O espaço para a assessoria de imprensa no Facebook

Contar com o serviço de uma assessoria de imprensa é cada vez mais necessário para qualquer empresa, independente de seu segmento, pois é por meio dessa área que grande parte de seu contato com o público é realizado. Os assessores de imprensa não só levam informações, como atendem diretamente os clientes de uma marca.

Ao mesmo tempo, o Facebook é uma plataforma praticamente obrigatória para todas as empresas, uma vez que a quase totalidade de seus clientes certamente utiliza essa rede social. Assim, o contato da empresa com seus clientes é muito mais facilitado por meio do Facebook, gerando, como resultado, uma proximidade maior entre as partes.

Dessa maneira, o Facebook é uma plataforma que possui muito espaço para a atuação da assessoria de imprensa, pois os posicionamentos da marca, as notas e a comunicação com seus clientes são feitos diretamente nessa rede social ou ao menos repostados na plataforma, que consegue atingir um maior número de pessoas.

Assim, é essencial para o sucesso de uma empresa ter a contribuição de assessores de imprensa profissionais em sua assessoria de imprensa no Facebook, pois isso irá resultar em um contato muito melhor com seu público, bem como manter a saúde da sua marca, sem que as reclamações e as publicações negativas gerem impacto sobre seus resultados financeiros.

Porém, um erro ainda muito comum é deixar o controle do trabalho que deveria ser feito por uma assessoria de imprensa no Facebook com outras pessoas, as quais não possuem a devida qualificação técnica e profissional para essa tarefa. Assim, sem a devida valorização deste trabalho, inúmeras empresas ainda perdem muita qualidade em sua presença na plataforma, pois não aproveitam ao máximo os recursos disponíveis, que poderiam ser utilizados pelos assessores de imprensa.

Em alguns casos, a falta de uma assessoria nas empresas é relacionada a uma busca por economia de recursos. Porém, isso pode levar a um efeito contrário, com um grande prejuízo por deixarem de realizar um trabalho profissional no Facebook. Dessa forma, contar com uma assessoria de imprensa nesta rede social não deve ser visto apenas como um custo, mas, sim, um investimento, assim como as ações de marketing necessárias para a divulgação de sua marca.


As funções da assessoria de imprensa no Facebook

Para que se possa compreender de maneira completa a importância da assessoria de imprensa no Facebook e como seu espaço é essencial para o sucesso, confira, a seguir, quais são suas principais atribuições nessa plataforma:


- Acompanhamento de menções à marca

Um dos principais trabalhos da assessoria de imprensa é a análise frequente de todas as menções feitas à sua marca, de modo que saiba tudo aquilo que se refere à empresa nessa plataforma.

Isso permite ter um maior controle com relação à saúde de sua marca, mantendo uma imagem positiva de sua empresa diante do público. Para que seja possível manter sua marca sempre com uma imagem positiva, todas as publicações negativas devem ser solucionadas, com um contato direto da assessoria de imprensa com os responsáveis pela publicação.

Desse modo, sua empresa transmite a sensação de se interessar pela opinião de seu público, sempre com o objetivo de manter um número superior de menções positivas a respeito de sua marca em relação às menções negativas.


- Constante análise de sentimento do público

Além de acompanhar as menções à sua marca no Facebook, a assessoria de imprensa também deve manter uma constante análise em relação ao sentimento do público sobre sua empresa, de modo que se possa conhecer a forma como esta é vista na rede social.

Esse sentimento do público vai muito além das menções, pois pode ser transmitido de diferentes maneiras no Facebook, com a utilização de diversas ferramentas presentes na plataforma. Os comentários e as reações, por exemplo, são maneiras muito comuns de as pessoas expressarem seus sentimentos a respeito de páginas oficiais de marcas e empresas.

Páginas que tenham um número muito alto de reações como “triste” ou “bravo” na plataforma possuem um forte indício de problemas com relação ao sentimento de seu público-alvo. Assim, cabe à assessoria de imprensa realizar esse acompanhamento para evitar que o público mantenha uma sensação ruim com sua marca.


- Identificação de estratégias

Com a atuação de uma assessoria de imprensa no Facebook, é possível encontrar muitas possibilidades de estratégias com maiores chances de sucesso, pois são definidas por meio do comportamento de seu público-alvo na própria plataforma da rede social.

O espaço para o trabalho da assessoria de imprensa no Facebook torna-se, assim, ainda maior, uma vez que não basta apenas a observação de dados, mas também uma análise de comportamento do público-alvo, algo que pode ser ainda mais efetivo com o trabalho de uma assessoria profissional e com resultados muito mais positivos para a sua empresa e sua marca.


- Análise de concorrência

Outro ponto de atuação muito importante para uma assessoria de imprensa no Facebook é o acompanhamento e a análise das ações de seus concorrentes, ou seja, é preciso que se saiba o que a concorrência está fazendo para atrair a atenção de seu público-alvo.

Isso é muito importante para que seja possível diferenciar suas ações daquelas realizadas pelos concorrentes, o que permite uma atração maior do público e a consequente otimização de seus resultados, com lucros maiores devido à observação dessas ações de empresas do mesmo segmento. Assim, é possível que sua empresa consiga um maior destaque na visão do público, graças ao trabalho da assessoria de imprensa no Facebook.


- Monitoramento de notícias relacionadas a seu segmento

Contar com uma assessoria de imprensa no Facebook também permite ter um constante acompanhamento de notícias referentes ao segmento de sua empresa, o que mantém a marca sempre atualizada em relação ao mercado.

Dessa maneira, é possível saber sempre o que fazer com relação ao cenário atual de seu segmento, sem permitir que outras empresas saiam na sua frente em qualquer tipo de situação.

Com uma atuação muito ampla, a assessoria de imprensa no Facebook possui um espaço muito grande de trabalho e agrega inúmeros benefícios às empresas que contam com um serviço profissional nessa área. Assim, garanta para sua empresa uma assessoria profissional e se destaque em relação a seus concorrentes no ramo.

Para contar sempre com o melhor conteúdo para sua página no Facebook e seu site, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os planos de produção de conteúdo disponíveis, assinando aquele que se encaixe melhor em suas estratégias para chegar ao público com qualidade e obter, assim, os melhores resultados!