Marketing imobiliário: supere os anúncios de jornais e invista no digital

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem crescido consideravelmente, por conta de fatores que têm impactado positivamente no setor como: 

  • Queda na inflação; 
  • Facilitação ao crédito para financiamentos imobiliários; 
  • Investimento em Fundos Imobiliários; 
  • Ampliação de programas de incentivo do Governo.

Além disso, a premissa da maioria das pessoas de que comprar um imóvel é o investimento mais seguro nos dias de hoje só aumenta a demanda por casas, apartamentos e até mesmo terrenos.

Acompanhando esse crescimento, a inovação também tem movimentado o setor imobiliário. Cada vez mais os consumidores fazem tudo pelo smartphone, desde a pesquisa por um imóvel até o agendamento de uma visita junto ao corretor. 

Ninguém mais dispõe de tempo suficiente para ir até uma imobiliária toda vez que quiser procurar um imóvel. Nesse cenário, o setor se viu obrigado a acompanhar as tendências digitais e o novo comportamento do consumidor. 

Para isso, imobiliárias e construtoras passaram a apostar no Marketing Digital como forma de: 

  • Inserir ou reforçar suas presenças na web; 
  • Divulgar seus lançamentos, promoções; 
  • Atrair mais clientes.

Consequentemente, a maior demanda e a possibilidade de inovar na web aumentaram também a concorrência, o que reforça a ideia de que é preciso cada vez mais encontrar uma forma de se diferenciar. 

O que é o Marketing Digital Imobiliário?

O Marketing Digital por si só é uma ferramenta estratégica importante para compreender o que os seus clientes desejam e precisam, a fim de criar uma experiência de compra ainda mais assertiva e engajadora.

Através do Marketing Digital, o setor imobiliário poderá compreender quais tipos de publicação os seus clientes mais gostam, quais empreendimentos mais se interessam, o que mais buscam em sua página, entre outros insights relevantes para sua estratégia. 

Além disso, o Marketing Digital também é uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público, engajando-o ainda mais.

Por isso, podemos afirmar que priorizar esse tipo de trabalho em sua imobiliária ou construtora é fundamental para o crescimento do negócio. É um processo moroso, que envolve pequenos processos diários, mas que apresenta resultados tanto a curto quanto a longo prazo.

Por que o Marketing Digital é importante para o setor?

Apesar de ser um setor ainda marcado por burocracias e estruturas engessadas de negócios, os impactos da transformação digital chegaram ao ramo imobiliário, que percebeu os benefícios e a necessidade de se adequar.

O Marketing Imobiliário gira em torno do relacionamento, então nada melhor que criar uma estratégia que promova a aproximação com seu público e estabeleça confiança na capacidade da sua empresa de oferecer o melhor serviço.

A mensuração de resultados está entre as principais vantagens do Marketing Imobiliário. Com o Marketing Digital, o setor consegue saber com exatidão quantas pessoas visitaram suas páginas e quais foram os assuntos mais clicados, por exemplo. Trata-se de uma oportunidade única de entendimento das ações de Marketing e de seus impactos.

Através de dados com esse, a empresa é capaz de desenvolver ações estratégicas para atrair mais clientes, uma vez que sabe o que mais o interessa, economizando assim dinheiro e aumentando o retorno.

Ao saber o que lhes interessa, a sua imobiliária ou construtora pode compreender e elaborar posts que farão sucesso. Assim, passa a desenvolver e publicar conteúdos ricos e originais em texto, foto e vídeo que, além de gerar autoridade para a marca, ainda funcionam como Call To Action (CTA) para as vendas, gerando aumento de visualizações da sua página e, consequentemente, de vendas.

Em decorrência, aumenta-se a competitividade. Como a concorrência é grande atualmente, entregar aquilo que o cliente espera e com técnicas de Marketing Digital eficazes faz toda a diferença.

Além disso, a possibilidade de usar chats nas redes sociais e no site da sua imobiliária, também facilita a comunicação com o cliente. Ele tem à disposição mais um canal de contato para tirar dúvidas, agendar visitas e conversar com um corretor.

Outra funcionalidade muito interessante para o setor é conseguir aumentar a exposição visual da sua cartela de imóveis, alcançando muito mais os possíveis consumidores (leads). 

Existem diversas ferramentas nas redes sociais, sites e blogs que permitem criar galerias interativas para divulgar os seus imóveis de maneira atraente, levando para uma página de contato para saber mais sobre o imóvel.

Confira agora algumas dicas para implementar ou incrementar o Marketing Digital da sua imobiliária ou construtora.

Invista em multiplataformas

Atualmente, temos à disposição diversas plataformas para postar e divulgar os seus conteúdos. O Marketing Digital é capaz de explorar várias delas, como o e-mail Marketing, por exemplo. 

Essa é uma das ferramentas mais usadas pelo Marketing Digital para se aproximar dos leads. Com ele, a sua imobiliária ou construtora pode divulgar novos empreendimentos, promoções, entre outras novidades, de acordo com o perfil de cada lead.

As redes sociais também devem ser exploradas, como Facebook e Instagram. Em ambos, é possível investir em imagens, vídeos e textos para “falar” com o seu consumidor e atraí-los para uma venda. 

Através delas, a empresa pode melhorar seu: 

  • Alcance; 
  • Engajamento; 
  • Relacionamento; 
  • Autoridade de marca; 
  • Entre outros resultados positivos.

Além disso, as redes sociais podem servir como mais opções de canais de atendimento e agendamento de visitas, por exemplo. Isso facilita e expande ainda mais as possibilidades de atuação dos corretores, além de agilizar a vida do lead.

A mensuração de resultados nas mídias sociais também facilita o seu negócio monitorar os conteúdos produzidos e reações do público para otimizar ações.

Invista em Mídia de Performance

Com as redes sociais e o próprio Google, agora é possível elaborar anúncios pagos para aumentar a visibilidade, divulgação e conversão da sua página. E se tratando do mercado imobiliário, existe um recurso ainda mais importante: a geolocalização.

A geolocalização permite segmentar campanhas virtuais de acordo com a localização do usuário. Assim, as empresas do setor conseguem maior assertividade direcionando seus anúncios para um público ideal que esteja procurando algum imóvel em uma determinada região.

Invista em Marketing de Conteúdo

Como já mencionamos, o conteúdo é muito relevante para a estratégia de Marketing Digital Imobiliário. A produção de conteúdos úteis auxilia o seu público durante sua jornada de compra, sanando suas dúvidas e ajudando com o processo de decisão.

Para entender a importância desse investimento, segundo o Demand Metric, o Marketing de Conteúdo custa 62% menos do que o Marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads para as empresas.

Invista em Inbound Marketing

O processo de decisão no ramo imobiliário é bastante demorado e delicado. As pessoas pensam mil vezes antes de decidir investir tão grandiosamente. E é exatamente por conta dessa decisão arrastada, que a estrutura e as etapas do Inbound Marketing auxiliam e impulsionam resultados.

Trata-se de um conjunto de medidas estratégicas com o objetivo de atrair o perfil de cliente ideal de uma maneira intuitiva e automatizada. O Inbound baseia-se no funil de vendas, que nada mais é que o caminho que o lead percorre para chegar até a ação final: a venda. 

A partir de conteúdos otimizados para cada estágio do funil, a sua imobiliária ou construtora poderá entregar exatamente o que o lead procura, no momento certo, agilizando ainda mais o processo de decisão.

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