Inbound marketing educacional: entenda como a captação de alunos intervém na retenção

Recrutar estudantes usando métodos tradicionais de marketing está se tornando mais difícil a cada dia. Isso faz todo o sentido do mundo, uma vez que existem milhares de instituições educacionais competindo pelos mesmos alunos e comprando anúncios semelhantes na mídia tradicional ou palavras-chave no Google — a publicidade “tradicional” está cada vez mais saturada.

Hoje, não é mais possível aumentar as matrículas e reter alunos usando métodos tradicionais. As instituições precisam ser mais estratégicas sobre como encontrar e se relacionar com os estudantes.

É assim que o inbound marketing (também conhecido como marketing de atração ou marketing de conteúdo) funciona no contexto educacional: atrai diretamente os alunos interessados no seu site e na sua instituição, sem competir em um mercado lotado de anúncios caros.

Usar o inbound marketing como um pilar principal da sua estratégia de marketing online é a melhor maneira de capturar efetivamente os alunos e criar conexões emocionais duradouras por meio de conteúdos interessantes, informativos e personalizados, tanto no site da instituição quanto em outras plataformas, em blogs, sites de notícias e redes sociais.

Nós, da RedaWeb, somos especialistas em criar conteúdo cativante e que produz resultados, e preparamos o artigo a seguir para que você entenda como a utilização da estratégia de captação de alunos correta pode ser a arma secreta da sua instituição de ensino para reforçar a retenção de alunos.

Boa leitura!


Inbound marketing significa mais alunos na sala de aula — durante o ano inteiro

Investir em inbound marketing mantém os alunos conectados à sua instituição educacional muito antes da inscrição, preenchendo seu site com conteúdo relevante que é otimizado para os mecanismos de pesquisa.

A utilização de estratégias de internet (como marketing de conteúdo e SEO), desperta o interesse do aluno e facilita a criação de um relacionamento com sua instituição. O fornecimento de conteúdo relevante, a otimização desse conteúdo para ser achado facilmente em mecanismos de busca (SEO) e a construção de uma estratégia inteligente de automação de marketing pode fazer muito pela sua instituição.


Antes de prosseguir, saiba o que é inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia que se concentra em atrair possíveis clientes (conhecidos como leads), através de conteúdo atraente, fazendo com que os clientes em potencial venham até a empresa, em vez de fazer com que os profissionais de marketing disputem sua atenção. 

As táticas tradicionais de inbound marketing incluem conteúdos em texto, imagens, infográficos, newsletters, e-zines, webinars, vídeos, podcasts, e-books, entre outros, além otimização para mecanismos de busca (SEO, sigla para Search Engine Optimization) e marketing voltado para redes sociais. 

O marketing de entrada segmenta os clientes por meio de plataformas online e busca produzir conteúdo para impulsionar o tráfego orgânico (ou seja, aquele que não precisa de publicidade paga) para o site da empresa. Uma maneira eficiente para gerar tráfego é a partir de links que aumentam os acessos ao site nos mecanismos de pesquisa, melhorando o ranking de pesquisa.

O marketing de entrada pode economizar dinheiro para as empresas, porque depende menos de técnicas de marketing tradicionais — como mala direta, anúncios de rádio e TV — para obter leads. 

Redes sociais e plataformas de compartilhamento de conteúdo como Youtube e Facebook, além das páginas das organizações, tem uso e adesão gratuitos, o que reduz ainda mais os custos do investimento em marketing.

Como o marketing de entrada é mais acessível, empresas com orçamento reduzido podem competir por leads em igualdade de condições com empresas maiores. Assim, o SEO no conteúdo pode compensar algumas despesas de marketing, pois o conteúdo fica mais evidente nos mecanismos de pesquisa e em outros canais voltados para o cliente.

Mas o que o inbound marketing traz para uma instituição educacional?


Maior volume de leads

As estratégias de inbound marketing para instituições educacionais geram leads significativamente mais qualificados do que as atividades tradicionais de marketing, aumentando a eficácia de suas campanhas de matrícula e rematrícula.

Leads são pessoas que indicaram interesse no seu serviço acadêmico ou na sua empresa. Um lead recebe informações de uma empresa que conheceu espontaneamente em vez de estar disposto a receber uma ligação de alguém que comprou suas informações de contato.


Conversões mais volumosas e qualificadas

A taxa de conversão de uma instituição que participa de uma estratégia de inbound marketing educacional pode ser até seis vezes maior do que a taxa de conversão de empresas do setor educacional que não investem.


Maior envolvimento nas redes sociais

Com o inbound marketing, você gera buzz para a sua marca e ganha mais engajamento e visibilidade em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e muito mais.


Maior eficiência nas campanhas de matrículas

Alunos bem informados respondem muito mais favoravelmente as tentativas de contato da equipe de matrículas. Isso se traduz em um funil de vendas mais eficiente, sem perda de leads resultante da tentativa de inscrever alunos antes que eles estejam prontos. 

Um funil de vendas é a representação visual da jornada do cliente, descrevendo o processo de vendas do momento em que ele toma conhecimento sobre a sua instituição de ensino até o momento da ação. O funil de vendas ilustra a ideia de que cada venda começa com um grande número de clientes em potencial e termina com um número muito menor de pessoas que fazem uma compra.


Menor custo por lead gerado

Uma estratégia de inbound marketing alinhada com suas metas educacionais reduz substancialmente o custo da geração de leads, aumentando o retorno do investimento em marketing digital.


Menor orçamento de marketing

Com o inbound marketing para instituições educacionais, você cria um processo de captação de alunos durante todo o ano. Constantemente, vemos as instituições aumentarem as matrículas e, ao mesmo tempo, reduzirem os custos — em alguns casos, até 60% do orçamento de marketing educacional.


Maior retorno do investimento

Quando o custo da captação de alunos diminui e a conversão aumenta sua instituição cresce enquanto economiza dinheiro, permitindo que você use esses recursos para outras atividades que são centrais para sua organização.


Melhora a retenção dos seus alunos

Os alunos querem um contato próximo com as instituições de ensino, uma situação comunicacional em que podem se conectar de maneira bidirecional para obter respostas personalizadas para perguntas, dúvidas e problemas. 

O inbound marketing cria a situação perfeita para que as instituições de ensino consigam leads qualificados e iniciem esse relacionamento próximo. A lealdade institucional começa com seu primeiro contato com um aluno. Se a jornada de matrícula do aluno incluir conteúdo de qualidade e reforçar que o aluno tomou uma boa decisão, as taxas de retenção aumentarão.


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