Blog O assessor online: de que forma acontece a assessoria de imprensa na internet

O assessor online: de que forma acontece a assessoria de imprensa na internet

O assessor online: de que forma acontece a assessoria de imprensa na internet

A assessoria de imprensa é um dos ramos da comunicação social, provindo do jornalismo ou relações públicas. A profissão surgiu pela demanda de organizações, que viu a necessidade de um profissional que pudesse ser o elo entre a empresa ou pessoa física junto à imprensa. 

A profissão só começou a ganhar destaque em meados da década de 1990, quando as empresas começaram a entender a importância real de seu cliente e de como a mídia poderia ser fundamental nessa relação. Com tantas transformações, a assessoria de imprensa vem ganhando espaço na internet e partindo para mais uma renovação. 


A gama de possibilidades de um assessor de imprensa

A comunicação é uma necessidade básica da sociedade e toda organização, independente do seu tamanho ou especialidade, também precisa saber se relacionar – seja com seus colaboradores, fornecedores, clientes ou com a sociedade. Mas nem sempre isso é feito com facilidade e da forma correta, o que pode afetar diretamente o futuro da empresa. 

A empresa pode utilizar alguns tipos de profissionais ligados à comunicação social, como o marketing, a assessoria de comunicação e a assessoria de imprensa, e cada um tem uma tarefa específica mesmo que possuam a mesma formação básica. 

Enquanto o marketing cria ações para estabelecer uma comunicação externa e interna, aliadas à publicidade, propaganda e venda, para que a marca receba um valor social e possa ser desejada e consumida pelo consumidor, o assessor de comunicação é o profissional que estabelece uma comunicação com os colaboradores, através da criação de mídias como jornais, eventos, workshop, cursos e outras ações corporativas. 

Já o assessor de imprensa é o responsável pela comunicação externa e institucional, através de informações para os veículos de comunicação. Sua função é oferecer material a imprensa que sejam positivo às atividades da empresa e suas marcas, além de dar suporte quando ocorrem situações controversas e que a empresa precise emitir respostas à sociedade.

Para realizar um trabalho de qualidade, o assessor de imprensa precisa conhecer a empresa ou a pessoa física que irá prestar o serviço de forma completa. Isso significa saber das suas qualidades e defeitos, para que possa ter exata noção de tudo o que pode fazer em seu trabalho. Além disso, é preciso conhecer sua história, filosofias, ideais, quantidade de funcionários, planejamentos para expansão, produto, concorrência e como vem se posicionando no mercado.

Com todas essas informações, o assessor de imprensa começa a traçar estratégias para que o cliente seja notado pela sociedade de forma positiva. Mesmo que os anúncios publicitários e ações de marketing sejam fundamentais para que a marca seja conhecida e se estabeleça no mercado, quando há uma matéria jornalística que exalta suas qualidades de forma orgânica, a marca ganha relevância diferenciada. 

O assessor estuda os veículos mais relevantes e adequados ao perfil da marca, para então utilizar estratégias de divulgação para conquistar a visibilidade desejada. Há várias ferramentas de suporte ao assessor, como o clipping, follow ups e press releases, que o ajudam a elaborar melhor as propostas. 

Embora seja o item mais conhecido da profissão, o assessor de imprensa não se restringe apenas a divulgar novidades e eventos do cliente para que se transformem em matéria. Cabe a ele também orientar o cliente em como ele deve ser relacionar com a imprensa, especialmente em entrevistas e notas. É chamado de media training, no qual o profissional oferece uma espécie de treinamento comportamental para causar uma impressão positiva com a imprensa. 

Cabe ao assessor de imprensa monitorar as mídias e catalogar matérias que possam falar sobre o cliente ou assuntos relevantes à marca. Chamado de clipping, ao final da avaliação o assessor pode determinar qual a posição do cliente diante das matérias e o que pode ser feito. 

Os jornalistas também procuram o assessor de imprensa quando desejam informações sobre acontecimentos da empresa e para marcar entrevistas. Sempre que ocorrem situações críticas e polêmicas, cabe ao assessor de imprensa oferecer todas as informações aos jornalistas, de forma a amenizar os impactos negativos e revertê-los. 


O benefício do uso da internet para a assessoria de imprensa

A principal ação do assessor de imprensa é manter um contato direto com os jornalistas dos veículos determinados. Ele oferece as informações e busca convencê-los sobre a importância de noticiá-la, ou mesmo incluir o cliente em alguma matéria correlacionada. A imprensa precisa encontrar, na divulgação do assessor, um tema interessante o suficiente para se tornar uma pauta.

Esse contato inicial é feito com o envio do press release, um texto que contém todas as informações necessárias sobre o tema. Um bom texto, cheio de informações de qualidade, é essencial para conquistar o faro do jornalista. Em seguida vem o follow up, o contato direto entre o assessor e o jornalista para confirmar o recebimento do press release, tirar dúvidas possíveis e utilizando argumentos que sejam capazes de fechar a pauta. 

No jornalismo digital atual, muitos press releases servem como base para suas matérias, mesmo que as linguagens não sejam as mesmas. O que eleva ainda mais a importância em cuidar muito bem do texto, através de informações bem apuradas, verídicas e positivas acerca do negócio proposto. 

A essência da assessoria de imprensa não mudou nas últimas décadas, mas as transformações da profissão com a inclusão da internet são evidentes. Inclusive, vem chamando ainda mais atenção para o trabalho, pelo seu alto potencial de crescimento no mercado atual. Mas não basta apenas utilizar a internet com os métodos antigos – é preciso se adaptar ao veículo e pensar de forma diferenciada nas estratégias propostas. 

A principal diferença é a dinâmica do trabalho e do ambiente online, com técnicas e ferramentas específicas. E esse pode ser o principal erro do assessor de imprensa, que não percebe a diferença e tem dificuldade em incorporar as técnicas oferecidas pelo marketing digital. É fato que apenas utilizar as práticas tradicionais não garante resultados positivos e pode frustrar as estratégias desenhadas. 

O uso da internet na assessoria de imprensa é ainda mais exigente e técnico, esbarrando em consumidores informados e veículos saturados de informações. É preciso saber se destacar diante de tantas possibilidades, um verdadeiro turbilhão de mensagens de todos os tipos. Mas o ponto positivo desse espaço é que ele é ainda mais segmentado, o que ajuda profundamente o assessor, que pode criar sua mensagem diretamente a seu público-alvo. 

Sobre as agências de comunicação e os setores internos das empresas, o principal erro cometido é não dar a importância devida ao assessor de imprensa. Muitos acreditam que o marketing pode realizar também o seu trabalho, mesmo que ele esteja ligado ao marketing digital. Na prática, todo o marketing digital, o que inclui o assessor de imprensa, precisa estar alinhado em suas ações, mesmo que cada um mantenha o exercício de suas atividades específicas. 

Inclusive, o assessor de imprensa pode agir como um mago, capaz de ampliar os resultados do marketing. Basta entender que o envio de um press release pode colaborar com a segmentação do público no Facebook Ads, Google Adwords, em etapas de um link building e em toda a complexidade do SEO.  A influência inclui os processos de inbound marketing, sendo o assessor de imprensa a peça fundamental para divulgar sua produção. 

Já nas redes sociais, o principal veículo da era digital, o assessor de imprensa tem sido ainda mais requisitado para atuar e elevar a presença da marca no meio. Seu trabalho é muito mais amplo do que a conquista de novas curtidas e seguidores, mas envolve a busca de um real engajamento para a valorização da marca e geração de leads. 

Essa influência se comprova na mensuração de resultados. Afinal, o marketing digital oferece o benefício de identificar os gráficos e relatórios de suas ações durante os acontecimentos, permitindo que sofra alterações para melhorar o quadro. O assessor de imprensa pode ser avaliado e até convocado para auxiliar na melhora dos desempenhos. 

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