O segredo do sucesso para Inbound marketing está no planejamento

O Inbound Marketing já ganhou um espaço só seu na estratégia de marketing da maioria das empresas, no entanto, pode ser uma grande dor de cabeça quando não há um bom planejamento.

Encontrar temas para criar conteúdo é simples, as complicações começam na hora de pôr as ideias no papel e integrar à sua estratégia de maneira eficiente. Mesmo que você saiba todas as etapas a serem cumpridas, é necessário planejar antes de desenvolver, para que você não acabe perdendo tempo produzindo conteúdos irrelevantes.

Mas, como resolver esse problema? O segredo do sucesso para Inbound Marketing está no planejamento, e nós iremos te entregar um passo a passo sobre como estabelecer um procedimento padrão para otimizar a sua campanha com conteúdos ricos e assertivos. Confira!

Sem planejamento, não há Inbound Marketing

Quando você está planejando, está realizando um estudo prévio sobre todas as suas possibilidades, definindo um caminho a ser seguido antes mesmo de começar a percorrê-lo. Tendo isso em mente, antes de colocar para rodar a sua campanha, já terá em mãos algumas informações valiosas.

  1. Quais são as minhas expectativas?
  2. Quais são as minhas metas?
  3. Quando eu irei publicar meus conteúdos?
  4. Qual é a estrutura que devo utilizar na minha página?
  5. Quais são os passos que devo seguir para implementar uma campanha vencedora?

Todas essas são perguntas de suma importância e precisam ser respondidas ainda nos primeiros passos. São elas que irão nortear todas as suas decisões durante um determinado período. 

Quando estão definidas, se tornam uma checklist poderosa para a sua equipe. Através dela é possível saber onde a empresa quer chegar, qual é a periodicidade, prazos a serem cumpridos para concluir as atividades da campanha e qual é a estrutura textual a ser seguida para garantir a coesão da página.

Mas, afinal, o que é planejar em Inbound Marketing? Vamos descobrir agora mesmo em 5 passos simples.

1. Defina os seus objetivos

Planejamento sempre começa com as expectativas que você possui para o seu negócio. Antes de tentar dar o primeiro passo, é necessário saber exatamente onde quer chegar. Isso pode dizer sobre o tamanho que você sonha para a sua empresa, o faturamento desejado ou até mesmo as reformas que estão sendo adiadas a meses.

O importante é que sejam honestas! Se hoje você tem um faturamento de R$ 10 mil ao mês, não é na semana que vem que irá para R$ 1 milhão. Você precisa ser realista e tentar projetar as suas expectativas. Vá com passos curtos, mas não deixe de sonhar grande.

A importância desta etapa reside na escolha de conteúdos a serem publicados. Se você planeja convencer um número grande de pessoas, mas que já são seus clientes antigos, deverá investir em mantê-los fiéis. Agora, se é um novo público, precisa conquistá-los..

Faz parte do planejamento e definição dos objetivos estudar o mercado, para que você esteja preparado para eventualidades com antecedência.

2. Investigue a sua persona

Você já tem na cabeça o seu público-alvo. Esse é o primeiro passo para abrir qualquer empresa. No entanto, no marketing, é essencial conhecer a persona. Ela funciona como um cliente modelo. Você conhece os seus hobbies, seus gostos, preferências e estilo de vida. 

Essa é a pessoa para quem o seu negócio existe!

Resumir o público-alvo em uma ou mais personas facilita e muito a produção de uma estratégia de Inbound Marketing vencedora. Você saberá com que linguagem deve se aproximar, qual é o melhor formato de conteúdo para atrair essas pessoas e quais são os assuntos que elas estão interessadas.

Ainda aqui, você irá prestar atenção em uma questão de suma importância. Quais canais o meu cliente ideal está acessando? O fluxo maior é no Facebook ou Instagram? Ele troca mensagens pelo WhatsApp, Telegram ou nem utiliza esse tipo de aplicativo? Quanto mais informações conseguir, melhor! Se eles estão em múltiplos espaços, você deve pensar em um plano de ação específico para cada situação.

3. Invista no seu funil de vendas

O conceito de funil de vendas é um trunfo para o marketing. É uma esquematização de como funciona o ciclo de compra de um consumidor, e você precisará estar de olho nele 24 horas por dia para garantir a implementação de uma boa estratégia.

Atraia

Atraia consumidores. Você precisa fisgar na rua as pessoas que estão passando por problemas que podem ser resolvidos pela sua empresa. Como irá fazer isso? Mostrando que elas precisam da sua ajuda, e que você sabe como resolver.

Nutra

Assim que forem convencidos a te dar uma chance, você precisa conquistá-los, ou acabarão indo para o vizinho que cobra a metade do preço mesmo que o serviço tenha também a metade da qualidade. 

Você precisa mostrar que é diferente, pensa de outra forma e possui mais opções que o mercado costuma oferecer. Aqui, você irá tentar se destacar, e conseguirá com bons conteúdos.

Retenha

Você já vendeu seu produto ou serviço, o trabalho está acabado, certo?. Não. Agora, você precisa que seu cliente se mantenha fiel aos seus valores. Nesse caso, já não será mais necessário apresentar a empresa, mas serviços que complementem a venda anterior, fazendo com que ele retorne e continue com você por um bom tempo.

4. Planeje o seu conteúdo

O conteúdo de um site, em primeiro plano, é conquistar e educar o seu público sobre a empresa e seus serviços, mas ao ser estudado mais profundamente, você entenderá que o conteúdo é a espinha dorsal de uma página de sucesso. 

É no conteúdo que você veicula links, imagens e palavras-chave que fazem o seu site ser reconhecido. Quanto mais coesa for a página, melhor será avaliada pelos sistemas de busca, e mais fácil irá prender o consumidor no seu sistema.

Sempre pense em mais de um artigo por vez. Por exemplo, em uma tabela escolha 3 temas independentes, mas que conversem entre si. Assim, antes de escrever, saberá onde devem ser publicados e como irão se integrar ao restante da estratégia.

5. Defina procedimentos padronizados

A criação de conteúdo pode ser o processo mais longo dessa campanha, mas tudo pode ser automatizado, basta um planejamento redondo e limpo. Se a sua equipe sabe exatamente quais temas foram definidos e quais são os objetivos com eles, terão nas mãos o caminho a ser seguido, evitando falhas e retrabalho.

Você pode ainda deixar conteúdos prontos com muita antecedência, e colocá-los em um sistema automatizado que os publica em datas determinadas, e esses mesmos sistemas retornam as métricas atualizadas em tempo real, permitindo uma análise correta e instantânea da eficiência do seu projeto.

Esse processo é longo, mas deve receber toda a atenção possível, pois irá nortear todos os seus projetos por um bom tempo. Nós da RedaWeb somos uma plataforma de criadores de conteúdos profissionais, e podemos ajudá-lo nessa etapa. Entre em contato e conheça nossos planos de produção de conteúdo.