O Google como ferramenta de divulgação para a sua empresa

Maior site de buscas do mundo, o Google coleciona números estratosféricos para contar sua história. Criado em 1998 como um simples buscador e que tinha rivais incômodos, inclusive no Brasil, hoje, é o website mais acessado no mundo. Isso faz com que as empresas invistam em marketing digital e no SEO para conquistarem as primeiras posições nas pesquisas de palavras-chave. 

Com a velocidade do seu crescimento e grau de importância, a empresa incorporou uma série de outros produtos, parcerias e ferramentas, que estão presentes no dia a dia como buscador, e-mail, publicidade, etc. Uma empresa pode utilizar seus produtos em etapas diferentes de suas estratégias de marketing, com excelentes resultados. 


As inúmeras possibilidades de marketing digital no Google

O Google é considerado o mais importante canal de comunicação do mundo e, por isso mesmo, um excelente espaço para a divulgação de uma empresa. Quando criado, por Larry Pages e Sergey Brin, estudantes de doutorado da Universidade de Stanford, tinha como missão organizar as informações de todo o mundo para que todos pudessem ter acesso rápido e imediato. 

Funcionando como uma gigantesca e ilimitada enciclopédia, ele possui mais de um milhão de servidores em data centers espalhados pelo mundo. Dessa forma, é possível processar bilhões de pesquisas, acumuladas em 20 petabytes de dados de usuários. Mesmo com uma grande variedade de produtos e ferramentas de qualidade atreladas ao Google, seu motor de busca é o seu serviço mais popular e acessado no mundo. 

Os números do Google são sempre entre bilhões e trilhões, como o número de acessos mensais pelo mundo que giram em torno de 100 bilhões e 2 trilhões por ano. Isso significa que todos que tiveram algum acesso à internet já usaram o buscador pelo menos uma vez. 

O que nem todos percebem é o potencial de negócios que essa plataforma milionária pode oferecer. Seja usando sua principal vitrine, as buscas, ou produtos oferecidos e com alto índice de usuários, como o YouTube e o Gmail. Conhecer bem essas possibilidades e ferramentas é fundamental para saber exatamente como utilizá-las pelo marketing digital. 


Como usar produtos e ferramentas?

Mesmo que a maior parte das empresas já esteja na internet de alguma forma, há ainda uma grande quantidade que não possui sites e nem páginas em redes sociais. Os “sem internet” são, em sua maioria, as micro e pequenas empresas, que podem utilizar as ferramentas do Google para iniciar no meio da web. 

A base do marketing digital atual não é nas redes sociais, como se imagina, mas sim no próprio Google, através das técnicas de SEO. O que nem sempre se percebe são as possibilidades que ele tem a ofertar e que podem não só ajudar no rankeamento das buscas, mas oferecendo novas possibilidades de leads. 

Além do principal buscador do mundo, o Google também possui gigantes como o Gmail e o YouTube dentre seus produtos, ambos líderes em seu segmento de atuação. O Orkut e o Google + eram redes sociais das empresas, mas perderam espaço principalmente para o Facebook. Já o navegador Google Chrome, o programa de fotos Picasa e o Google Talk também são grandes destaques na linha Google. 

A escolha dos melhores produtos e ferramentas dependerá do objetivo final do planejamento de marketing, já que cada um oferece uma especificação diferente e que nem sempre podem ser eficientes para o que é desejado. Abaixo, listamos algumas das ferramentas que vão aprimorar ainda mais a divulgação para empresas através do Google:

  1. Google Ads - Ela permite a realização de anúncios que configuram na primeira página do site de pesquisas, assim como em outros produtos e sites parceiros. 
  2. Google Search Console - Criada para os webmasters, a ferramenta ajuda a tornar o site compatível com o Google e melhora sua performance de SEO.
  3. Google Keyword Planner - Auxilia na criação e planejamento da palavra-chave. 
  4. Google Suggest - É o complemento de frase que atua como sugestão de busca, seguindo os direcionamentos de sua palavra-chave.
  5. Google Trends - Usada pelo planejamento estratégico da campanha, por informar o volume de buscas das palavras-chaves sugeridas. Ela também utiliza filtros para apresentar os períodos e localizações. 
  6. Google Meu Negócio - Criado para estreitar a relação entre a empresa e o usuário, a ferramenta apresenta rotas mais fáceis de chegar ao local pesquisado, opções para contato e outras informações como horários e sites. 
  7. PageSpeed Insights - A ferramenta ajuda a avaliar a velocidade de entrega do conteúdo do site ao usuário, assim como a qualidade da recepção. Em seguida, ela apresenta opções para melhorar a performance que vão ajudar no posicionamento do ranking. 
  8. Google Safe Browsing - É a certificação do Google de que o site é seguro para navegação. É um ótimo ponto para dar mais credibilidade aos usuários. 
  9. Google Analytics - Oferece relatórios sobre o site que consta o número, origem e comportamento dos visitantes, assim como outros dados que são fundamentais para avaliar as estratégias de marketing. 
  10. Google Maps - Ajuda ao cliente identificar com maior facilidade o endereço da empresa. Nele também há informações essenciais como horários e contato. 
  11. Google App for Business - Uma única ferramenta que oferece produtos do Google que pode ser usados pela empresa, a partir de sua necessidades. Em geral, o uso de Gmail, agenda e drive são básicos e podem ser usados para qualquer perfil, mas há sugestão de outras ferramentas mais específicas. 
  12. Google Tradutor - Os números de usuários dessa ferramenta se equiparam ao site de buscas. A página oferece conversão de palavras e frases para mais de 100 idiomas listados, além de traduzir expressões, em sua nova versão. 
  13. Google Assistente - Aliado ao Google Maps, oferece rotas e outros detalhes auxiliares, como onde estacionar no local. 
  14. Google Fotos - A ferramenta armazena imagens e vídeos em nuvem, oferecendo segurança ao usuário. Recebe, em média, 1,2 bilhões de fotos por dia. 
  15. YouTube - A rede social de vídeos é pioneira no segmento e ainda se mantém líder. O Youtube ampliou seus recursos e oferece canais que podem ser utilizados por empresas, que inclui ofertas de produtos, descrições e até espaço para eventos. 
  16. Hangouts - Veículo de comunicação rápido entre os produtos do Google tais como Gmail e YouTube.
  17. Gmail - O e-mail é o mais popular do mundo e possui recursos de segurança bastante avançados. Vem aprimorando também seus recursos, como o Smart Compose, que ajuda a identificar o comportamento do usuário na hora de escrever um e-mail. 


O Google é o maior site de buscas do mundo e também o mais acessado, recebendo bilhões de usuários ao dia. Uma plataforma que também é gigante em oportunidade de negócios, com produtos, parcerias e ferramentas que podem auxiliar empresas a qualificar, mensurar e ampliar o marketing digital. Invista em marketing de conteúdo, utilizando as técnicas de SEO, e entre em contato com a RedaWeb. Acesse o site ou ligue 0800 750 5564 e entenda como fazer a divulgação de sua empresa com qualidade.