Blog O marketing pessoal no Facebook

O marketing pessoal no Facebook

O marketing pessoal no Facebook

O marketing pessoal é uma estratégia que se torna cada vez mais indispensável para os profissionais de diferentes áreas, que buscam obter promoções em sua carreira ou melhores oportunidades em grandes empresas do seu ramo de atuação.

Isso porque a utilização do marketing pessoal é uma forma de fazer com que as empresas, e mesmo outros profissionais, conheçam a sua importância e as suas capacidades dentro de sua área, de forma que desejem contar com o seu trabalho para chegar a resultados ainda melhores.

Ao mesmo tempo, o Facebook é a rede social com maior número de usuários no Brasil, e que conquista cada vez mais a atenção de pessoas e empresas, o que a torna uma importante ferramenta de marketing, inclusive para o marketing pessoal.

Dessa maneira, os profissionais que buscam uma requalificação no mercado, melhores oportunidades e um crescimento em sua área profissional, possuem no Facebook, uma ferramenta fundamental de divulgação para o seu marketing pessoal, de forma que podem se destacar entre profissionais da mesma área e mesmo contar com um diferencial a seu favor na rede social em caso de vagas nas empresas de seu segmento profissional.


Como fazer o seu marketing pessoal no Facebook

Confira, a seguir, quais são os passos necessários para que você possa fazer seu marketing pessoal no Facebook e, assim, transformar sua rede social em uma aliada de sua carreira profissional:


1 - Adeque sua página ao seu objetivo profissional

O primeiro passo para que seu Facebook possa ser utilizado na sua estratégia de marketing pessoal, é adequar a página de seu perfil aos seus objetivos profissionais. Isso é, se você busca por uma vaga na qual é preciso confiança, suas fotos de perfil e de capa devem transmitir confiabilidade.

Imagens que retratem momentos desleixados ou somente de lazer e descontração podem não causar a imagem profissional que você espera transmitir, com um aspecto negativo para empresas, por exemplo.

Assim, utilize imagens mais sérias ou neutras, as quais poderão indicar que você é uma pessoa tranquila e responsável para aqueles que buscarem por informações a seu respeito em sua rede social.


2 - Tenha cuidado com o que você compartilha no Facebook

Após uma primeira impressão de seu perfil, o que mais irá chamar a atenção das pessoas e empresas que buscarem saber mais a seu respeito no Facebook serão os conteúdos compartilhados, sejam eles de sua autoria ou simplesmente repostados de outras páginas ou pessoas.

Isso exige muito cuidado, devido ao fato de que muitos conteúdos representam opiniões, as quais nem sempre são feitas de maneira calma, ordenada e até mesmo respeitosa. Assim, se você compartilha algo que possa ser ofensivo ou desrespeitoso a quem quer que seja, pode ser um peso muito grande negativamente em seu marketing pessoal.

Da mesma forma os seus comentários e curtidas também poderão ser alvo de análise por profissionais e recrutadores de grandes empresas. Seguir páginas de cunhos desrespeitosos ou extremistas, por exemplo, também é um ponto negativo na impressão que você passará para estas pessoas. Já com relação aos comentários, discussões acaloradas sobre temas polêmicos, como futebol, política ou religião, por exemplo, também transmitem um perfil menos profissional para os seus visitantes.


3 - Tenha atenção redobrada com as fotos

Assim como os conteúdos presentes em seu perfil no Facebook, as fotos também são um ponto que chama muito a atenção e exigem um cuidado redobrado para não arranhar a sua imagem profissional e prejudicar o seu marketing pessoal.

Isso se deve ao fato de que as fotos nem sempre são planejadas ou representam momentos de seriedade. Muitas fotos são tiradas em festas, baladas ou momentos de descontração, de modo que não condizem com o seu perfil profissional. Uma imagem de você embriagado em uma festa, por exemplo, pode fazer com que sua imagem profissional não seja mais a mesma.

Dessa maneira, é importante escolher com cuidado quais as fotos que deverão permanecer em sua rede social, de forma que transmita a imagem de alguém em quem as empresas e profissionais possam confiar a qualquer momento, um profissional responsável e cuidadoso.


4 - Não faça lamentações em seu perfil no Facebook

Não é incomum que muitas pessoas postem reclamações e lamentações em suas redes sociais, em alguns casos, até mesmo exagerando na quantidade de lamúrias compartilhadas. Esse comportamento gera críticas e muitos até excluem de seus contatos esse tipo de perfil.

Ao utilizar a rede social para estratégias de marketing pessoal isso se torna ainda pior, pois passa a imagem de uma pessoa que não se vê satisfeita com nada, e que busca sempre algo para reclamar. Esse tipo de perfil irá passar aos demais a imagem de um profissional difícil de trabalhar em grupo, pois o excesso de reclamações torna o ambiente de trabalho em algo pesado e nada confortável.

Além disso, as empresas enxergarão seu perfil como o de alguém que irá reclamar da própria empresa em qualquer circunstância, de modo que suas chances de conseguir vagas de trabalho sejam ainda menores.


5 - Busque manter o foco em suas publicações

Compartilhar publicações engraçadas ou que transmitam sua felicidade em alguns momentos é algo comum no Facebook, mas também pode contrastar com a imagem que você deseja transmitir com o seu marketing pessoal.

Ao optar por utilizar a plataforma para fazer o seu marketing pessoal, é preciso saber da importância de manter um foco em suas publicações, de forma a passar o seu conhecimento e a importância de um profissional como você para as empresas e recrutadores que poderão buscar saber mais sobre você na sua rede social.

Dessa forma, com um foco específico em suas publicações, seu marketing pessoal poderá apresentar resultados muito melhores, inclusive por passar a impressão de que você sabe como criar conteúdo relevante, não baseado apenas em repostar conteúdo de terceiros.

Agora que você sabe como utilizar o marketing pessoal no Facebook, utilize a sua página na plataforma para trabalhar a sua imagem profissional, o que poderá levar a resultados efetivamente positivos em sua carreira, com melhores oportunidades de trabalho, inclusive em grandes empresas do seu ramo de atuação.

Para que seu Facebook tenha resultados ainda melhores em seu marketing pessoal, postar conteúdos de qualidade é muito importante. Tenha sempre o melhor conteúdo em seu perfil, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os planos de produção de conteúdo disponíveis para fazer a escolha por aquele que melhor se encaixe no que você precisa para o seu marketing pessoal!

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