Influenciadores digitais: o que fazem e como atuam?

O avanço da internet fez com que mudanças ocorressem em praticamente todas as áreas profissionais, inclusive com a criação de novos setores de atuação. Tudo isso se deu graças à possibilidade de que o trabalho de qualquer pessoa pode ser visualizado em qualquer parte do mundo.

Desta maneira, uma das principais profissões que surgiram com o avanço da internet é a de influenciadores digitais, ou seja, pessoas que, como o nome sugere, podem influenciar o seu público no meio online. Com isso, esses profissionais levam o seu público a conhecer e até mesmo comprar produtos, serviços ou simplesmente novas opções de mercado.

Os influenciadores digitais também possuem uma particularidade que os diferencia dos demais: a possibilidade de atuar em diferentes áreas de acordo com seus interesses ou conhecimentos. Isto significa que os influenciadores digitais podem concentrar seu trabalho em apenas uma especialidade, visando atingir um tipo específico de público-alvo.

Esta possibilidade de focar seu trabalho em apenas uma categoria de atuação faz com que existam influenciadores digitais em diferentes assuntos, como esportes, entretenimento, beleza, gastronomia, economia, entre outras possibilidades.

O grande sucesso de muitos influenciadores digitais fez com que surgisse também um público muito mais voltado para este tipo de conteúdo, consumindo informações e opiniões por meio do que é compartilhado por eles. Tal fato tornou esse segmento muito mais valorizado não apenas para profissionais autônomos, mas também para empresas e suas marcas.

Com um poder de visualização muito grande dos influenciadores digitais, é cada vez mais comum que empresas busquem associar suas marcas a estes profissionais. Seja por meio de conteúdo patrocinado, como críticas e avaliações de seus produtos, por exemplo, ou até mesmo com o patrocínio de alguns dos principais influenciadores digitais de seu ramo, com publicidades em seu conteúdo ou propagandas feitas por estes profissionais.


Como é feito o trabalho dos influenciadores digitais para atingir seu público?

Como citado anteriormente, o primeiro passo para que os influenciadores digitais possam realizar seu trabalho é a opção por uma determinada área de seu conhecimento e interesse, de forma que o seu conteúdo tenha um embasamento e o material seja realmente significativo e relevante para o público deste segmento, atraindo assim mais visualizações.

Além disso, é preciso que o influenciador digital tenha um bom conhecimento a respeito da área para a qual irá produzir seu conteúdo, buscando sempre se aprimorar neste segmento para que o material não seja apenas baseado em suas próprias opiniões, mas sim com uma boa fundamentação. Assim será muito mais fácil que um influenciador digital possa fazer seu conteúdo se sobressair em relação aos demais, atraindo a atenção do público.

Outro ponto importante para um influenciador digital é a definição de como irá realizar a sua atuação para levar seu conteúdo até o público-alvo. Esta escolha é essencial para o sucesso, pois, de acordo com cada tipo de público-alvo e segmento de atuação, diferentes canais e plataformas podem ser as melhores escolhas.

Confira, a seguir, quais as principais formas de atuação para levar seu conteúdo ao público podem ser boas opções para os influenciadores digitais:


Vídeos

Os principais meios de compartilhamento de conteúdo produzidos por influenciadores digitais são os vídeos, pois são muito mais fáceis de serem visualizados pelo público, além de ser mais agradável, unindo as informações transmitidas com o formato visual.

Desta forma, praticamente todos os influenciadores digitais possuem algum canal para compartilhamento de vídeos, sendo o YouTube a principal plataforma utilizada por eles.


Conteúdo escrito

Embora os influenciadores digitais possam estar muito relacionados com os vídeos e conteúdos audiovisuais, os textos ainda possuem uma força muito grande para os influenciadores digitais, uma vez que grande parte do público busca por posts e informações que sejam compartilhadas desta forma.

Assim, os blogs são, ainda, uma força muito grande para que se possa haver uma atuação de influência digital. 

Porém, nos blogs e páginas da internet que optam por compartilhar conteúdo escrito, é necessário que haja um trabalho muito maior de divulgação, além de fontes confiáveis a respeito das informações compartilhadas em seu conteúdo, de forma que se possa tornar este material atrativo ao público.


Imagens

As imagens também são muito importantes para os influenciadores digitais, uma vez que grande parte de seu público é composto por seguidores que visualizam muito conteúdo de forma rápida. Ao optar pelo conteúdo em formato de imagens, um influenciador digital pode tornar seu conteúdo muito melhor para seu público, fazendo com que seja facilmente visualizado e compreendido por seus seguidores.

Influenciadores digitais de alguns segmentos específicos, como os que tratam de assuntos como maquiagem e beleza, por exemplo, também têm as imagens como uma ferramenta importante para levar seu trabalho ao público.

Neste caso, o Instagram é uma ferramenta essencial para os influenciadores digitais, pois é a principal plataforma de compartilhamento de imagens da internet, onde podem atingir muitas pessoas de forma rápida e eficiente.


Redes sociais

Embora possam concentrar o seu trabalho em um determinado formato e utilizar a plataforma que melhor se encaixe, é essencial que os influenciadores digitais tenham contas nas principais redes sociais, pois é nestas plataformas que seu conteúdo pode ser compartilhado, e atingir um número ainda maior de pessoas.

Redes sociais como Facebook e Twitter, além das já citadas Instagram e YouTube, permitem um contato bastante direto dos influenciadores digitais com seu público, além de ampliar seu alcance.

Além disso, a presença nestas redes sociais auxilia os influenciadores digitais a se tornarem mais conhecidos, fazendo com que seu trabalho seja reconhecido como uma marca, a qual será associada a todo seu trabalho.

Agora que você já sabe mais sobre o que fazem os influenciadores digitais e como é feita a sua atuação para chegar até o público de forma mais ampla, será possível colocar seu conhecimento em prática, produzindo conteúdo para a internet ou mesmo associando seus produtos e serviços a influenciadores que estejam relacionados à sua área de atuação.


Para contar sempre com o melhor conteúdo para suas páginas, redes sociais e até mesmo começar a ser um influenciador digital, entre em contato com a RedaWeb pelo site, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os diferentes planos de produção de conteúdo disponíveis!