Melhore sua campanha de captação automatizando processos de marketing

Quem trabalha ou estuda o marketing digital, certamente, já ouviu falar sobre a automatização do marketing. Porém, muitas pessoas confundem o real motivo dessa atividade. Ela não serve apenas para substituir pessoas durante o processo mecanizado para leads, mas também é uma estratégia que busca o foco da equipe de vendas em geral para fazer a parte do relacionamento, que é algo que uma máquina não consegue.

Com essa atividade, as empresas podem melhorar diversos setores, como o seu gerenciamento. Além disso, as empresas obtêm relatórios que são fundamentais para realizar avaliações e com tudo isso se busca atingir o seu objetivo, seja de vendas ou acessos.


Então, o que é a automatização de marketing?

Em resumo, na automação de marketing temos que unir a tecnologia com o ser humano, tornando essas peças aliadas para uma ótima comunicação pessoal.

A automatização aumenta as possibilidades de vendas de uma empresa sem necessitar de mais vendedores, aumentando toda a produtividade da empresa com a união dos processos da tecnologia para a venda e marketing.

Para que se tenha uma captação automatizando processos de marketing com sucesso, é necessário ter uma atenção a três pontos determinantes:


Rastreio de clientes

É necessário sempre garimpar tudo que envolva os contatos entre o cliente e a empresa, buscando informações desde trocas de e-mails, ligações, até os próprios posts no Facebook, pois tudo é a imagem da nossa empresa. 

Isso é muito importante, mas melhor ainda é se conseguirmos saber realmente quais e-mails foram lidos pelos nossos clientes, quais páginas eles acessaram em nosso portal e por quanto tempo ficaram lá, identificando o conteúdo visualizado, para saber o que realmente foi útil e quais estratégias deram certo de fato. 

Essas informações são valiosas, então o rastreio deve ser feito corretamente para melhorar o convívio com o cliente e também buscar os clientes em potencial.


Automatização

O processo de automatizar tarefas no marketing é bem útil, e pode ser utilizado para o envio de e-mails, para divulgação nas mídias e até no desenvolvimento de conteúdo, utilizando de anúncios como Facebook Ads e o Adwords. Com a automatização, as tarefas podem ser reduzidas e a empresa fica menos dependente, até mesmo reduzindo os seus custos operacionais.


Relatórios

Com a geração de relatórios das ações multicanais, que envolvem o site, e-mails, anúncios e as mídias sociais da empresa, é possível saber o real impacto das suas ações, obtendo números fundamentais para buscar um anunciante, por exemplo. Com os relatórios, é possível saber quantas pessoas acessaram o conteúdo, quem realmente abriu aquele conteúdo, saber sobre os compartilhamentos e muito mais. 

Diferente dos meios tradicionais, como rádio, TV e jornal, no marketing digital é possível obter esses dados de forma precisa. Existem diversas ferramentas para gerar os relatórios, tudo com muita clareza e rapidez, transformando tais relatórios em armas fundamentais para todos.


Quais os benefícios da automatização de Marketing?

Sejam empresas grandes ou pequenas, a automatização do marketing pode trazer muitos benefícios, facilitando o dia a dia de toda a equipe e trazendo melhorias para o gerenciamento em geral, como os seguintes:

  • Com a operação, é possível deixar os clientes bem mapeados, criando assim um padrão que ajude a atrair mais leads, obtendo até mesmo mais contatos.
  • Com esse processo, também é natural o aumento da venda dos seus produtos, normalmente, em médio prazo, coisa de 2 a 3 meses. Mas, para isso, é necessário sempre manter um bom relacionamento com os clientes, linguagem adequada e educada e um ótimo conteúdo.
  • Também é possível com a automatização do marketing o acompanhamento personalizado, fator que gera um aumento de oportunidades de negócio.
  • Com a melhoria da sua campanha de captação automatizando processos de marketing, também é possível estabilizar as suas vendas em um processo consultivo, com os clientes gastando menos tempo. Isso torna todo o processo de compra mais rápido, eficaz e um trunfo para a empresa.
  • Os custos operacionais também são reduzidos. Unindo o humano à tecnologia, a empresa pode reduzir os seus custos em longo prazo, pois requer um investimento inicial e depois apenas manutenções.
  • O alcance da sua empresa é outro fato determinante. Com todas as estratégias, será possível saber o que deu certo ou não, e assim, investir apenas na parte correta, atraindo mais clientes, usuários, e reduzindo as chances de erro nas próximas atividades, alcançando sempre o público ideal e que irá trazer retornos.


O uso de ferramentas para automatização dos processos de marketing

Existem muitas ferramentas para a automatização dos processos e marketing. Com elas, é possível um melhor monitoramento, sabendo o número de curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, identificando o perfil do seu público e acompanhando toda a interação do seu conteúdo em múltiplas plataformas.

A ferramenta também ajuda com os e-mails de marketing, configurando para realizar diversos disparados com o newsletter, contendo materiais como promoções e anúncios, atraindo o público. É possível, inclusive, mesmo que em massa, personalizar esses e-mails, com mensagens contendo o nome do contato ou empresa, por exemplo, o que deixa tudo com uma aparência mais amigável.

Outra estratégia de marketing são os CTAs, em inglês, Calls-to-action, uma ação que busca atrair o leitor para o seu site ou um determinado conteúdo, convidando ele para visitar uma página, baixar um arquivo, assinar a newsletter ou entrar em contato com a equipe de vendas da empresa.


Exemplo simples de automatização de processos

A automatização dos processos está frequente em nossa vida em quase todos os momentos, mas muitas vezes nem percebemos.

Um exemplo simples do processo é quando vamos comprar algum produto na loja. Chegando lá, interessamo-nos por algum modelo, e então o vendedor faz uma busca, seja pelo tablet, celular ou computador, conferindo se há estoque, prazos, e todas as configurações necessárias.

Esse é um exemplo clássico da automatização, pois sem ela, o vendedor teria que ir até o estoque, deixando o cliente “de lado”, procurar o produto para saber se tem e buscar mais informações.

Portanto, essa é uma experiência mais vantajosa para o cliente e para a empresa, dá menos trabalho ao vendedor e atinge uma maior satisfação, facilita o controle do estoque e o gerenciamento das comissões de vendas, inclusive.


Procure uma empresa especializada!

Para melhorar a sua campanha de captação automatizando processos de marketing na sua empresa, procure por uma empresa especializada e com a competência que irá melhorar o gerenciamento, controle e a relação com o cliente.

A RedaWeb tem a experiência e competência que a sua empresa precisa, melhorando o seu conteúdo e ajudando em todos os processos necessários para que atraia mais clientes. Acesse o nosso site ou ligue para nós no número 0800 750 5564 caso queira assinar algum plano ou precise de mais informações.