Inbound marketing: entenda sua função e vantagem

Dentro do Marketing Digital existem inúmeras estratégias para melhorar a visibilidade de uma marca e aumentar as vendas. Cada uma delas possui uma função e uma forma diferente de alcançar seu objetivo. Neste artigo, vamos falar do Inbound Marketing e mostrar quais são as vantagens e benefícios de utilizá-lo como estratégia em sua empresa.

O que é Inbound Marketing?

Trata-se de uma série de estratégias online, que tem como primeiro passo atrair os usuários. A segunda etapa é transformar esse tráfego em leads ou em consumidores finais de um determinado produto ou serviço.

É imprescindível que qualquer empreendedor conheça as técnicas do inbound marketing, afinal de contas, essa tem sido uma das principais ferramentas para divulgação de um produto.

Por que utilizar o Inbound Marketing?

Já está mais do que claro que o marketing tradicional tem dado lugar às estratégias digitais. No Marketing Digital, é preciso criar um relacionamento com o cliente e não apenas oferecer algo. 

O ideal é que se apresente um conteúdo de valor e só então mostre o que tem a oferecer. Justamente por isso, os especialistas em marketing, insistem que é necessário oferecer um conteúdo relevante e de qualidade.

Acreditamos que, uma das grandes vantagens do Inbound Marketing, é a segmentação do público a ser conquistado. Ele é composto por uma série de ações que visam atrair um determinado público, com isso, é possível segmentar esses indivíduos.

Isso é importante, pois assim fica mais fácil identificar quais são os leads que podem ser convertidos, além de facilitar a criação do funil de vendas. Dessa forma, a empresa economiza na aquisição de clientes, afinal, ela consegue atingir o público-alvo exato para seu negócio.

Devemos lembrar também que, o Inbound Marketing possui uma grande taxa de conversão. Muitas empresas têm apostado nisso ao invés de campanhas pagas, pois elas têm ficado cada vez mais caras.

Como ele funciona e quais suas funções?

Já deu para entender um pouco como funciona o Inbound Marketing e como ele pode ajudar a alavancar as vendas da sua empresa. Mas é preciso entender quais são suas ferramentas de trabalho e como elas podem dar um empurrão nas estratégias de um negócio.

De forma geral, o Inbound Marketing apresenta um conteúdo gratuito e com ele atrai um determinado público. Sendo assim, podemos dizer que o cliente vem até a marca.

Podemos dizer também, que a internet fez com que o público tenha mais controle a respeito do que quer ou não ter acesso. Afinal, estamos sendo bombardeados com conteúdo constantemente, seja através das redes sociais, e-mails ou por sites que acessamos.

As ferramentas

Para se tornar uma das estratégias mais utilizadas, o Inbound Marketing precisa de algumas ferramentas que tornam essa tarefa mais fácil.

Como já citamos, o Inbound Marketing oferece conteúdos de qualidade para atrair o público e ele pode ser oferecido de diversas formas.  Veja:

Mídias Sociais

As mídias sociais são amplamente utilizadas em todo o mundo e aqui no Brasil não poderia ser diferente. Uma empresa que queira se destacar precisa ter perfis nas redes sociais. O Facebook é a rede social mais utilizada do país e o Instagram é a que mais cresce.

O ideal é que a empresa utilize as mídias sociais como um complemento ao seu website, pois o conteúdo publicado nele pode ser expandido para as fanpages. Essa é uma forma muito efetiva de potencializar o alcance das publicações.

Blog

Podemos dizer que um blog é o primeiro passo para uma estratégia de Inbound Marketing ser bem feita. Através dele é possível oferecer um bom conteúdo e conseguir alcançar um público em qualquer parte do país. 

Algumas pessoas acreditam que os blogs são coisa do passado, mas esta visão está completamente equivocada, pois ao contrário do que se pensa, eles estão cada vez mais fortes.

É nesta fase que se identifica a persona a ser atingida com a campanha e podemos, assim, dar andamento às estratégias.

SEO

O Google considera que o conteúdo é a coisa mais importante na hora de ranquear os sites. É muito difícil encontrar alguém que não utilize o Google como mecanismo de busca, sendo assim, é de suma importância que o seu negócio tenha uma boa posição.

Para isso, é necessário que se faça um bom trabalho de otimização de conteúdo. Isso é feito através do SEO (Search Engine Optimization) e com ele é possível conseguir posições de destaque no Google. 

E-mail Marketing

Utilizar e-mails nas campanhas de marketing tem trazido bons resultados para diversas empresas. O e-mail marketing ajuda a criar e manter um relacionamento com o lead e abre a possibilidade de transformá-lo em um cliente efetivo. Isso gera mais resultados e consequentemente mais vendas. 

Mas não se deve confundi-lo com spam, pois o e-mail marketing visa enviar conteúdo de qualidade e que interesse a quem o recebe.

Além disso, em respeito ao público, as campanhas de e-mail marketing oferecem a oportunidade de que o lead cancele o seu recebimento. Em resumo, ele só continuará recebendo se tiver vontade e interesse nisso.

Landing Pages

Podemos dizer que a Landing Page é uma etapa de grande importância em toda estratégia. É ela que vai atrair os leads para que passem a receber o e-mail marketing.

É importante salientar que a Landing Page é uma única página e que possui elementos para criar essa atração junto ao visitante. Seu layout precisa ser cativante e com poucos elementos para que o usuário se sinta atraído para dar passos adiante.

Como vimos, o Inbound Marketing trabalha suas ferramentas de maneira integrada e isso faz com que suas ações sejam potencializadas e ganhem mais credibilidade perante o público-alvo.

É preciso entender que ele é composto de uma série de ações e ferramentas e que a criação de conteúdo é apenas uma parte dele.

Em resumo, o Inbound Marketing trabalha para conseguir a captação e conversão de leads, porém faz isso de forma muito estratégica. Seu objetivo não é conquistar isso de forma imediata.

Ele visa atrair o público interessado e criar um relacionamento com ele, seja através de um site, mídias sociais, blog ou até mesmo e-mail marketing. Seja qual for à estratégia, o resultado buscado é sempre o mesmo: aumentar as vendas e o alcance de forma segura e com qualidade. 

Esse tipo de pensamento é necessário para manter o público interessado no que a empresa tem a oferecer. Quanto mais qualidade mostrar, mais chances de conquistar e fidelizar esses possíveis clientes.

Gostou desse artigo? Para saber mais sobre esse e outros assuntos acesse o nosso site. Caso deseje assinar um plano de produção de conteúdo, fale conosco através do telefone 0800 750 5564.