Métodos para conseguir emprego na área de marketing digital

O perfil das carreiras vem se transformando nos últimos vinte anos, pelo avanço da tecnologia e a popularidade da internet. Novas profissões surgiram, enquanto outras se readaptaram à realidade mundial, exigindo especializações diferenciadas para atender à demanda emergente do mundo digital.

Hoje são raras as empresas que não investem em marketing digital, uma das áreas que mais vem evoluindo nos últimos vinte anos. Ainda engatinhando em cursos universitários, há uma busca crescente por profissionais especializados, assim como também aumentam o número de concorrentes com as mais diversas habilidades para a carreira.


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O desemprego está em alta no país, mas algumas profissões ainda estão em franco crescimento de demanda, como o marketing digital. A dificuldade encontrada pelas empresas sobre as vagas propostas é a falta de especialização dos concorrentes, sobre as mais variadas opções oferecidas dentro da área.

Em geral, as vagas sugerem pessoas com terceiro grau em marketing, publicidade e propaganda ou jornalismo, mas há setores que requerem cursos universitários na área de informática e design. Ainda não há uma faculdade que apresente exclusivamente o marketing digital como carreira, mas há cursos de especialização voltados para a área.

Indispensável nos dias atuais, o marketing digital é um investimento para qualquer tipo de empresa, independente do seu porte. Dentre as vantagens há a segmentação do público-alvo, com campanhas mais assertivas e direcionadas, assim como valores bem menores de investimento do que no marketing tradicional.

Há uma grande variedade de ferramentas a serem utilizadas, que precisam de profissionais capacitados para saber quando, como e onde usá-las. Assuntos como SEO e inbound marketing costumam ser incompreendidos por pessoas de outras áreas, mas são corriqueiros para quem sabe o que fazer.

Enquanto o acesso à web permite que o usuário possa pesquisar sobre qualquer assunto para resolver suas questões, nada substitui a técnica para oferecer às empresas a visibilidade que elas desejam com seu público-alvo. O marketing tradicional vem cada vez mais incluindo técnicas do digital em suas ações, pelo seu comprovado êxito no mercado.

Mesmo para uma carreira tão requisitada, para conquistar uma vaga nas posições disputadas não é nada fácil. Há uma busca constante por profissionais qualificados e que fazem diferença no mercado, já que a concorrência também está buscando atingir suas metas e ser referência em sua área.

Apesar dessa busca, as próprias empresas ainda estão buscando entender a complexidade do profissional de marketing. Dessa forma, é importante também definir com mais precisão as qualidades, habilidades e formação mais adequada. Mas é possível identificar algumas competências em comum como ótima escrita, domínio da língua portuguesa, facilidade para trabalhar em equipe, responsabilidade, criatividade, capacidade para resolver problemas rapidamente, inglês, curiosidade e boa análise em planilhas.

Mesmo com essas dúvidas pairando no mercado, há métodos e características que podem ajudar a conseguir um emprego na área de marketing. Para ajudar, listamos as dez mais relevantes:


1 – Plano de carreira 

Tão necessário quanto para as estratégias a serem postas em ação, o plano de carreira para um profissional de marketing é fundamental para começar. Ele é o primeiro passo para entender seus anseios no marketing digital, oferecendo respostas mais concretas sobre seus objetivos.

2 – Nunca deixar de aprender

Todas as carreiras requerem aprendizado constante, para estar sempre a par sobre as novidades e descobertas da área. Com o marketing digital isso é ainda mais urgente, por surgirem diariamente novidades que podem fazer toda a diferença nas ações estratégicas.

Redes sociais como o Facebook estão sempre atualizando seu algoritmo, assim como o Google lança novas ferramentas de ranqueamentos. Se não estiver atento às informações, essas novidades podem passar despercebidas.

3 – Análise é a palavra! 

A carreira de marketing é ligada à área de humanas, mas os números e cálculos fazem parte dela em quase todas as especializações. As planilhas de mensuração de resultados apresentam dados e estatísticas para entender a marca, o público, a concorrência e o trabalho que está sendo realizado.

Essa mentalidade analítica é um diferencial para quem está no marketing digital.

4 – Ative a criatividade

A criatividade pode ser a “cereja do bolo” de qualquer carreira, mas no marketing digital ela faz parte das características principais do profissional. Tão importante quanto a análise, é preciso ter inspiração para abrir a mente a novas ideias e soluções.

A informação constante e o contato com pessoas do meio podem estimular essa criatividade e não necessariamente sobre o ambiente de marketing. O profissional do marketing digital está atento a um pouco de tudo, de música à engenharia, moda à tecnologia, comunicação a turismo. Quanto mais rico for o contato com as informações, maior será as chances de a mente criativa entrar em atividade.

5 – Foco! 

As imensas opções de ações oferecidas pelo marketing digital podem fazer com que as ações se percam e não cheguem aos resultados esperados. As análises de desempenho são ótimas e necessárias, mas sem focar em como chegar aos resultados, acabam perdendo leads preciosos.

6 – Habilidade para resolver problemas

O profissional de marketing precisa se especializar em apagar incêndios. Não é exagero, já que podem ser necessárias ações imediatas para resolver situações inesperadas e é preciso calma e habilidade para encontrar a solução.

7 – Agilidade

É preciso ter o máximo de cuidado para realizar os trabalhos de marketing digital, mas não há tempo para perder e o profissional precisa ser ágil, prático e dinâmico. Nele precisam estar inseridas a capacidade de planejar, produzir e resolver problemas quase ao mesmo tempo. Pessoas mais reflexivas não vão conseguir atingir esse patamar.

8 – Saber inglês

A língua inglesa é quase tão importante para o marketing digital quanto o português. Muitos termos, textos e cursos são nessa língua, já que o marketing digital foi criado pelos EUA e mantém ativas as novidades.

É possível encontrar vagas sem o domínio da língua inglesa, mas nas principais ocupações ela é uma das mais importantes exigências.

9 – Vivência digital

Usar a internet quase todo mundo usa, o mesmo ocorre com ter um perfil numa rede social. Mas quem deseja trabalhar com marketing digital precisa estar ainda mais atualizado sobre o ambiente digital.

Produza conteúdos para um blog pessoal, faça vídeos, crie projetos e vivencie, mesmo que experimentalmente, os caminhos do marketing digital.

10 – Valorize o marketing pessoal

Nada melhor do que usar os canais de comunicação da web para valorizar seu marketing pessoal. Esteja atento aos grupos de discussão sobre o tema e afins, mantenha uma página nas redes sociais bem produzida e cuide de selecionar melhor o que vai curtir, compartilhar e debater na web.

Assuntos constrangedores, que demonstram preconceitos, racismos etc. podem ser um descuido imperdoável para qualquer vaga, principalmente ao marketing digital que está sempre atento aos detalhes.  

O marketing digital é uma das áreas em maior desenvolvimento da atualidade, que requer profissionais especializados em suas mais diversas ferramentas. Para conquistar uma vaga nesse mercado tão amplo, mas também disputadíssimo, conheça em nosso site métodos para se destacar e conquistar um emprego na área. Você também pode entrar em contato conosco através do telefone 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo!