O cliente que desiste da compra também é um cliente em potencial
Em época de datas comemorativas (como Natal, por exemplo), a maioria dos negócios acaba apresentando um crescimento nas vendas. Paralelamente, aumenta também o número de desistências e abandono de carrinhos. Ou seja, inúmeros pedidos são iniciados, mas acabam não sendo concluídos. O erro que as empresas cometem neste momento é ignorar que o cliente que desiste da compra também é um cliente em potencial.
Isso porque ele certamente se interessou pelos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. São itens que representaram tentação suficiente para que o usuário os adicionasse à cesta de compras. O ruído acontece apenas no momento de finalizar o pedido. Em outras palavras, o cliente estava à beira de completar a sua jornada de compra.
Com o devido incentivo, você ainda pode levá-lo a completar essa ação. Como você pôde notar, a partir da introdução que demos ao assunto, o cliente desistente é altamente qualificado. Inclusive, ao tentar entender o que impediu a compra, você ganha insights para melhorar o seu site ou e-commerce. Quer entender melhor a importância do abandono de carrinho para o seu negócio? Continue a leitura do texto!
Por que o cliente que desiste da compra também é um cliente em potencial?
Vimos na introdução que o cliente desistente representa um potencial de conversão. Se analisarmos esta questão a fundo, vamos notar que a recuperação da venda traz dois impactos imediatos. O primeiro, no faturamento, já que o retorno deste cliente significa a finalização da compra.
O segundo reflexo será percebido no retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, tudo o que for aplicado na recuperação do desistente voltará para a empresa. Um fator que impactará no lucro do negócio e também na alimentação do fluxo de caixa.
É preciso considerar, ainda, que se o cliente não completou a ação de compra, há sempre um motivo. Pode ser que algo no seu site ou atendimento o tenha afastado ou que questões externas ao seu negócio tenham pesado na última hora. Seja qual for o caso, existem diversas formas de mitigar o problema.
Como captar o cliente que desistiu: e-mail marketing e check-out inteligente
Um dos caminhos mais básicos para recapturar o seu cliente em potencial é o e-mail marketing. Esta é a estratégia voltada para aqueles leads que estão cadastrados na sua plataforma. Como você dispõe do contato destes usuários, é possível enviar mensagens personalizadas quando o abandono for detectado.
Oferecer vantagens e trabalhar o gatilho da urgência costuma surtir efeito nesses casos. E é interessante lembrar aqui a pesquisa Ecommerce Illustrated realizada pela empresa SeeWhy. No levantamento, foi constatado que 54% dos abandonos são revertidos em compras se os clientes recebem mensagens rapidamente.
Além de montar respostas persuasivas de e-mail marketing, é recomendável investir em check-out inteligente. Na maioria das vezes, esse é o momento onde ocorre a desistência. Sendo assim, facilite o fechamento da compra. Você já sabe que o cliente que desiste da compra também é um cliente em potencial, então, não o deixe escapar!
Entenda por que o remarketing é o seu melhor amigo
Campanhas de remarketing são outra estratégia certeira para recapturar os clientes que abandonaram um carrinho de compras. Na prática, são exibidos anúncios para os clientes que trazem o produto abandonado. A ideia é impactá-lo o mais rápido possível para conseguir a conversão.
Uma das vantagens do remarketing é que você consegue monitorar o lead, mesmo que ele não chegue até a etapa do check-out. Por sinal, o próprio Google Ads apresenta este recurso. Se optar por usá-lo, a rede de parceiros exibirá o seu anúncio.
Desta forma, quem visualizou algo no seu site, mas não comprou, continuará sendo impactado pelos produtos escolhidos. O Facebook também pode trabalhar com a mesma estratégia. Seja como for, a capacidade de trabalhar com um público-alvo bastante específico e de forma personalizada é uma das maiores vantagens do remarketing.
Outros fatores importantes
A essa altura você certamente não tem dúvida de que o cliente que desiste da compra também é um cliente em potencial. Por isso, vamos mostrar mais algumas ações importantes para reconquistar o lead. O primeiro detalhe que precisamos observar é o cadastro.
Para o usuário de longa data, basta um login, mas para o novato, o processo de registro pode se tornar desestimulante. Se você quer evitar desistências na etapa cadastral, simplifique. Exija apenas aquelas informações que são essenciais para a compra. O mesmo é válido se precisarmos considerar a possibilidade de entregas.
Além de tornar os cadastros mais ágeis e simples, é recomendável oferecer uma boa variedade de opções de pagamento. Não raro, o que causa abandono são as restrições na hora de pagar o produto ou serviço escolhido. Sendo assim, busque por acordos que permitam aumentar as possibilidades de pagamento.
Faça um planejamento para captar os desistentes
Logo no início deste artigo lembramos que os períodos de fim de ano aumentam as vendas, assim como as desistências. Significa que geralmente há uma previsibilidade no fenômeno de desistência. Por conta disso, você deve preparar a sua empresa com antecedência. É apenas elaborando ações efetivas que você poderá atrair os desistentes.
Todos os recursos que mencionamos anteriormente, por exemplo, são pensados com antecedência. Quando é chegada a hora, basta executá-los. Antes disso, porém, não se esqueça de identificar as possíveis causas para o abandono da compra. Afinal, as suas ações devem ser respostas efetivas para essas questões. Pois se o cliente que desiste da compra também é um cliente em potencial, ele busca por soluções.
Pode ser que, no seu caso, investir em notificações on page resolva o problema de abandono. Também pode ser eficiente adotar o salvamento de carrinho. O que acontece, neste caso, é que o desistente, ao retornar, encontra os mesmos itens já separados. Tanta facilidade pode servir de empurrão para a retomada da compra.
Descubra como a RedaWeb pode te ajudar
Neste artigo, você conferiu as principais estratégias para combater o abandono de carrinho e aproveitar esse cliente em potencial. Seguindo cada uma das dicas listadas, a sua empresa colherá bons resultados para o ano que vai terminando. Sabe o que também pode ser um diferencial competitivo para conquistar o público? Conteúdo de qualidade.
Além de ajudar o seu site a ficar melhor ranqueado no Google, a sua marca ganha autoridade e converte o cliente mais facilmente. Com o tempo, este será um dos pontos capazes de gerar fidelização para a sua empresa.
Um bom marketing de conteúdo também serve para alimentar as redes sociais do negócio e até mesmo para as ações de e-mail. Uma estratégia completa para a web, você não pode ignorar esta prática. Resumindo, você sabe que o cliente que desiste da compra também é um cliente em potencial.
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