LinkedIn: conheça o espaço para o marketing da sua empresa

O Linkedln é a mais famosa rede social com viés profissional do mundo, que vem crescendo a cada ano em número de usuários, empresas conectadas e disponibilidade de ferramentas para ajudar a incrementar os negócios. Bem distante de seu caminho inicial em que era usada como base de currículos, hoje a rede é essencial para o networking.

As empresas vêm descobrindo no Linkedln uma ótima oportunidade para o marketing, tanto para pequeno quanto de grande porte. Mas, ao contrário das outras redes sociais, ele apresenta um código comportamental e de marketing próprio, o que requer um conhecimento específico para utilizar amplamente as capacitações da rede.


Redes sociais horizontais e verticais para o marketing 

O primeiro passo para iniciar o marketing no Linkedln é saber a diferença sobre redes sociais verticais e horizontais. Essas estruturas servem para entender as características de cada uma e de seu público, cuja análise é fundamental para identificar o público-alvo e preparar um planejamento adequado para chegar até ele.

As redes sociais horizontais são as mais comuns e também genéricas. Elas se propõem a criar um espaço digital positivo para a comunicação e interação entre as pessoas por meio de engajamentos nos conteúdos publicados como compartilhamentos, curtidas e comentários. A horizontalidade é definida pela ampla movimentação desses conteúdos, já que os acessos entre os membros são ilimitados e os bloqueios de comunicação são criados pelos próprios usuários, a partir de uma lista de configurações que pode restringir o acesso.

Outro ponto importante de uma rede horizontal é a forma como a lucratividade ocorre. Alimentada pelo crescimento da quantidade base de usuários, por meio de Page Views que proporcionam aos anunciantes uma grande possibilidade de abrangência, é indicada para quem deseja um marketing mais amplo e pouco segmentado. O Facebook é a rede social mais significativa desse tipo de estrutura.

Já as redes sociais verticais, representadas pelo Linkedln, tratam de temas específicos e por isso atraem um público mais restrito. A sua verticalidade é identificada pela profundidade com que abordam esses temas, proporcionando um maior engajamento de sua base de usuários. Há estímulo para a formação de grupos e fóruns de debates, que ajudam a aumentar a fidelização dos usuários, no entanto as redes apresentam uma maior restrição de acesso aos seus conteúdos.

Por ser mais segmentada, esse tipo de rede é bastante atraente para os negócios. A criação de conteúdos focados em comum entre ela e seu público-alvo tende a ser bastante eficaz em estratégias de marketing ao atrair a atenção do usuário e criar engajamentos.  

As empresas estão sendo conquistadas por essa estrutura vertical do Linkedln, uma rede já consolidada entre seu público. Por meio de sua segmentação, elas podem criar anúncios e conteúdos que intensificam sua autoridade no mercado e ajudam a conquistar melhor posicionamento.

Ciente das diferenças entre redes horizontais e verticais, para começar o marketing no Linkedln é preciso conhecer suas ferramentas e como elas funcionam com seu público. É preciso se manter dentro dos limites criados pela cultura dessa rede, para fazer a marca não se perder dentro dela.


Ferramentas de marketing do Linkedln

Apresentar uma marca para pessoas que não a conhecem, não se interessam e nem a compreendem como algo necessário em sua vida é gastar investimento à toa e ainda com a possibilidade de desgastar sua reputação. Sendo assim, antes de colocar o marketing em prática é preciso uma boa pesquisa para encontrar onde está o seu público-alvo, a quem a marca se destina.

Independente da estratégia definida, é necessário ser o mais preciso possível na escolha do ambiente onde ela será utilizada. As redes sociais apresentam muitas diferenças e o Linkedln é visto hoje como uma alternativa mais sofisticada de atingir a um público ainda mais segmentado do que o proporcionado pelas outras.

Esse público tão específico que pode ser encontrado no Linkedln é essencial para uma boa parte das empresas, que não se encaixam entre as outras de perfil mais abrangente.

O Linkedln vem sendo usado pelas empresas de modo a potencializar suas vendas e valorização da marca. Em recente pesquisa da Social Media Trends, 47,7% das empresas estão no Linkedln e 70% dos usuários de redes sociais também possuem um perfil ali. Mas como a rede não tem uma estrutura nem perfil de usuários semelhantes às redes mais populares, é preciso conhecer as possibilidades para se fazer marketing no Linkedln.

Mais do que uma ferramenta de recrutamento de novos profissionais, o Linkedln oferece um espaço bastante estratégico para estabelecer uma boa relação com seu público e parceiros, valorizando sua reputação na sociedade. Como levar uma marca ao seu público-alvo requer investimentos assertivos, o Linkedln pode trazer o retorno desejado em menos tempo do que esperado, desde que utilize suas ferramentas adequadas ao marketing. Listamos a seguir os passos para o marketing no Lindkedln.

  1. As Company Pages são os ambientes mais propícios para incluir a marca no Linkedln. É possível criar uma página, semelhante à do Facebook, incluindo uma apresentação com informações gerais da empresa e da marca. Nela também são disponibilizadas as vagas para emprego e links que podem levar a outros conteúdos e sites.
  2. A rede recentemente implantou o Showcase Page, ferramenta mais completa para levar até extensões da Company Page. Por meio delas é possível destacar melhor os produtos a serem apresentados. Nesse espaço é possível incluir postagens de conteúdos dinâmicos e atraentes, que ajudam a expandir o relacionamento com os usuários.
  3. O Linkedln Ads possui algumas ferramentas semelhantes ao do Facebook Ads, com a criação de anúncios pagos na rede social. Há itens para melhor segmentação, mais voltados para o marketing de display. É uma ótima função para empresas que têm dificuldade em encontrar um público mais específico em redes sociais horizontais, oferecendo sua mensagem publicitária bastante direcionada.
  4. O Marketing de Relacionamento do Linkedln ajuda a criar laços mais sólidos de relacionamentos, ao construir uma rede sólida de contato por meio das conexões apresentadas. Embora o contato seja menos intenso que uma rede social mais abrangente, as atualizações feitas na Company Page e Showcase Page são bastante eficazes em grupos relacionados e fóruns de discussão. O fundamental é que cada conteúdo criado seja altamente relevante e agregador, tornando-o sempre uma oportunidade de negócios.

O Linkedln é a rede social voltada para o profissional mais popular do mundo. Com o seu crescimento anual, vem ampliando suas funcionalidades e atraindo empresas de todos os tipos, inclusive multinacionais. Saiba mais acessando o site da RedaWeb ou entre em contato por meio do 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo.