Marketing de conteúdo? Os clientes também precisam saber do que se trata

É fato que muitos de nossos clientes não têm muita ideia do que seja marketing de conteúdo. Alguns acreditam que essa estratégia se resume em produzir e publicar conteúdo. Outros, que o marketing de conteúdo é a mesma coisa que marketing digital, o que é um erro, no que diz respeito à abordagem e conceitos. Muitas são as dúvidas.

Cientes disso, montamos este artigo para apresentar tudo o que você precisa saber a respeito do marketing de conteúdo, como o que é, funções estratégicas, técnicas utilizadas, vantagens e por que a sua empresa precisa contar com essa estratégia nos dias atuais. Tê-la como estratégia se tornou um fator indispensável para o desenvolvimento do seu negócio. Confira! 

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como principal objetivo criar, publicar e promover conteúdos personalizados, ou seja, de acordo com os interesses de uma empresa, em ambientes como redes sociais online (Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin, etc.), sites e blogs. 

O conteúdo a ser criado, publicado e promovido deve ser entendido não apenas como texto, que é um dos formatos disponíveis atualmente, mas também como vídeo, imagem, infografia ou qualquer outro formato que possibilite a uma marca agregar valor aos seus produtos e serviços, bem como desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes. 

Para os especialistas em marketing de conteúdo, o conteúdo, desde que produzido com qualidade, relevância e de acordo com os interesses do público a que se destina, é capaz de gerar autoridade para uma empresa em relação ao seu nicho de atuação, bem como de educar o seu público de interesse.

Principais funções estratégicas que o marketing de conteúdo desempenha

No âmbito de uma estratégia de marketing, o conteúdo pode desempenhar diversas funções, as quais devem ser selecionadas conforme os interesses da marca. A seguir, conheças as principais: 

A função de educar do marketing de conteúdo

Um conteúdo pode educar quando, por exemplo, ensina como utilizar melhor um produto ou serviço de uma marca. 

Atua também dessa maneira quando fornece dicas sobre como aumentar a sua eficiência e produtividade a partir da aplicação da solução comercializada. 

Além disso, amplia os conhecimentos do cliente ou potencial consumidor com relação aos seus produtos e serviços, bem como sobre temas que dialogam com eles.

A função corporativa/institucional do marketing de conteúdo

A partir dele, pode-se apresentar melhor e de maneira encantadora a história de uma marca, enfatizando os principais avanços que ela conquistou. 

Também pode apresentar seus objetivos, missão, filosofia e valores de maneira mais envolvente, fortalecendo assim o seu lado institucional. 

Com isso, o marketing de conteúdo agrega valor à sua marca, melhorando a forma como os clientes e potenciais clientes a observam. 

A função comercial do marketing de conteúdo 

Um conteúdo pode assumir um caráter educativo, mas também comercial e, nesse sentido, podemos dizer que o marketing de conteúdo pode ajudar. 

Um conteúdo pode ser criado, por exemplo, de maneira a fazer com que o cliente veja o produto ou serviço da empresa como a solução que ele precisa para resolver o problema que está enfrentando. Com isso, o marketing de conteúdo enfatiza o lado comercial da empresa e pode ajudar a melhorar as vendas. 

Técnicas utilizadas no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo conta com diversas ferramentas ou técnicas que contribuem para que tal estratégia alcance os seus objetivos com maior agilidade. São, na verdade, técnicas que dão maior visibilidade ao conteúdo criado e divulgado. Conheça as principais: 

Uso de palavras-chave

No conteúdo, são selecionadas e reproduzidas palavras-chave que tenham relação com os interesses da marca e que sejam de utilização frequente dos seus potenciais clientes nos sistemas de buscas, como o Google. 

Uso de técnicas de SEO (otimizadores de buscas)

As técnicas de SEO, otimizadores de buscas, são fundamentais para tornar o conteúdo mais atrativo para os robôs do Google e, assim, garantir que ele alcance uma melhor visibilidade. Algumas técnicas de SEO são, por exemplo, a adoção de heading tags (h1, h2, h3, etc.). Essas são tags que melhoram a organização de um conteúdo e facilitam o processo de ranqueamento pelo Google. 

Texto + imagem ou vídeo

Busca-se fornecer um conteúdo completo. Para isso, faz-se uso tanto de texto como de qualquer outra mídia que possa facilitar e efetivar a leitura, como por exemplo, imagem, vídeo e podcast. 

Criação de blog

Cria-se um blog com um domínio atraente para garantir a divulgação e a promoção do conteúdo.

Uso de CTA (chamada para ação)

CTA’s são chamadas para ação usadas no marketing de conteúdo para estimular o leitor/consumidor a tomar uma decisão ou atitude no sentido de satisfazer os interesses da marca, como por exemplo, comprar um produto ou serviço ou visitar o blog e ler mais conteúdos. 

Utilização de linking building

Temos também como técnica de marketing de conteúdo a utilização de linking building, que nada mais são do que hiperlinks colocados no conteúdo para levar o leitor a ter uma compreensão melhor acerca do assunto abordado. 

Podem ser colocados no conteúdo tanto links internos (artigos do próprio blog da empresa) como externos (estudos, pesquisas, artigos de opinião, etc.). 

Vantagens do marketing de conteúdo

Como vimos, o marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa no âmbito digital. Veja as principais vantagens: 

  • Agrega valor aos produtos e aos serviços de uma marca;
  • Pode contribuir para fortalecer a imagem de uma empresa em seu âmbito de atuação; 
  • Melhora o relacionamento com os clientes; 
  • Aumenta o número de clientes; 
  • Educa o público de interesse; 
  • Aumenta a autoridade na web e precisamente no segmento de atuação; 
  • Melhora a posição do site nos mecanismos de pesquisas, a exemplo do Google, que é um dos mais utilizados no Brasil;
  • Pode contribuir, de maneira geral, para o alcance dos objetivos globais de uma marca. 

O marketing de conteúdo se coloca no mercado como uma solução indispensável para a marca que deseja se desenvolver no âmbito da web. É uma estratégia, como se pode visualizar, que pode melhorar a forma como uma empresa apresenta os seus produtos, serviços, filosofia e valores para o mercado. 

Mais do que isso, na verdade, é uma estratégia que pode ajudar uma marca a educar os seus clientes e criar com eles um ótimo relacionamento, de proveito para ambas as partes. 

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