O que faz um gerente de marketing digital?

Um gerente de marketing digital tem conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, sendo uma das profissões mais requisitadas numa das áreas considerada em maior expansão. O crescimento da carreira tem uma estreita ligação com o investimento que as empresas estão designando às campanhas da web, que precisam de um profissional capacitado e diferenciado para guiá-las.

Em dez anos os salários de um gerente de marketing digital duplicaram e as perspectivas são ainda melhores para o futuro. Há profissionais que são cortejados pelas maiores agências de marketing do mercado, assim como grandes empresas. O seu valor é adquirido pela experiência conquistada, o conhecimento amplo e a visão arrojada sobre as projeções do futuro.


Perfil e atuação de um gerente de marketing digital

O marketing digital é uma área que precisa ser preenchidas por pessoas com um perfil específico e pode absorver os mais diversos tipos de profissionais. Em geral, os que mais se encaixam são pessoas vindas das áreas de humanas, como marketing, publicidade e propaganda, jornalismo e administração, mas é bastante comum encontrar profissionais de TI, estatística, matemática e até engenharia, para lidar com aspectos mais analíticos e repletos de cálculos.

O gerente de marketing também possui um perfil definido, que pode amealhar um pouco de cada uma das áreas com quem irá gerir. Como ponto inicial, precisa pensar no planejamento, produto, estratégias, posicionamento e construção da marca, com uma visão ampla sobre tudo o que pode acontecer. A formação básica é na área de comunicação e a pós-graduação é um ótimo diferencial, além de certificados em marketing digital.

Ele precisa ter habilidades pessoais peculiares, como usar o português corretamente, tanto na fala, quanto na escrita, ter aptidão para gerenciar pessoas, conseguir cumprir prazos e trabalhar sob pressão, liderar equipes, habilidade em ensinar e passar informações, não ter medo de tomar decisões baseadas em dados e em sua experiência, assim como estar sempre bem informado sobre a cultura em geral e o meio.

Por mais necessário que seja o cargo, muitas empresas não possuem um gerente de marketing. É comum que pequenas empresas coloquem gerentes de vendas para realizar o planejamento de marketing ou mesmo o próprio dono, e os resultados ficam bem longe do desejado.

O cargo de gerência requer um conhecimento amplo sobre todas as especializações do marketing digital, e distância da acomodação que uma posição de chefia pode indicar. É preciso estudar sempre e se manter informado sobre todas as tendências tecnológicas que apontam diariamente.

Ao contrário do que um leigo sobre o assunto pode entender, não se trata de alguém que faz postagens e anúncios em redes sociais, mas o responsável por um planejamento minucioso de campanhas que englobam todas as plataformas do meio digital que forem essenciais para a marca.

Sua atuação vai desde a realização de pesquisas constantes sobre vários temas relevantes numa campanha específica ou no próprio ambiente de marketing digital. E além de desenvolver campanhas que requerem resultados positivos, também acompanha a prática das estratégias através das mensurações disponíveis. A partir de análises imediatas, orienta mudanças ou reforça ações que possam intensificar os resultados.

O planejamento não deve se desvincular do que o consumidor da marca precisa, das suas necessidades e anseios, além de detalhes como onde e como eles adquirem os produtos. Saber bem sobre o seu público-alvo é fundamental para que cada passo da campanha seja bem-sucedido. O gerente precisa conhecer muito bem sobre o produto, o preço comparativo com a concorrência, o local onde está disponível e as promoções que podem ser realizadas durante a campanha.

A inexperiência ou falta de atenção nos detalhes pode colocar em risco todo o investimento na campanha, além dos custos com mão de obra e de credibilidade. Com um ou mais erros de um gerente de marketing, a empresa perde vendas, oportunidades, reputação e dinheiro. É importante salientar que algumas campanhas podem não corresponder às suas expectativas e, ao serem revistas, podem ser refeitas, mas só um gerente de marketing com experiência pode tomar as rédeas da situação e atingir seus objetivos.  

Esse profissional não precisa ser um heavy user, termo usado para quem utiliza muito a internet, especialmente nas redes sociais. É preciso ir além da empolgação com curtidas e acessos aos canais, sem identificar a taxa de conversão. Estar antenado ao mercado digital é fundamental para identificar possíveis crises e agir à frente dos acontecimentos.


Como identificar um bom gerente de marketing digital

O gerente de marketing não é quem realiza as tarefas, embora algumas ele possa fazer se for necessário. Os especialistas são os executores e cabe ao gerente estar atento para dar aos seus gerenciados, suporte necessário para a realização de um trabalho de qualidade. E ele só pode agir dessa forma se conhecer muito bem cada função e como deve ser o resultado final de suas ações.

Não é exatamente fácil contratar um gerente de marketing digital, já que é preciso analisar os possíveis candidatos a partir de sua experiência, formação e também habilidades pessoais. E nem sempre é possível promover um analista de marketing digital ao cargo, exatamente pela ausência de alguma dessas exigências, especialmente as características pessoais.

Dificilmente com uma análise de currículo prévia é possível identificar o melhor candidato. Entrevistas são bastante úteis para observar o comportamento do profissional, mas é recomendável outras atividades que possam dar demonstrações práticas sobre suas habilidades.

Ele pode montar um escopo de uma campanha de marketing digital, incluindo os canais que serão utilizados, anúncios e tudo mais relativo ao planejamento. Ele pode também apresentar análises sobre outras campanhas realizadas e expor que tipo de atuação ele teria sobre elas. E por fim, a apresentação dos resultados baseados na perspectiva do cliente.

É preciso identificar no mercado, um gerente que tenha uma visão analítica e ao mesmo tempo criativa sobre as estratégias. Cabe a ele estar atento não só ao que está acontecendo em sua equipe e na empresa, mas também no ambiente externo, sobre o mercado. Caso exista alguma crise na concorrência, por exemplo, ele poderá identificar ações que podem proteger a marca e valorizá-la.

O gerente de marketing utiliza os dados que possui aliados à sua mente inovadora para elaborar meios em diminuir custos e ampliar os lucros, captando o maior número de leads qualificados possíveis para a área comercial finalizar a venda.  

A área de marketing digital é considerada uma das mais valorizadas na atualidade e com ótimas perspectivas para o futuro. E uma das especializações que vêm ganhando muito reconhecimento é o gerente de marketing digital, responsável por liderar uma equipe e planejar uma campanha. 

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