Blog 6 métodos para impulsionar o tráfego no site

6 métodos para impulsionar o tráfego no site

6 métodos para impulsionar o tráfego no site

Quem cria um site para a sua empresa, ou para divulgar seus projetos e ideias, precisa de visibilidade. Fazer com que sua página seja conhecida pelo público requer bastante estudo e planejamento para que tudo funcione de maneira correta.

Algumas técnicas e reflexões valiosas devem ser empregadas com o objetivo de tornar seu site atraente ao público. Tenha atenção às dicas, uma vez que elas são fundamentais para o correto funcionamento de suas ações:

1. Conheça seu público

Um dos passos fundamentais para a criação de um conteúdo de qualidade é conhecer a fundo sua audiência. Mesmo a produção de produtos de nichos idênticos podem ter, dependendo da marca, clientes com perfis bem diferentes. Sem o conhecimento prévio e aprofundado sobre a personalidade coletiva de seu público, torna-se mais difícil produzir conteúdos específicos.

Uma ferramenta gratuita e imprescindível para descobrir mais sobre seu público é o Google Analytics. Com ela, é possível diagnosticar de que forma sua audiência se comporta perante os conteúdos gerados em sua página.

Através de ações publicitárias específicas, é possível criar um diagnóstico ainda mais detalhado sobre o público, tanto de forma mais geral como individualizada. 

2. SEO

O Google, para otimizar seus mecanismos de busca e fazer com que os usuários encontrem informações pertinentes mais rapidamente, faz uso de palavras-chave relevantes (ou seja, expressões utilizadas com frequência). Por isso, todos os textos em seu site devem obedecer às técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

Algumas palavras-chave são mais comuns em certos temas que outras. Uma vez decididas as pautas a serem produzidas, é preciso entender quais palavras-chave devem ser utilizadas mais frequentemente ao longo do texto, o que aumenta – e muito – as chances de que o conteúdo produzido em sua página seja visto por vez mais pessoas.

Assim como na produção de qualquer texto, as palavras-chave devem ser estrategicamente posicionadas ao longo dos parágrafos. Dessa forma, a inserção de palavras-chave não parecerá forçada ou deselegante, mantendo o campo criativo do redator aberto a ideias cativantes.

A publicação de URLs nas publicações é bastante importante, também: quanto menor for a URL, mais fácil será para que seja identificada pelos mecanismos de busca. Alguns sites criam links reduzidos para páginas gratuitamente, sendo possível, em alguns casos, inserir palavras-chave à URL reduzida, otimizando ainda mais a visibilidade da postagem.

3. Crie conteúdo de qualidade

Qualidade de conteúdo não se trata somente de postagens bem escritas e recheadas de informações pertinentes: é preciso manter a página atualizada constantemente. Quanto mais atualizado o site, melhor será para impulsionar o tráfego no site.

Algumas páginas publicam inúmeras informações relevantes de uma vez só e, depois disso, deixam a área de notícias abandonada por longos períodos. Com isso, a página perde visibilidade rapidamente, uma vez que o dinamismo é fundamental para sustentar visualizações e a permanência de seu site no topo dos mecanismos de pesquisa.

É preciso ter atenção especial à qualidade de escrita. Saber escrever bem leva bastante tempo e exige bastante pesquisa e prática, além do domínio da norma culta da língua. Se escrever não é a sua paixão, procure especialistas no assunto.

4. Explore os formatos

Nem todo conteúdo postado para impulsionar o tráfego no site precisa seguir sempre o mesmo padrão. É possível associar os textos a outros formatos de criação de conteúdo, como infográficos, por exemplo.

A utilização de infográficos em textos torna o conteúdo ainda mais dinâmico e atraente, além de criar uma atmosfera de autoridade sobre a publicação. 

Algo que atrai bastante a atenção do público é a elaboração de análises sobre produtos e serviços. Isso é especialmente importante quando você quer, por exemplo, divulgar informações detalhadas sobre os produtos de sua empresa e quer facilitar a pesquisa do usuário. 

Afinal, mecanismos de busca são extensamente utilizados pelos consumidores para comparar preços e características de produtos e serviços. Se houver uma análise detalhada sobre os produtos e serviços oferecidos em seu site, é mais provável que leads se tornem consumidores finais. Informações detalhadas e análises criam fidelização e autoridade à marca.

5. Toda rede social é bem-vinda

Ainda que a alimentação de seu site com informações relevantes seja fundamental, não é possível obter mais visualizações sem a utilização igualmente massiva das principais redes sociais. Publicações específicas e mais resumidas no Facebook, além da criação de textos curtos e atraentes em publicações no Instagram e no Twitter, podem fazer toda a diferença para aumentar o engajamento das audiências.

Recentemente, a rede social TikTok, cujo foco é a publicação de vídeos curtos de até 15 segundos, começou a crescer de maneira impressionante, registrando recordes de downloads. Roteiros curtos podem ser escritos para a elaboração de campanhas rápidas e cativantes através da plataforma. É claro que, por conta de o seu público ainda ser bastante segmentado (homens e mulheres entre 16 e 24 anos), seu uso vai depender do objetivo de sua página ou negócio.

Grande parte dos internautas utiliza pelo menos uma dessas redes sociais frequentemente. A fidelização se tornará ainda mais forte, podendo haver contato diretamente do público com a empresa. Em alguns casos, pode ser interessante criar textos-padrão nos mecanismos de conversação (chat) das redes sociais para realizar pesquisas de opinião e compreender ainda melhor as audiências.

6. Newsletters (com moderação) são uma boa ideia

Newsletters bem escritas e criativas certamente fazem a diferença na hora de estreitar laços com o público. Certas ações importantes devem ser informadas imediatamente e, em alguns casos, podem passar despercebidas nas redes sociais. Por isso, o disparo de informações por e-mail é essencial.

No entanto, é importante ter consciência de que tudo em excesso faz mal. O envio excessivo de informações pode causar o efeito inverso do esperado, irritando as audiências em vez de cativá-las. 

Uma forma interessante de criar newsletters é inserir o máximo de informações possíveis em um só disparo. Por exemplo, é possível criar calendários semanais ou mensais com os temas mais relevantes de cada período. Dessa forma, o próprio público poderá selecionar, a dedo, os temas de sua preferência, em vez de receber disparos diários que podem ocupar muito espaço em suas caixas de e-mail.

Conclusão

A produção de conteúdos de qualidade para impulsionar o tráfego no site é apenas um dos vários passos necessários para permanecer no topo dos mecanismos de pesquisa. É preciso conhecer a fundo sua audiência e criar textos específicos para blog e redes sociais, variando, sempre que possível, o formato das publicações. Afinal, ninguém deseja almoçar a mesma refeição todos os dias.

É preciso fazer uso de técnicas SEO para garantir que sua página esteja alinhada às palavras-chave mais procuradas nos mecanismos de pesquisa. 

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