Blog Investir em inboud marketing gera resultados eficientes?

Investir em inboud marketing gera resultados eficientes?

inboud marketing gera resultados eficientes
O Inbound Marketing tem sido uma estratégia altamente adotada por muitas empresas em todo o Brasil e de todos os portes: das microempresas às grandes companhias de capital internacional. Tanto investimento, pesquisa, trabalho e constante renovação consolidam os eficientes resultados que o Inbound pode trazer para qualquer negócio, especialmente em tempos de advento do ambiente online. Vem conhecer um pouco mais do Inbound Marketing e como ele ajuda o empreendimento a dar passos mais largos!

O que é Inbound Marketing 


O Inbound Marketing tem como princípio a atração do público à sua marca. O público precisa se sentir espontaneamente atraído pela marca, seus negócios e suas propostas de valor, e não apenas sentir vontade de adquirir um produto e serviço porque está barato ou é bem anunciado. Com isso, o Inbound busca estabelecer uma relação mais duradoura entre cliente e empresa.

Fidelização à empresa é outra das chaves do sucesso trazido pelo Inbound Marketing 


De quais ferramentas o Inbound se vale para conseguir trazer tantos resultados expressivos para a sua empresa? Nos próximos itens você conhecerá um pouco mais sobre cada um dos três principais instrumentos de atuação utilizados nas estratégias de Inbound Marketing: SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.

SEO 


SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Pesquisa, como tradução. Esses termos são estranhos para você? Pois essa estratégia ajuda a posicionar uma marca ou os conteúdos de sua empresa em resultados de busca de forma muito mais evidente, ou seja, na primeira página e nos primeiros links, sem que seja necessário anunciar, isso quer dizer, de forma orgânica.

Pesquisas têm mostrado que a maioria esmagadora dos consumidores “dá um Google” antes de comprar, e que a maior parte desses sequer rola a página do resultado das buscas para baixo: ele clica em um dos três primeiros links. 

No Brasil, em que a maioria da população já tem acesso à internet, a visibilidade nas ferramentas de pesquisa representa oportunidades de negócio que não podem ser desperdiçadas em hipótese alguma. 

E como isso é possível? Na verdade, o Google e outras ferramentas de pesquisa hierarquizam seus resultados através da qualidade do conteúdo que as marcas oferecem ao consumidor. Por isso, o “motor” de pesquisa, que nada mais é do que um software cheio de algoritmos, tem alguns critérios para ranquear as páginas.

O que o SEO faz é conhecer intimamente esses critérios e aplicar todas as mudanças necessárias ao conteúdo de sua página para que ela se torne mais amigável ao motor de pesquisa. Isso diz respeito ao tamanho, ao uso de links, fotos, vídeos, número de páginas, entre outros fatores.

É possível comprar o seu posicionamento no Google com Adwords, mas os resultados orgânicos têm muito mais credibilidade e acesso do que os resultados pagos, segundo levantamentos.

 Marketing de Conteúdo 


O Marketing de Conteúdo é outra das maneiras muito eficientes pelas quais o Inbound ataca e alcança seu público alvo com resultados bastante expressivos. Na verdade, essa é uma das técnicas mais nobres do Marketing, pois entrega muito ao consumidor, esperando que ele se torne fidelizado e um cliente cativo.

A ideia dessa estratégia está em oferecer conteúdo de qualidade e relevância para o consumidor de seu público-alvo. Um conteúdo que ele realmente vá usar, ou pelo menos se interessar em saber do que se trata por interesse espontâneo.

Ao combinar a ideia com essa troca de interesses é que o consumidor adquira empatia e credibilidade em relação à empresa que divulga o conteúdo gratuitamente. Mas, para além disso, o conteúdo também pode ser usado para educar o mercado – em caso de empresas com modelo de negócio muito inovador – ou ainda para gerar engajamento em relação à marca. Tudo isso é possível com o oferecimento constante e regular de conteúdo multimídia diverso e moderno, que atenda às expectativas dos consumidores. 

Essa estratégia pode ser aplicada através da manutenção de um blog com textos, fotos, vídeos e áudios com instrução, curiosidades, entre outros conteúdos. É possível ainda fazer landing pages para oferecer seus produtos e serviços de forma multimídia ou ainda promover webinars com treinamentos e tutoriais. Tudo isso atrai o público e o acostuma com os valores e a identidade da marca de sua empresa. Por isso, vale muito a pena investir!


Redes Sociais 


Vivemos um tempo de explosão do poder das redes sociais! Elas nunca faturaram tanto e, ao mesmo tempo, nunca tiveram tanta influência sobre o mercado e as informações que interferem nas decisões de compra dos consumidores. Por isso, em um contexto atual não se pode ficar de fora das redes sociais. 

A geração de conteúdo para as redes sociais exige cuidados especiais e uma linguagem específica que, ao mesmo tempo, converse com a identidade da empresa, com as técnicas típicas de mídias sociais e também com os interesses do público-alvo. Por isso, antes mesmo que uma empresa saia por aí postando qualquer coisa, ela precisa de planejamento e muita reflexão sobre como as redes sociais devem servir aos interesses do negócio.

Há redes sociais que se encaixam mais com diferentes modelos de negócio. O Facebook é mais genérico, “pau pra toda obra”. O Instagram é perfeito para marcas que vendem produtos bonitos, cuja aparência é um diferencial. O Twitter é ótimo para clientes que precisam de informações pontuais, rápidas e precisas para tomar suas decisões, enquanto o LinkedIn, que começa a ganhar destaque nesse cenário a nível nacional, é mais voltado para o setor B2B e demais agentes do mercado.

As redes sociais permitem ainda que a sua marca converse diretamente com o consumidor, com comentários instantâneos, curtidas, compartilhamentos e até mesmo mensagens diretas, ao que depender das estratégias de comunicação do empreendimento. É um verdadeiro diferencial para consumidores que estão cada vez mais dinâmicos, exigentes e que querem ficar em contato constante com as marcas dos produtos e serviços que utilizam.


Conclusão 


Inbound Marketing é uma ótima ferramenta para a sua empresa, mesmo que ela ainda seja um pequeno negócio! Não será necessário gastar uma fortuna em investimentos e, além disso, os resultados são muito expressivos. Não deixe de saber mais sobre essas estratégias e acesse o site www.redaweb.com.br. Se você deseja obter um plano de produção de conteúdo para a sua empresa, pode ligar também para o telefone 0800 750 5564. Assine e veja sua empresa crescer! 

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