Inbound mail: ferramenta de marketing para nutrição de leads

Nutrir os leads com conteúdos de qualidade é fundamental para a marca que deseja aumentar a sua autoridade no mundo digital, bem como suas vendas, e fidelizar clientes.  

Mas, como garantir a nutrição dos leads? Existe uma ferramenta e estratégia chamada inbound mail, a qual serve perfeitamente a esse propósito. A seguir, saiba mais sobre ela e entenda a sua importância para o seu negócio! 


Afinal, o que é inbound mail?

Talvez esteja se fazendo essa pergunta, caso nunca tenha ouvido falar a respeito do marketing de conteúdo (existe uma relação conceitual bem próxima entre eles). Inclusive, alguns estudiosos afirmam que o inbound mail é uma espécie do gênero do marketing de conteúdo.  

Em suma, o inbound mail é uma estratégia de marketing de conteúdo que busca, como dissemos no início deste artigo, garantir que a sua marca consiga estabelecer uma relação comunicacional mais efetiva com os seus leads. 

A partir dessa relação, a empresa pode oferecer produtos e serviços capazes de resolver os problemas dos seus potenciais clientes e, assim, aumentar a sua receita. 

Vale dizer que essa estratégia pode ser utilizada para outros fins, como a venda de ideias, divulgação de eventos, soluções, textos de blogs, etc. De conteúdos que possam agregar valor social, intelectual e financeiro à marca. 

No entanto, cumpre ressaltar que o inbound mail busca atrair as pessoas mais pelos seus interesses do que necessariamente pela venda de produtos ou serviços. Esse é o seu grande diferencial! Isso significa que essa estratégia tem uma relação efetiva com o compartilhamento de conteúdos personalizados e úteis. 


Os fundamentos básicos do inbound mail: relevância/utilidade e criatividade

Costumamos elencar alguns fundamentos para explicar melhor quais são as finalidades do inbound mail. Confira: 


Relevância e utilidade

O conteúdo do inbound mail precisa ser suficientemente relevante para atrair os leads, de modo que estes tomem uma ação no sentido de ler o material enviado ou clicar em algum botão que foi colocado no e-mail. 

Mas, como produzir conteúdos relevantes? O ideal é investir em materiais que sejam do interesse do lead/persona e que tenham relação com os produtos ou serviços ofertados pela sua marca. 

Nesse momento, vale se fazer algumas perguntas: de que maneira os meus produtos ou serviços podem ajudar os leads a resolverem os seus problemas? Quais são as utilidades dos serviços e produtos que ofereço para o cliente ou consumidor? 

Isso pode ajudar bastante a criar conteúdos relevantes e úteis para o lead, bem como agregar valor intelectual para a sua empresa. 

Os conteúdos precisam ser relevantes e úteis não apenas para atrair os leads, mas também para valorizar o seu tempo. Afinal, como sabemos, hoje, tempo é dinheiro e os empresários e pessoas em geral não gostam de perder o seu. 


Criatividade

Investir na criatividade na hora de produzir conteúdos pode fazer uma enorme diferença em sua campanha de inbound mail e trazer melhores resultados para os seus negócios. 

As pessoas, em geral, são atraídas não apenas por conteúdos relevantes e úteis, mas também pela forma como esses materiais chegam até elas.

Nesse sentido, vale dizer que hoje existem diversos formatos em que pode investir: imagens, textos, GIFs, memes, storytellings, vídeo, som, infografia, etc. São formatos criativos e capazes de ajudar a sua marca a conseguir com maior agilidade os seus objetivos. 

Para escolher o formato de conteúdo ideal para a sua campanha de nutrição de leads é essencial que estude o perfil de sua persona. Geralmente, os mais jovens preferem textos. Os empresários, textos aplicados à infografia, pois podem fazer uma leitura dinâmica e verificar as informações mais importantes, dentro de seus interesses. 

Na verdade, isso é muito relativo e vai também depender da rede social que adotar para colocar em execução o seu plano de marketing. O e-mail marketing é apenas o gatilho inicial, o ponto de partida. 

O Instagram, por exemplo, é focado em imagens, já o YouTube, em vídeos, e o Facebook, em imagens, vídeos e textos. No entanto, em todas elas faz-se fundamental que utilize textos de apoio. Adotando isso, pode obter um alcance maior em relação ao acesso do conteúdo publicado.

Muitas pessoas não têm paciência para assistir a vídeos, logo pode recorrer ao texto de apoio. Outras acham insuficiente o conhecimento compartilhado por imagens, recorrendo assim ao texto. Por isso, afirmamos que é essencial que integre de forma criativa os diversos formatos, de modo a suprir os interesses de todos os seus leads.


A importância do inbound mail para o seu negócio

O marketing tradicional está a cada dia mais fraco e o marketing de conteúdo mais forte. Para que tenha noção, segundo recentes estudos, entre 2004 e 2014, a audiência média da TV Globo caiu 38%. Baixa que revela que as pessoas estão cada vez menos ligadas ao sistema tradicional de comunicação, bem como ao estilo de marketing adotado por esse meio. 

Além disso, existem mais de 500 mil números de telefones cadastrados no Procon de São Paulo, dados que apontam a insatisfação das pessoas com relação ao marketing tradicional. 

Para piorar ainda mais esse cenário, segundo informações do Google, 200 milhões é o número de downloads do AdBlock. Extensão que bloqueia anúncios publicitários. Ainda que não se trate do marketing tradicional, traz uma importante informação: a maioria das pessoas está cansada de receber a todo tempo e de forma invasiva anúncios. O número de downloads do AdBlock equivale (aproximadamente) à população brasileira, que possui 209 milhões, de acordo com dados do IBGE de 2017. 

Nisso tudo, o marketing de conteúdo e, consequentemente, o inbound mail se fortalecem, pois se fundamentam na ideia de que vale mais oferecer conteúdos de qualidade e do interesse dos leads do que investir somente em anúncios. 

Tanto isso é verdade que, de acordo com uma pesquisa recente, o YouTube no Brasil tem uma audiência mensal de 60 milhões de visitantes. São, em geral, pessoas que procuram conteúdos de qualidade, criativos e úteis. 

Além disso, elas gastam, em média, 4 horas por dia na internet, acessando redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, conforme dados de um estudo desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 

Outro estudo revelou que 74% dos brasileiros utilizam a internet para pesquisar produtos e serviços antes de realizar a compra. Isso significa que elas buscam primeiro conteúdos para saber a respeito dos itens que deseja para somente depois concluir a compra. 

O inbound mail, como vimos, é hoje uma solução essencial para a marca que deseja continuar crescendo. É possível automatizar essa operação, vale dizer. Isso pode trazer mais eficiência e produtividade para o seu negócio. 


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