Materiais colaborativos podem otimizar sua estratégia de conteúdo

Aquele ditado "Duas cabeças pensam melhor do que uma" nunca foi mais verdadeiro no marketing de conteúdo. A colaboração com outras marcas, experts, influenciadores e clientes traz mais oportunidades de sucesso para os negócios, criando uma conexão e vínculo entre todos que ajudam no empoderamento da marca.

Aplicar essas estratégias de conteúdo, através de materiais colaborativos, pode ajudar a aumentar o tráfego do seu site e o seu reconhecimento de marca, ao mesmo tempo em que amplia a sua audiência. 

Pense assim: cada pessoa que segue aquele influenciador ou usuário que colaborou com você passará a conhecer o seu negócio, proporcionando um alcance social muito maior à sua marca.

O que é um material colaborativo para conteúdo?

Fazer materiais colaborativos para otimizar conteúdo envolve a parceria com outra empresa de objetivos semelhantes aos seus. 

Um esforço de marketing em conjunto aumenta o alcance e gera mais impacto do que qualquer ação por conta própria, o que resulta diretamente em benefícios para ambas as partes. Afinal, você não concorda que combinar os ativos, o conhecimento especializado e o orçamento de dois componentes potencializa os resultados?

O primeiro passo para organizar o marketing de conteúdo colaborativo é fazer uma lista com as marcas ou pessoas com quem você gostaria de fazer uma parceria. 

No caso de colaboração com empresas, é sempre bom escolher uma marca que tenha características que irão complementar a sua e que não seja uma concorrente. Além disso, é necessário ter uma audiência que seja interessante para você conquistar. Agora, você está pronto para colocar sua estratégia em prática!

Tipos de estratégias de marketing de conteúdo colaborativo

É claro que trabalhar em equipe e sem conflitos nem sempre é fácil. No entanto, é possível sim criar um processo colaborativo de marketing que otimize o seu conteúdo de maneira simples e direta.A seguir, vamos ver como você pode fazer isso acontecer!

1. Guest Post

Uma das ais famosas estratégias de marketing colaborativo é o guest post. Nesse tipo de conteúdo, a sua empresa faz uma publicação como convidada em um blog de outra marca ou de um influenciador. Você se posiciona como um expert da indústria, falando como especialista sobre um determinado tema e ganhando autoridade. 

Um dos grandes benefícios desse tipo de publicação é conseguir backlinks de sites reconhecidos, o que é considerado uma ótima prática de SEO. Consequentemente, você melhora os seus resultados orgânicos no ranking do Google. Quanto melhor a estratégia de link building para o seu site, mais chances você tem de alcançar as primeiras posições dos buscadores online

Lembre-se que, ao escolher um blog de um influenciador ou de uma marca, você deve se perguntar se compartilham os mesmos interesses, semelhanças e valores, afinal, não vale a pena postar em um blog que não tem nada a ver com a sua empresa.

2. Conteúdo gerado pelo público

Consumidores adoram participar. E quanto mais participam, mais se lembram da sua marca. Por isso, criar ações que engajem o público e incentivem a sua colaboração fará com que se sinta mais envolvido e com que compartilhe esse conteúdo com o seu círculo social. 

Alguns exemplos de ações de marketing com participação do público são:

  • Pedir vídeos com depoimentos, para Dia das Mães, por exemplo;
  • Encorajar os clientes a postarem fotos usando os produtos com uma hashtag;
  • Pedir sugestões de músicas para uma playlist da marca no Spotify;
  • Permitir que os consumidores personalizem seu próprio produto. 

Como você pode perceber no último item, a geração de conteúdo feita pelo público vai muito além da esfera digital. A campanha “Share a Coke” da Coca-Cola é uma incrível demonstração de conteúdo personalizado pelos consumidores.

Na ação, o público podia customizar o rótulo da sua própria Coca-Cola, escolhendo o nome de alguém para ir ao lado da frase "Compartilhe uma Coca com...". O propósito da campanha era estreitar a relação da marca com os consumidores, propiciando momentos de felicidade compartilhada entre as pessoas.

3. Entrevistas com experts

Grandes produções de conteúdo também contam com a ajuda de pessoas especializadas em alguma área específica que seja relevante para a sua empresa. Você pode entrar em contato com líderes da indústria através de palestras, conferências ou de redes sociais como o LinkedIn e o Twitter.

Fazer uma entrevista permite que você se aprofunde em um determinado tópico com um material muito mais rico e original, sem precisar depender de pesquisas na internet. A partir daí, você pode transformar o material em um artigo e compartilhar com a sua audiência.

4. Podcasts

Fazer um podcast é um método similar à entrevista, com a diferença de que você vai gravar tudo em áudio, ao invés de transformar as informações em um artigo elaborado e acadêmico. 

Geralmente, podcasts têm um formato de conversa informal e são um jeito divertido de colaborar com especialistas ou com influenciadores digitais. 

5. Tenha uma equipe interna colaborativa

Além de fazer materiais de marketing colaborativos, é importante se assegurar de que seus processos internos também serão. Seja na equipe de vendas, administrativa ou de atendimento ao consumidor, incorpore ferramentas que facilitem as interações e compartilhamentos de arquivos e informações.

Anotações e quadros não funcionam tão bem hoje em dia para os processos em equipe quanto ferramentas digitais. Utilizar o Google Drive e o Dropbox, por exemplo, é comum entre colegas que precisam compartilhar arquivos ou fazer trabalhos e apresentações juntos. Reuniões através de videoconferências permitem sessões de brainstorming à distância. Já mensagens instantâneas são perfeitas para feedbacks rápidos e avisos.

Como planejar o seu material colaborativo

Iniciar a sua estratégia de conteúdo para materiais colaborativos pode ser simples se você seguir esses passos:

  • Quem? Faça uma lista de marcas e pessoas com quem você quer colaborar;
  • Por quê? Pense nos benefícios que essa parceria e colaboração trará pra você;
  • Quando? Determine um calendário com prazos;
  • O quê? Faça um brainstorm de ideias de conteúdo colaborativo para ambas as partes;
  • Onde? Determine em quais redes sociais e plataformas o conteúdo será postado;
  • Como? Como o conteúdo será disseminado? De que modo funcionará sua mecânica? Com quais custos sua empresa terá que arcar?

Tudo pronto? Então, mãos à obra! Pode ter certeza que duas entidades colaborando juntas são uma arma poderosa no marketing de conteúdo. Uma das melhores formas de aumentar tráfego é contar com a ajuda e a expertise de alguém que já tem uma audiência com um alcance alto. Afinal, unir forças, tanto no âmbito digital quanto pessoal, é fazer nascer novas ideias.

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