço com o qual a empresa trabalha, informar quais são os meios de contato disponíveis, proporcionar um ambiente de atendimento e fazer com que o público conheça os valores, missão e visão da empresa.
Você já deve ter visto a seguinte aba em sites que já visitou: sobre nós. Esse é um dos exemplos da finalidade de um site institucional, pois é nele que a empresa reúne informações sobre sua criação, experiência, história e cultura.
Ademais, esse tipo de site pode ter diversos serviços atrelados a ele, sendo uma maneira de direcionar o cliente a lugares como e-commerce, blog, mídias sociais e sites de colaboradores.
Porém, desde já é importante deixar claro que um site institucional não é a mesma coisa que um e-commerce. Muitas pessoas têm essa dúvida e acabam confundindo os dois, mas eles são completamente diferentes. Mais adiante, em tópico próprio, você vai conhecer essas diferenças e compreender o papel de cada um.
E o que colocar em um site institucional?
No site constitucional devem ser colocadas informações relevantes para tornar a empresa conhecida, bem como para atrair clientes. Dentro disso, devem existir divisões e categorias organizadas que ofereçam, com facilidade, a informação que o cliente busca.
Nesse sentido, é essencial colocar um resumo de tudo aquilo que é importante para a empresa, desde os princípios que ela carrega e o que ela espera do futuro, até os propósitos e as razões pelas quais o empreendimento foi iniciado.
Além disso, no site institucional deve ser colocado um campo de contato para colaboradores e profissionais que tenham interesse em trabalhar com a empresa. Para isso, o preenchimento de um formulário e um campo para envio de portfólio, são essenciais.
Sendo assim, além de conseguir estreitar relações com clientes já existentes e captar novos com as informações institucionais, a empresa também consegue fortalecer o quadro de colaboradores sem esforços de recrutamento.
Elementos essenciais em um bom site institucional
Para que esse endereço eletrônico surta os efeitos esperados, ele deve seguir alguns parâmetros. Para isso, existem elementos que não podem ficar de fora, pois são essenciais em um bom site institucional.
Cada elemento deve ser inserido de forma separada e organizada dentro do site, para que o usuário consiga ter acesso fácil e rápido, sem precisar procurar muito. Dentro disso, os principais, são:
- Cultura organizacional;
- História;
- Serviços e produtos;
- Cases de sucesso;
- Contato;
- Mídias sociais;
- Blog;
- Relações com imprensa.
Cultura organizacional
Primeiramente, na parte de cultura organizacional, o que deve ser inserido são informações que formem a identidade da empresa e identifique os diferenciais em relação as outras do mesmo setor.
Esse elemento reúne os métodos de atuação, valores e princípios que a empresa tem, bem como o tipo de cultura que segue, seja cultura colaborativa, de desempenho, inovação ou outra.
História
Na parte de história, o site deve narrar a história da empresa, de uma forma objetiva e clara, localizando o cliente cronologicamente, desde a fundação da empresa até o momento atual.
Serviços e produtos
Além disso, na parte de serviços e produtos, é o local em que os clientes terão acesso às informações sobre todos os serviços e produtos comercializados. Para tanto, informar a descrição e detalhamento de cada item, é importante.
Nesse local do site, inclusive, podem ser inseridos catálogos e manuais para que o cliente tenha acesso a informações mais aprofundadas e criem maior confiança e incentivo para decidir adquirir os produtos ou serviço.
Cases de sucesso
Ademais, o elemento essencial que trata dos cases de sucesso serve para formar a credibilidade da empresa. É nesse local em que serão expostos projetos que foram bem-sucedidos e que tiveram impacto positivo na empresa.
Assim, por meio desse elemento os clientes poderão conhecer melhor o histórico de atuação da empresa e poderão verificar que as soluções oferecidas de fato surtem resultados.
Contato
Ademais, a parte de contato é aquela área do site em que o cliente ou futuro cliente pode acessar para encontrar, de forma rápida, os meios de contatar a empresa. Isso pode acontecer com uso de telefone, WhatsApp, chat, e-mail e outros meios.
Mídias Sociais
Além disso, na parte de redes sociais o site institucional direcionado o usuário, por meio de links, às redes sociais da empresa, como Instagram, Facebook e Twitter. Nesse sentido, a relevância dessa parte é enorme, pois o fluxo de tráfego das mídias sociais é alto, de um modo geral.
Blog
Outro elemento essencial é o blog, que não pode faltar, pois é uma grande estratégia de construir e fortalecer autoridade, bem como de atrair e nutris leads. O blog de uma empresa faz parte da ação de marketing de conteúdo e uma das formas de acesso é justamente por intermédio do site institucional.
Relação com imprensa
Por fim, mais um elemento existente é a aba que trata das relações com a imprensa. Nesse sentido, principalmente em empresas de maior porte, é fundamental construir um relacionamento saudável com os veículos de comunicação.
Sendo assim, nessa área do site a imprensa terá acesso ao contato da assessoria de imprensa da empresa, bem como é o local em que possíveis notas de esclarecimentos são emitidas.
Diferença entre um site institucional e e-commerce
Como dito no início desde artigo, site institucional não é sinônimo de e-commerce. Sendo assim, é indispensável compreender qual a diferença para que não restem dúvidas.
Dentro disso, com as informações trazidas até o momento, você já tem entendimento de o que é um site institucional. Mas e o que é um e-commerce? O e-commerce também é um site, porém é um site exclusivo de vendas online.
Ele é como se fosse a loja física da empresa, porém online. Isso quer dizer que é o ambiente virtual de compras disponibilizado para que os clientes tenham acesso aos produtos sem precisarem ir até uma loja física.
Nesse sentido, os objetivos e elementos que cada um contém, são diferentes. No e-commerce não há as informações que são mencionadas no site institucional, sendo algo mais objetivo para compras.
Sendo assim, é um ambiente em que o cliente acesse e encontra detalhes dos produtos e serviços, preços, modelos disponíveis e tudo que tiver relação comercial com essas questões.
Ademais, no e-commerce o cliente vai ter a chance de fazer transações bancárias, verificar fotos dos produtos, ficha técnica, estoque, prazos de entrega e demais características das vendas.
Portanto, a diferença entre um site institucional e um e-commerce é clara e ter essa compreensão é fundamental para que não ocorram confusões no momento de criação.
Características principais de um site institucional
Outro ponto muito importante de ser mencionado quando o assunto é site institucional, é em relação às características principais que ele tem.
Essas características vão fazer com que o site seja adequado e que fique bem posicionado nas ferramentas de busca na internet. Afinal, é de interesse da empresa que o site tenha bastante visualizações, tenha boa trafegabilidade e cumpra com o propósito.
- Dentro disso, as principais características, são:
- Páginas objetivas e rápidas;
- Informações atualizadas;
- Conteúdo relevante;
- Acessibilidade;
- Serviços online;
- Design e informações objetivas.
Para começar a falar um pouco de cada uma, a primeira característica é que as páginas devem ser objetivas e rápidas. O cliente deve conseguir acessar com rapidez e praticidade, para que não queira sair do site e acessar outra da concorrência.
Além disso, as informações contidas devem sempre estar atualizadas, uma vez que esse tipo de site é uma fonte primária de informações. Para conquistar a confiança e ter credibilidade com o usuário, manter tudo sempre atualizado é indispensável.
Ademais, os conteúdos presentes no site devem ser relevantes, devem entregar o que o usuário deseja para que a busca realizada por ele senha produtiva e não em vão. Outro ponto essencial é a acessibilidade do site. Você não sabe a partir de qual dispositivo o usuário acessará o site, pode ser de um notebook, tablet, smartphone ou outro meio.
Com isso, independentemente de qual dispositivo for utilizado, o site deve ter a mesma reposta e estar otimizado para que todas as funcionalidades estejam disponíveis, com possibilidade de carregamento de imagens e vídeos, quando houver.
Ademais, outra característica é disponibilizar serviços online no site, quando isso for relevante para o tipo de empresa e o tipo de serviço ou produto comercializado.
Por fim, mais uma característica relevante é o design que site apresente. O visual deve ser limpo, sem distrações para o usuário e sem informações que deixam a navegação lenta e prejudicada.
Um site com muita informação visual, com animações e até música, não é um bom site, pois entrega uma sobrecarga ao cliente e tira o foco do principal. Além disso, a empresa corre o risco de perder o interesse do cliente.
Sendo assim, o usuário deve ter acesso a um site com design objetivo, limpo e que contenha apenas informações que realmente sejam necessárias.
Motivos para ter um site institucional
Diante do que você já viu até aqui, é possível verificar o tamanho da importância de ter um site institucional. Porém, para enfatizar essa importância, a partir de agora você vai conhecer alguns dos principais motivos para contar com esse modelo de site no seu empreendimento.
Passar credibilidade
O primeiro motivo a ser mencionado é a credibilidade, porque o site é o local em que o cliente consegue encontrar todos os dados e informações que deseja obter sobre a empresa.
Sendo assim, se ele procura e percebe que determinada empresa não tem um bom site, isso é algo que gera desconfiança e prejudica a relação de confiança que deve existir entre o consumidor e a empresa.
Fortalecer a imagem
Outro grande motivo é o fortalecimento de imagem que o site proporciona, pois com ele a empresa consegue acessar um público grande, que pode ser até mesmo metade da população presente no país.
Dentro disso, por meio do site você consegue chegar a diversas pessoas que navegam na internet e que não teria acesso a sua empresa se dependesse de algum meio que não o digital.
Disponibilizar informações
Mais um motivo importante é a possibilidade de disponibilizar informações aos clientes. Com isso, eles têm acesso a dados confiáveis, pois a própria empresa está divulgando, dados atualizados e informações institucionais que apenas em um local como esse é possível obter.
Sendo assim, é por meio do endereço eletrônica da empresa que o cliente vai ficar sabendo do horário de funcionamento, formas de aquisição dos produtos e serviços, história da empresa e muito mais.
Aumentar a quantidade de clientes
Além dos motivos anteriores, o fato de o site ser uma ferramenta para aumentar a quantidade de clientes, é mais um grande motivo. Nesse sentido, criando o site da forma correta, com conteúdos relevantes e com as demais características necessárias, ele aparece nas primeiras colocações nos mecanismos de pesquisa na internet.
Isso significa que as chances de você aumentar sua carteira de clientes, sobe significativamente quando um bom site institucional passa a ser utilizado.
Atrair pessoas
Dentro do site, um dos elementos existentes é o blog. E é justamente por meio dele que você tem uma grande ferramenta de atração de pessoas que tenham interesse no seu produto ou serviço.
Sendo assim, você cria contato com essas pessoas e demonstra a solução que pode oferecer para curar suas dores. Ainda, mesmo que nem todos os leads se convertam, vale muito a pena, pois mesmo assim você tem a chance de conseguir a conversão.
Ademais, é importante destacar que o custo de criação e manutenção de um site é baixo em comparação com outras estratégias de atração de clientes.
Dicas para um site institucional de sucesso
Para que o site tenha sucesso, algumas dicas podem ajudar. Elas envolvem diversas questões, desde design e usabilidade, até relevância do conteúdo e layout. Sendo assim, acompanhe abaixo e conheça algumas das principais dicas.
Usar design objetivo e simples
A primeira dica é criar um design que seja simples e funcione com objetividade. O cliente deve encontrar as informações que procura com rapidez. Sendo assim, o site deve ter a identidade visual da empresa, sem uso exagerado de efeitos e conteúdos multimídia.
Contar com imagens de qualidade
Outra dica é utilizar imagens de qualidade para que a experiência do cliente seja a mais positiva possível. Além disso, as imagens têm influência no posicionamento do site dentro do Google Imagens.
Nesse sentido, o ideal é utilizar ilustrações e imagens que demonstrem profissionalismo e tenham alta resolução.
Ter boa usabilidade
Contar com uma boa usabilidade é mais uma dica importante, conforme já foi mencionado no tópica que tratou das características. Sendo assim, prestar atenção nessa questão é fundamental para que o site tenha sucesso.
A experiência que o usuário tem ao acessar seu site vai ser significativa para definir se ele vai permanecer ou não. Dentro disso, o site precisa ser fácil de usar, ter navegação que funcione intuitivamente e linguagem simples na comunicação.
Relevância do conteúdo
Ademais, ter conteúdo relevante também é uma dica fundamental para que o site tenha sucesso. O conteúdo deve ser exclusivo e rico em detalhes relevantes, sem que o público perca tempo lendo informações que não agregam em nada.
Dentro disso, essa dica é importante tanto para o seu atingir o topo nas buscas, quanto para que a estratégia de inbound marketing seja eficiente e consiga atrair o público oferecendo as respostas para as perguntas.
Layout responsivo
Por fim, entre muitas outras dicas existentes, contar com um layout responsivo é de grande relevância para garantir o sucesso do site institucional. Veja a importância dessa questão, pois ela já foi tratada nas características quando se falou sobre a acessibilidade.
Nesse sentido, o layout deve ter acessado com perfeição em qualquer dispositivo mobile, conseguindo se ajustar de maneira automatizada à resolução que a tela tiver.
Afinal, você já deve ter acessado um site a partir do seu celular e ficou frustrado porque não conseguiu visualizar as abas ou acessar as informações. Isso acontece quando o layout não está preparado para acesso em dispositivo mobile. Porém, no seu site de sucesso isso não pode acontecer.
Contar com apoio profissional
Para criar um bom site é necessário conhecimento sobre a área. Até é possível criar um site sozinho, sem apoio de profissionais, porém as chances de que ele não tenha sucesso são altas.
Isso porque o profissional é a pessoa que entende com profundidade tudo aquilo que o site deve ter, bem como tem o conhecimento técnico de layout, acessibilidade, imagens e tudo mais. Portanto, a dica é contratar uma empresa especialização em marketing digital e de conteúdo para que seu site institucional tenha o sucesso que você deseja.
Entenda como fortalecer a imagem da empresa com um site institucional
A imagem da empresa perante o público é algo construído com diversos mecanismos e um deles é o site institucional. Sem ele vai ser muito difícil criar uma boa e consolidada imagem.
Dentro disso, com o site e tudo que contém nele, tanto em relação às informações, quanto links de direcionamento para outros canais na empresa, o cliente consegue captar os valores que o empreendimento tem.
Ademais, é por meio do site que se torna possível criar um vínculo maior entre o cliente e a empresa, o que acontece por meio da identificação com a marca.
Sendo assim, dá para imaginar a relação entre site e consumidor como se fosse uma relação presencial que ocorre quando o cliente entra na loja física. Porém, como não terão profissionais que falem em nome da empresa, isso é feito por meio dos elementos presentes no site.
Com isso, o cliente vai adquirindo maior confiança na empresa e percebendo que é o local seguro para firmar relações de compra, bem como que ele encontrará o que está em busca.
Onde criar um site institucional?
Existem várias plataformas onde o site pode ser criado, muitas delas são pagas e outras gratuitas. Sendo assim, a escolha vai depender da disponibilidade de investimento que a empresa tem.
Dentro disso, alguns locais mais utilizados, são:
- Google Sites: gratuito;
- WordPress: versão gratuita e paga;
- Wix: versão gratuita e paga;
- Webnone: versão gratuita e paga;
- Weebly: versão gratuita e paga.
Entre as opções mencionadas acima, a mais indicada é o WordPress, pois permite utilização de plugins avançados e tem otimização melhor para os mecanismos de busca (SEO).
Além disso, de um modo geral, apesar de existires plataformas com planos gratuitos, as versões pagas são bem mais completas e recomendadas. Dentro disso, fornecem mais controle sobre o desenvolvimento e você não precisa manter o nome da plataforma como domínio.
Sendo assim, é importante que o domínio do site tenha o nome da empresa, porque isso indica maior profissionalismo e credibilidade.
Exemplos de bons sites institucionais
Chegando ao final deste artigo, para compreender ainda mais tudo que foi mencionado, conhecer alguns exemplos de bons sites institucionais é uma boa ideia.
Dentro disso, o site da Apple Brasil está entre os primeiros a serem listados, pois ele tem eficiência e simplicidade. No topo da página, a página inicial é sinalizada com o ícone símbolo da marca, que é a maçã, e o menu tem divisão entre opções de suporte, linhas de produto, loja virtual e busca.
Sendo assim, é um site simples, porém que entrega todo o objetivo necessário com possibilidade de conhecer os produtos, valores da empresa e ter atendimento ao cliente.
Além disso, outro bom site que pode ser visto como exemplo é o do banco Itaú, que tem layout único e menu resumido com opções de ajuda e serviços, bem como de acesso. Ademais, o site é simples e a navegação é intuitiva, bem como em uma única página o cliente acessas informações relevantes como investimentos, soluções e novidades.
Em ambos os sites mencionados, no rodapé o usuário tem acesso ao resumo da empresa, com informações sobre a empresa, produtos e serviços.
Conclusão
Dessa forma, como ficou demonstrado ao longo deste guia, o site institucional é de grande importância. Aqui você aprendeu o que ele é, quais seus elementos, características e as principais informações mais relevantes sobre o assunto.
Com isso, pôde compreender que sua empresa necessita de um bom site para que esteja presente e muito bem representada no meio digital.
Deseja saber mais detalhes? Acesse nosso site ou entre em contato pelo número 0800 750 5564 para assinar um plano de criação de conteúdo e ter os melhores resultados!