Blog Lojas de informática – dicas para marketing digital

Lojas de informática – dicas para marketing digital

Lojas de informática – dicas para marketing digital

Nos últimos anos, a evolução tecnológica fez o setor de informática se aquecer, consideravelmente. A demanda por produtos tecnológicos impulsionou as vendas das lojas de informática que, acompanhando as tendências virtuais, teve que impulsionar seu Marketing Digital, para se manterem competitivas em meio à concorrência.

A venda de produtos de informática cresceu, ao mesmo tempo que a concorrência, principalmente de e-commerces e marketplaces do setor, aumentou. Por isso, o empreendedor precisa desenvolver em suas estratégias pontos importantes para se destacar, em meio ao mar de opções para os consumidores. Entre elas está investir em ferramentas do Marketing Digital. 

Ao unir a estratégia de Marketing Digital à gestão administrativa da loja de informática, a mesma consegue atingir excelentes resultados de vendas, de retenção de clientes e financeiros.  Mesmo que a loja seja apenas física e não venda online, por meio de e-commerce e marketplace, divulgá-la nas redes é de suma importância. 

Confira agora algumas dicas de Marketing Digital para você aplicar em sua loja de informática!

Estude o seu público-alvo

Mesmo sendo um nicho específico de tecnologia, cada loja possui o seu próprio público e persona. Isso porque essa definição pode variar de acordo com a localização física da loja ou, se for um e-commerce: 

  • Produtos que são vendidos; 
  • Especialidade de vendas; 
  • Atendimento; 
  • Preço; 
  • Entre outros detalhes que podem influenciar.

Ter uma boa estratégia de Marketing Digital só é possível quando a empresa sabe para quem ela está se dirigindo, ou seja, para quem está sendo dirigida a mensagem. Para isso, o ideal é elaborar personas do seu negócio, que são os perfis de clientes ideais que compram na sua loja.

Algumas informações podem ajudá-lo a montar esses perfis, como: 

  • Idade; 
  • Sexo; 
  • Profissão; 
  • Hobbies; 
  • Interesses; 
  • Classe social; 
  • Entre outras. 

Com elas, a empresa consegue definir qual a melhor abordagem a ser tomada no Marketing Digital, qual a linguagem ideal para aquele público, quais assuntos eles poderiam se interessar, entre outros detalhes de segmentação. Por isso, dizemos que esse é o primeiro passo.

Invista em canais de comunicação

Nos dias de hoje, o ambiente virtual tornou-se bastante vasto e com diversas opções para as empresas atuarem e divulgarem seus serviços ou produtos. Um plano de Marketing prioriza essa divulgação em diversos canais virtuais, como redes sociais, blog e site da empresa.

Se a sua loja de informática é um e-commerce, faça uma linkagem em seu site para um blog sobre informática, por exemplo, divulgando conteúdos que levem diretamente para uma ação principal, que pode ser a compra de um produto da sua loja virtual, por exemplo. 

Em paralelo, crie uma página da sua loja nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo. Redes sociais têm se tornado uma excelente estratégia para as empresas, tanto em conversão como em reforço da marca. 

Por meio de conteúdos bem elaborados, sejam em texto, imagem ou vídeo, e uma boa divulgação da sua página, o público consegue conhecer a sua loja, se interessar pelos produtos e procurá-la para comprar, seja no e-commerce ou na loja física.

O ideal é que se mostre ao máximo os serviços e produtos que a sua empresa oferece. No caso de uma loja de informática, tire fotos em alta qualidade dos aparelhos vendidos em sua loja para demonstrar em suas redes. Isso ajuda a gerar interesse, permite comparações com a concorrência e promove o engajamento e conversão.

Além disso, a multiplicidade de canais permite que a sua loja dê um suporte mais completo ao seu cliente. Se a loja for física, o cliente poderá tirar dúvidas pelo site e por meio do chat das suas redes sociais. Isso facilita reter o cliente e na sua resolução de problemas.

Invista em SEO para seus conteúdos

Uma das principais ferramentas do Marketing Digital, sem dúvidas, são as técnicas SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Usar palavras-chave ao longo do texto, heading tags, Call to Action (CTA), linkagens internas e externas, entre outras técnicas podem ajudar no ranqueamento dos seus conteúdos, melhorando o posicionamento destes nas páginas de busca. 

Isso ajuda você a se destacar em meio aos concorrentes. Você pode usar o SEO para artigos, textos para apresentar vídeos e fotos, para anúncios pagos e descrição de produtos na loja virtual.

Para saber quais as melhores palavras-chave para trabalhar ao longo do seu texto, é preciso investir algumas horas em pesquisa. Atualmente, temos em mãos algumas plataformas que dão esses insights para direcionar sua campanha de Marketing Digital, como o Google Ads, por exemplo. 

Ele ajuda a encontrar as palavras-chave certas para usar nos seus anúncios do Google Ads, através do seu planejador de palavras-chave. O sistema funciona filtrando as principais buscas de acordo com o seu nicho de publicação, proporcionando resultados sobre as melhores palavras-chave para trabalhar em seus conteúdos. Isso ajuda a ter um bom posicionamento no Google quando alguém busca por termos relacionados ao seu negócio, sendo uma das formas mais efetivas de se destacar perante a concorrência e realizar mais vendas pela internet. 

Aposte em anúncios pagos

Com a plataforma de Facebook Ads e Instagram Ads, a sua loja de informática pode se promover ainda mais com publicações impulsionadas, ou seja, anúncios pagos. Esses anúncios podem ser tanto dos seus produtos, de uma promoção, de um lançamento, entre outros. 

Para a loja de informática que está com o orçamento baixo e precisa alavancar as vendas, essa estratégia é muito recomendada. Ao fazer uma publicação em sua página no Facebook e patrocinar, você aumenta muito suas possibilidades de conversão. Isso é possível porque essas plataformas permitem que o usuário segmente, de várias maneiras, quem visualiza seu post, fazendo com que os anúncios apareçam para consumidores que realmente já tem interesse nos produtos. 

Além disso, você tem um grande campo para escrever, dar detalhes dos produtos, usar emojis, CTAs, entre outras formas de engajamento.

Pratique o Inbound Marketing

O Inbound Marketing também pode ser uma excelente maneira de conquistar mais clientes e vendas para sua loja de informática. Trata-se de uma concepção do Marketing focada em atrair, converter e encantar clientes, por meio de conteúdos direcionados para cada etapa do caminho de vendas, ou seja, a jornada do cliente, que os leads estejam.

Para isso, essa estratégia segue o conceito que chamamos de funil de vendas. Cada etapa do funil tem uma função no processo de decisão do cliente e, portanto, na estratégia de Marketing da sua empresa. Assim, a sua empresa pode criar conteúdos apropriados para cada etapa da jornada, levando o consumidor à ação final: de compra.

Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.

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