O marketing político presente no WhatsApp
O marketing político é uma ferramenta imprescindível nas campanhas eleitorais, pois é o principal meio de tornar um candidato mais próximo de seus eleitores, além de fazer com que a marca de sua campanha tenha um maior alcance. Além disso, o marketing político trabalha de forma que o candidato tenha uma maior aceitação do público, o que lhe garante um maior número de votos nas eleições.
A forma como o marketing político funciona, porém, mudou radicalmente nos últimos anos, especialmente com a utilização cada vez maior, das redes sociais e aplicativos. Com a proibição do uso do telemarketing para marketing político, as ferramentas digitais se tornaram ainda mais importantes para a aplicação de estratégias de divulgação política.
Um desses aplicativos, em especial, tem conquistado um destaque especial no marketing político: o WhatsApp. O aplicativo de envio de mensagens oferece a possibilidade de que os responsáveis por uma campanha atinjam diretamente os seu público-alvo, de uma forma simples e objetiva, além do aspecto particular do contato direto oferecido pelo WhatsApp, no qual apenas o próprio destinatário irá receber a sua mensagem.
Obviamente, as mensagens enviadas pelo WhatsApp para fins de marketing político não são enviadas apenas a uma pessoa por vez, mas ao serem recebidas geram uma melhor recepção do público, que não necessariamente sabe quantas pessoas receberam a mesma mensagem.
As vantagens do marketing político no WhatsApp
Confira, a seguir, quais são as vantagens que a utilização do marketing político no WhatsApp oferece para uma campanha eleitoral:
1 - Gerenciamento de membros da campanha
Uma campanha eleitoral é um trabalho realizado por muitas pessoas, com o objetivo de eleger um determinado candidato. Dessa maneira, o trabalho deve ser controlado de forma a ser mais bem desempenhado por estas pessoas.
Isso significa que o gerenciamento do número de pessoas e sua atuação é fundamental para saber como coordenar o trabalho, de forma que este seja otimizado. Isso é muito facilitado com o uso da ferramenta de grupos do WhatsApp, nos quais é possível acompanhar e coordenar a atuação de todos os membros de uma campanha.
2 - Divulgação de imagens e vídeos de forma instantânea
Uma grande parcela da campanha eleitoral, e assim, do marketing político, é baseada no uso de imagens e vídeos, os quais possuem um poder de atração muito maior para o público, que observa com mais atenção conteúdos nesses formatos.
Neste ponto, o marketing político presente no WhatsApp é um grande diferencial, pois permite que as imagens e vídeos concebidos para uma campanha, ou mesmo aqueles captados durante eventos realizados para a divulgação de um candidato, sejam compartilhados de maneira instantânea, para que cheguem o mais rápido possível ao seu público-alvo.
Além disso, essas imagens e vídeos também podem chegar mais rapidamente, por meio do aplicativo, para a base da campanha, de forma que sejam divulgados em outras plataformas como comerciais de televisão ou nos sites e páginas do candidato em campanha política.
3 - Atração de eleitores para outras plataformas
O marketing político presente no WhatsApp também é muito efetivo na ação de atrair mais eleitores para as demais plataformas do candidato, especialmente nas mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.
Isso acontece porque o material nestas redes sociais depende do interesse do público para gerar maior atração e engajamento, o que rende melhores resultados para uma campanha política. Assim, o conteúdo que é compartilhado por meio do WhatsApp pode dar o primeiro impulso para o maior sucesso de outras plataformas.
Assim, a campanha de marketing político ganha, com o uso do WhatsApp, uma maneira muito mais eficaz de primeiro contato com o público, para que posteriormente ele tenha o interesse de seguir seu candidato nas demais mídias sociais para conhecer mais a fundo seus projetos e propostas.
4 - Comunicação direta entre candidato e eleitores
Um dos principais objetivos de uma equipe de marketing político é fazer com que as mensagens transmitidas durante o período de campanha eleitoral tenham o maior nível de proximidade entre o candidato e a população, de forma que as pessoas sintam a importância que seu voto tem para este candidato.
Com o marketing político presente no WhatsApp, essa missão se torna muito mais fácil, pois o WhatsApp é a mais particular das redes sociais, necessitando de uma maior proximidade para que se tenha a sua mensagem recebida e visualizada. Desta forma, as mensagens enviadas no marketing político para o público geram essa sensação, o que torna esse tipo de estratégia muito mais eficiente que outros meios de comunicação, nos quais a mensagem é feita para muitas pessoas ao mesmo tempo.
5 - Esclarecimento de dúvidas dos eleitores
Uma possibilidade que se tornou muito mais viável com o marketing político presente no WhatsApp foi a comunicação em duas vias, ou seja, com o possível contato dos eleitores com o seu candidato ou com sua equipe de marketing político.
No aplicativo de mensagens, é possível que os eleitores que possuem qualquer dúvida, seja relacionada ao candidato, suas propostas e ações de campanha, ou mesmo com relação ao procedimento eleitoral, encaminhem suas perguntas para o contato do candidato em campanha.
Neste contato, suas dúvidas serão respondidas pela equipe de marketing político, o que gera uma maior satisfação no público e um consequente aumento da confiabilidade em relação ao candidato promovido.
Nas últimas eleições, o marketing político esteve cada vez mais presente no WhatsApp, com a utilização deste canal de comunicação por um número muito mais alto de candidatos. Isso aumentou a importância de que estratégias mais eficazes fossem traçadas, de modo a evitar que os concorrentes conseguissem se sobressair na proximidade com o público.
Com os resultados positivos obtidos pelos candidatos que mais utilizaram o WhatsApp nas últimas eleições, é nítido que este aplicativo será ainda mais importante nos próximos anos, pois ao invés de ser tratado como uma novidade, já existe a expectativa do público de receber por meio do aplicativo os conteúdos relacionados aos candidatos.
Isso torna os próximos períodos eleitorais ainda mais trabalhosos, de modo que o WhatsApp se torne uma das prioridades de campanhas, embora não devam ser deixadas de lado as demais plataformas. Assim, o trabalho da equipe eleitoral será ampliado, na mesma medida que o aplicativo pode ser determinante para o sucesso de uma campanha.
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