Blog O marketing na era digital conheça as tendências do mercado

O marketing na era digital conheça as tendências do mercado

O marketing na era digital conheça as tendências do mercado

A era digital fez com que o marketing ganhasse uma importância ainda maior para as empresas em relação aos períodos anteriores, nos quais este tipo de ação era feito completamente offline. Com o avanço da internet e a chegada do marketing digital, as empresas puderam aumentar exponencialmente seus alcances, de modo que sua marca chegue a um maior número de pessoas em pouquíssimo tempo, além de permitir que isto aconteça com um investimento bem menor.

No entanto, a evolução digital fez também com que se mudasse a forma como o marketing funciona perante o público, com ações que são muito eficazes durante algum tempo, mas perdem seu poder de atratividade ao público após um determinado período. Assim, é preciso que as empresas tenham profissionais prontos para buscar sempre novidades e estratégias inovadoras para manter a sua marca como destaque de seu segmento.

Também é importante ficar ligado em todas as tendências do marketing digital, para não ficar atrás da concorrência na busca pela preferência do público, o que poderia comprometer de forma muito prejudicial todos os seus resultados, inclusive os seus lucros. 


As principais tendências do mercado de marketing digital neste ano

Confira, a seguir, quais são as principais tendências deste ano para o mercado de marketing digital, e esteja pronto para sair na frente de seus concorrentes na busca pela otimização de seus resultados:

1 – Participação de seguidores e clientes na criação de conteúdo

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas apostaram em ações semelhantes às antigas, o que resultou em campanhas de marketing engessadas e pouco efetivas, e fez muitas pessoas desconfiarem das ações de marketing, especialmente quando feitas por empresas que se distanciaram de seus clientes.

Para contornar isto de uma vez por todas, uma das tendências do mercado de marketing digital é investir na produção e compartilhamento de conteúdo feito pelos próprios seguidores de sua marca e clientes. Ou seja, incentivar ações de postagens com uma determinada hashtag ligada à sua empresa em troca de descontos em seus produtos ou participação em promoções, de modo que seus próprios seguidores criem conteúdo para o marketing digital de sua empresa.

2 – Otimização das pesquisas por voz em seu site

Uma característica bastante marcante do avanço tecnológico é a possibilidade de realizar pesquisas pela voz em páginas de internet, ou seja, apenas falando o que deseja procurar, o usuário pode encontrar aquilo que quer ver, sem a necessidade de que sua busca seja digitada. Isto torna muito mais fácil as pesquisas feitas por smartphones, por exemplo, que são a maioria dos aparelhos utilizados hoje para navegar na internet.

Desta maneira, uma das principais tendências de mercado para o marketing digital neste ano é a otimização das pesquisas por voz em suas páginas, site ou blog, de modo que esta navegação seja mais agradável aos seus clientes, quando precisarem encontrar algo de seu desejo nas páginas de sua empresa.

3 – Estratégias voltadas para os micro momentos

A jornada de compras foi completamente transformada com a utilização mais frequente da internet, pois passou a existir uma série de momentos de decisão de compra ao longo do dia para os clientes. Estes momentos são chamados de micro momentos, ou seja, pensamentos rápidos a respeito daquilo que seus clientes querem ou precisam fazer.

Os principais micro momentos que um cliente tem ao longo do dia são os seguintes:

  • Quero saber;
  • Quero ir;
  • Quero fazer;
  • Quero comprar.

Estes micro momentos fazem parte de todos os dias dos seus clientes, e torna importante a criação de estratégias que levem as pessoas a optarem por sua marca quando estiverem em um destes momentos em sua jornada de compra. Assim é possível chegar a melhores resultados, pois se capta a atenção do público-alvo no momento em que estão mais inclinados a fazer alguma compra.

4 – Otimização de estratégias para redes sociais

Um dos pontos fortes do marketing digital são as redes sociais, pois são plataformas que concentram um grande número de pessoas, de forma que se possa atingir um alcance muito grande com uma mesma publicação ou conteúdo, o que rende bons resultados para o marketing digital de sua empresa.

Porém, as redes sociais passam por frequentes atualizações em seu funcionamento. O Facebook, por exemplo, rede social com maior número de usuários no Brasil, passou por uma alteração em seu algoritmo com a intenção de levar mais postagens de amigos e familiares para os usuários, o que tem um impacto direto no alcance dos conteúdos de empresas e marcas.

Desta maneira, é preciso fazer uma adaptação de suas estratégias para as redes sociais, com um maior investimento em links patrocinados, por exemplo, os quais garantem um bom alcance de seu conteúdo nestas plataformas.

5 – Uso de chatbots para atender aos seus clientes

Algo que já é colocado em prática por algumas empresas é uma tendência muito forte deste ano para o marketing digital, que deve fazer com que mais empresas adotem este tipo de estratégia: os chatbots no atendimento ao cliente.

Chatbots são robôs que iniciam um atendimento, e permitem aos clientes resolver seus problemas sem a necessidade de chegar a um atendente. Estes robôs podem ainda ser programados para que tornem o atendimento mais dinâmico e até divertido para os clientes, com uma personalidade própria para cada empresa.

Isto permite aumentar a satisfação dos clientes com um atendimento mais rápido, além de evitar que se perca muito tempo na resolução de problemas simples, os quais podem ser resolvidos pelos próprios chatbots no contato com os clientes.

6 – Conteúdos ainda mais relevantes para seus seguidores

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, pois é mais atraente ao público do que as propagandas simples, uma vez que oferece um material que informa o seu cliente a respeito do segmento de sua empresa.

Porém, o tempo em que um conteúdo raso e com poucas informações trazia bons resultados foi superado, e a tendência é que o marketing de conteúdo exija uma produção de conteúdos cada vez mais aprofundados, de forma que tenham uma relevância ainda maior para o seu público-alvo. Desta maneira, é possível criar uma proximidade ainda maior de sua marca com o público, com a oferta de conteúdo relevante e de qualidade.

Para garantir que suas páginas tenham sempre um conteúdo que alie qualidade, relevância e atratividade para seu público-alvo, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos planos de produção de conteúdo disponíveis, com a escolha por aquele que melhor se encaixa em suas estratégias de marketing digital!

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