O espaço de divulgação para empresas na internet

A internet é uma realidade para a maior parte da população mundial, que não a utiliza mais apenas para o entretenimento. Hoje, tudo é pesquisado nas redes, como entrevistas de emprego, compras, cursos e muito mais. O crescimento é contínuo e as empresas já entenderam que estar de fora é, praticamente, não existir no mercado. 

O espaço infinito de conexões proporcionado pelo ambiente web é mal utilizado por grande parte dos que decidem investir nela. Muitas marcas se resumem a criar uma página em rede social e deixar que ela fique estática como um cartão de visitas, perdendo a oportunidade de realizar um trabalho diferenciado e aproveitar outros espaços de divulgação. 


A importância de canais de comunicação para o marketing digital

As possibilidades são infinitas para a internet, um local onde é possível encontrar todos os tipos de público-alvo e informações. Todos desejam usufruir uma fatia gorda dessas oportunidades, mas não sabem por onde começar. 

As redes sociais, como o Facebook, disponibilizam a construção de um perfil profissional gratuito e algumas marcas acreditam que estar ali já é garantia de posicionamento na web, já que a rede é a que possui o maior número de seguidores no mundo. Essa ação não é suficiente para chamar atenção de seu público alvo e nem de dar valor à marca. 

O marketing digital, hoje, é essencial para empresas de todos os tamanhos e especialidades. Com uma visão ampla sobre as oportunidades reais da internet e como chegar até elas, ele proporciona um planejamento de marketing adequado aos seus objetivos, que incluem outros espaços de divulgação online. 

Criar ações isoladas não faz parte do que se propõe ser o marketing e de nada adianta criar uma página sem orientações do macro marketing. Inclusive, muitas vezes se desconhece outros canais tão ou mais eficientes por pura falta de planejamento. O pressuposto do marketing digital é criar uma integração de vários canais de comunicação para que os objetivos sejam atingidos.  Não é possível realizar um marketing digital sem determinar seu público-alvo com a criação de personas para formalizar estratégias que identifiquem os canais que podem ser utilizados. 

A escolha de um canal de comunicação adequado tem um embate técnico muito importante, que de acordo com as estruturas e ferramentas do local escolhido podem não ser acessíveis às ações externas. Essa estrutura interna precisa ser avaliada pelo próprio SEO, já que quando há má qualidade técnica pode inviabilizar as atividades, independente da qualidade do conteúdo proposta. Sem essa boa estrutura interna, não há possibilidade de conseguir um bom destaque no site de buscas do Google, de forma orgânica. 

Não apenas o SEO se prejudica, mas as campanhas que incluem links patrocinados podem se perder se forem feitas num site com uma estrutura interna ruim. Essa identificação correta dos canais de comunicação a serem usados permite que as estratégias não sejam prejudicadas no meio do caminho e apresentem surpresas desagradáveis. É fundamental que o ambiente esteja adequado e em alguns casos ele pode ser readaptado para receber uma boa campanha de marketing digital. 

Os canais utilizados pelo marketing digital utilizam o marketing de conteúdo, o marketing das redes sociais, o e-mail marketing, links patrocinados e SEO. Em cada uma delas há estratégias e custos distintos, mas que precisam estar conectadas a uma composição macro para se tornarem resultados positivos.  


As mídias digitais disponíveis

Outro ponto relevante na escolha dos canais é que os conteúdos podem ser divulgados em mídias próprias, pagas ou gratuitas. As mídias próprias são as criadas especialmente para expor as informações da empresa, como os blogs, sites e perfil das redes sociais. Eles são os mais conhecidos e notórios, que recebem a maior parte do foco das agências de marketing.  As mídias pagas são os anúncios que podem ser incluídos em sites, redes de displays, redes sociais e até no Google Ads. 

Já as mídias ganhas são uma conquista e o espaço mais difícil de alcançar. Ela ocorre quando canais externos publicam o seu conteúdo, rede social ou site, que são significativos o suficiente para causar impacto. Essas páginas devem ser de influenciadores da área que possam alavancar ainda mais a audiência. A ação depende do interesse da outra parte, mas que pode ser bastante compensador para ambos por potencializar o engajamento de ambas as audiências. 

Sobre as mídias próprias, é mais comum que as marcas possuam uma página em rede social do que até mesmo um site próprio. De fato, o engajamento das redes sociais ajuda a elevar o tráfego e conversões, sendo um ótimo espaço para encontrar seu público-alvo devido à segmentação oferecida. 

Como o contato com o cliente é mais informal e direto, a página pode ser útil para criar sorteios e promoções que estimulem a propagação do espaço, mas sempre mantendo a preocupação com um conteúdo de qualidade e que instigue seu público-alvo a se tornar fã e acompanhar as publicações. A mais conhecida delas é o Facebook, mas é importante descobrir que outras redes sociais são também muito interessantes e podem ajudar ainda mais com a sua proposta e qualidade de audiência. 

Criar um site e um blog pode ser fundamental para o fortalecimento dos negócios e um complemento para as páginas de redes sociais.  Eles oferecem autoridade e credibilidade pela apresentação de estabilidade e segurança. O espaço, quando bem trabalhado, pode ser o ponto fixo dos clientes para tirarem dúvidas e entenderem sobre o que a empresa propõe. Já o blog pode ter um conteúdo constante, que visa à informação útil ao potencial cliente e que pode ser divulgado pelas páginas das redes sociais. 

Outro espaço de divulgação é o e-mail marketing. Um método diferenciado de mala direta é o envio de mensagens estratégicas para e-mails recebidos pelas landing pages. Em geral, são respostas enviadas após uma pesquisa feita pelo cliente ou do seu cadastro na página, encontrando assim uma audiência mais positiva e reativa. Eles não devem ser enviados de forma indiscriminada, mas para fortalecer a marca, oferecer produtos e manter a comunicação ativa entre as partes. 

A internet é um mar de oportunidades, mas poucos conseguem identificar quais são os melhores caminhos para usufruir de seus benefícios. As empresas desejam chegar ao seu público-alvo, torná-los clientes e valorizar a marca, mas acabam procurando espaços mais comuns como as páginas de redes sociais. 

A falta de conhecimento sobre os canais disponíveis de divulgação pode impedir a realização de um marketing digital realmente eficiente. Entre agora mesmo no site da RedaWeb e conheça espaços de divulgação para empresas na internet, que farão toda a diferença para tornar a marca campeã. Caso queira assinar um plano de produção de conteúdo, ligue para 0800 750 5564.