Lojas de móveis e decoração: supere as altas demandas com o marketing digital

Conseguir captar novos clientes e aumentar o volume de vendas é o que todo lojista deseja, não é mesmo? Independentemente do ramo de atuação e do porte da empresa, tornou-se essencial achar maneiras inovadoras para alcançar esses objetivos e manter-se competitivo no mercado. Para isso, investir na presença digital da sua marca é a melhor opção.

As lojas de móveis e decoração são um exemplo dessa inserção. Cada vez mais as lojas desse setor têm migrado suas ações de marketing para o digital, divulgando por meio de sites, blogs, redes sociais e e-mail marketing. Essas são ferramentas que, apesar de parecerem simples em comparação com o marketing e publicidade tradicionais, têm gerado um bom retorno para as empresas.

Foi preciso também adequar-se com o passar dos anos ao novo padrão de comportamento do consumidor, que passou a fazer tudo pelo smartphone, desde a pesquisa por um imóvel até a compra de itens. Ninguém mais dispõe de tempo suficiente para ir até uma loja de móveis toda vez que quiser procurar algum móvel para decorar seus ambientes. 

Além disso, o consumidor está cada vez mais informado e, consequente, mais exigente. Nesse cenário, o lojista se viu obrigado a acompanhar as tendências digitais, passando a apostar no marketing digital como forma de inserir ou reforçar sua presença na web, divulgar seus lançamentos, promoções e atrair mais clientes.

Vantagens do marketing digital para sua loja de móveis

O marketing digital pode ser direcionado para qualquer tipo de negócio e para o de decoração e móveis não seria diferente. Por ser um setor bastante visual, contar com estratégias que divulguem e reforcem a imagem da empresa e seus produtos tem sido essencial. 

Existem inúmeras vantagens quanto à implementação do marketing digital em seu empreendimento de móveis. Confira os principais:

Segmentação

Um dos maiores benefícios do marketing digital, sem dúvidas, é a segmentação. As ferramentas digitais como redes sociais, por exemplo, fornecem métricas relevantes para compreender o seu público-alvo e persona e, assim, direcionar sua estratégia para os leads certos.

Com o marketing digital, a sua loja de móveis e decoração consegue saber com exatidão quantas pessoas visitaram suas páginas e quais foram os assuntos ou produtos mais clicados, por exemplo. Trata-se de uma oportunidade única de entendimento das ações de marketing e de seus impactos.

Por intermédio de dados como esse, a empresa é capaz de desenvolver ações estratégicas para atrair mais clientes, uma vez que sabe o que mais o interessa, economizando assim dinheiro e aumentando o retorno.

Estreita a relação com o público

As redes sociais estreitaram a relação entre empresas e consumidores, e servem como mais um canal de atendimento para sua loja. Ainda que haja algumas pessoas que prefiram ligações telefônicas, envios de e-mail e até mesmo visitar a loja pessoalmente para conhecer os móveis, os chats podem atender o cliente esclarecendo suas dúvidas e agilizando o processo de compra de forma dinâmica.

Aumenta a exposição dos produtos

Como a sua marca vai estar exposta a um público muito maior, ter a possibilidade de divulgar os seus produtos na internet é uma excelente estratégia de atração e vendas. Existem diversas ferramentas nas redes sociais, sites e blogs que permitem criar galerias interativas para divulgar os seus imóveis de maneira atraente, levando para uma página de contato para saber mais sobre o imóvel.

Promove maior Retorno Sobre Investimento

O famoso ROI, também chamado taxa de retorno, taxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido. 

Como o marketing digital depende de pouco investimento para ser aplicado, o retorno é bastante positivo, principalmente no longo prazo.

Amplia a produção de conteúdo

Nas redes sociais, blogs e sites é possível incluir conteúdos atrativos que vendam a sua marca de maneira atrativa, seja por vídeo, foto ou texto. Levando em consideração os dados de segmentação, é possível criar conteúdos inteligentes, que realmente sejam interessantes e úteis para seu público-alvo.

É possível, ainda, contar com técnicas de otimização que garantam um bom posicionamento nas páginas de busca, como SEO - Search Engine Optimization. Além disso, a sua loja de móveis pode investir em anúncios pagos nas redes com conteúdos que levem o consumidor a uma página de ação, como uma página de vendas dos móveis ou uma página de contato, por exemplo.

Confira agora algumas dicas para implementar ou incrementar o marketing digital da sua loja de móveis e decoração:

Invista em multiplataformas

Atualmente, temos à disposição diversas plataformas para postar e divulgar os seus conteúdos. O marketing digital é capaz de explorar várias delas, como o e-mail marketing, por exemplo. Essa é uma das ferramentas mais usadas pelo marketing digital para se aproximar dos leads. Com ele, a sua loja pode divulgar novos móveis, promoções entre outras novidades, de acordo com o perfil de cada lead.

As redes sociais também devem ser exploradas, como Facebook e Instagram. Em ambas, é possível investir em imagens, vídeos e textos para “falar” com o seu consumidor e atraí-los para uma venda. Por meio delas, a empresa pode melhorar seu alcance, engajamento, relacionamento, autoridade de marca entre outros resultados positivos.

Além disso, as redes sociais podem servir como mais uma opção de canal de atendimento. Isso facilita e expande ainda mais as possibilidades de atuação dos seus vendedores, além de agilizar a vida do lead. A mensuração de resultados nas mídias sociais também facilita o seu negócio a monitorar as reações do público para otimizar ações.

Invista em Mídia de Performance

Com as redes sociais e o próprio Google, agora é possível elaborar anúncios pagos para aumentar a visibilidade, divulgação e conversão da sua página. Você pode adicionar fotos, vídeos e textos curtos que atraiam o consumidor e levem os leads para a sua página.

Invista em Marketing de Conteúdo

Como já mencionamos, o conteúdo é muito relevante para a estratégia de marketing digital. A produção de conteúdos úteis auxilia o seu público durante sua jornada de compra, sanando suas dúvidas e ajudando com o processo de decisão.

Para entender a importância desse investimento, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads para as empresas.

Invista em Inbound Marketing

A estrutura e as etapas do Inbound Marketing auxiliam na jornada do consumidor e impulsionam resultados. Trata-se de um conjunto de medidas estratégicas com o objetivo de atrair o perfil de cliente ideal de uma maneira intuitiva e automatizada. O Inbound baseia-se no funil de vendas que, nada mais é do que o caminho que o lead percorre para chegar até a ação final: a venda. 

A partir de conteúdos otimizados para cada estágio do funil, a sua loja de móveis poderá entregar exatamente o que o lead procura, no momento certo, agilizando ainda mais o processo de decisão.

Conte com a gente para otimizar o seu conteúdo. Acesse nosso site ou ligue para 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.