Blog Organize um evento de sucesso usando o marketing digital

Organize um evento de sucesso usando o marketing digital

Organize um evento de sucesso usando o marketing digital

As estratégias de marketing digital são uma excelente forma de divulgar e consolidar uma marca no mercado ou em uma determinada comunidade. Mas, você sabia que esse tipo de ferramenta é essencial também para organizar um evento de sucesso?

O marketing digital se tornou uma das estratégias mais eficientes de organização e divulgação de evento no mundo. E não é para menos, já que é capaz de atrair cada vez mais público em qualquer tipo de evento, desde celebrações até ações corporativas.

Sendo utilizado para eventos, o marketing digital é uma ótima maneira de chamar a atenção do público e impulsionar a venda de ingressos.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é marketing digital, trata-se simplesmente de um conjunto de ações que tem como objetivo promover uma marca na internet. E com esse artigo você vai saber exatamente como organizar seu evento usando essa estratégia tão eficiente.

Objetivos de usar o marketing digital na promoção de um evento

Todo mundo sabe que o que caracteriza um evento como um grande sucesso, entre outras coisas, é a participação e engajamento das pessoas. Desse modo, você pode, através do marketing digital, considerar os seguintes objetivos na organização do seu evento:

  • Alcançar o público-alvo de uma forma certeira;
  • Aumentar o engajamento dos colaboradores, fornecedores e clientes;
  • Potencializar a venda de ingressos;
  • Atrair o interesse do público através de um conteúdo relevante;
  • Lançar e divulgar produtos;
  • Atrair parceiros e patrocinadores;
  • Fortalecer a sua marca;
  • Fazer com que o evento seja reconhecido, através de interatividade e segmentação;
  • Gerar receita.

Definir o público-alvo é fundamental

Entregar às pessoas um conteúdo relevante torna as chances de sucesso do seu evento muito maiores. Sendo assim, um dos primeiros passos quando você decidir usar o marketing digital no seu evento é entender qual é seu público-alvo. 

Com essa concepção definida, você saberá exatamente qual linguagem deverá ser usada e em quais veículos o seu trabalho de marketing deverá ser feito.

Essa ação é muito importante, pois, entendendo o comportamento do seu público, você assegura que a mensagem seja apropriada e que as pessoas que irão recebê-la sejam o alvo certo. Assim, você evita desperdício de tempo e de recursos.

Para montar o perfil do seu público você pode considerar informações como faixa etária, área de atuação, gostos e preferências, hobbies, perfil como consumidor, formação, estado civil, gênero, entre outros.

Utilizando as ferramentas de marketing em um evento

Definindo seu público-alvo e percebendo através de que canal ele poderá ser alcançado, você terá algumas opções de ferramentas a serem consideradas. Os principais canais de marketing para eventos são: 

E-mail marketing

Trata-se da comunicação e divulgação de conteúdo através de e-mails enviados à sua base de contatos. Com essa ferramenta você poderá não apenas anunciar seu evento, mas deixar seu público informado sobre cada detalhe e novidade.

Para ter uma base de contatos proveitosa, você pode criar um campo de conversão no site da sua marca ou do evento, ou seja, disponibilizar um campo onde o público possa cadastrar seu e-mail, a fim de receber conteúdos de interesse.

Criação de um site

É importante que toda empresa ou marca possua uma página na internet, mas quando a ideia é promover um evento, essa necessidade é ainda mais evidente.

Crie um site para divulgação do seu evento e alcance dos potenciais participantes. Ali, você poderá divulgar todas as informações e até criar um mecanismo para vendas de ingressos, que pode até ser um link para uma plataforma externa, se não for possível realizar as vendas no próprio site.

Não deixe de manter o site sempre atualizado para ampliar a divulgação do evento e a interação com o público.

Interação nas redes sociais

Essa ferramenta é basicamente uma forma de criar uma segmentação mais específica do público que você espera alcançar e não há outra opção na internet que tenha um alcance maior.

Utilizar as redes sociais para promover seu evento é uma alternativa simples, porém eficiente e lhe permitirá ganhar novos seguidores, além de uma maior interação do público com seu evento ou marca.

Algumas das estratégias que você pode utilizar dentro das redes sociais são:

  • Criação de um evento no Facebook para divulgar todos os detalhes, novidades e ainda ter confirmações de pessoas que irão participar ou dos interessados em comparecer ao seu evento.
  • Realização de sorteios e promoções para estimular a interação e participação do público no evento;
  • Produção e postagem de vídeos, imagens e outros recursos visuais, divulgando atrações, produtos e tudo mais que o evento irá apresentar ou oferecer; 
  • Contagem regressiva para a data do evento ou para a virada de lotes de ingresso.

Além do Facebook, as outras redes sociais que você pode considerar para sua estratégia de marketing são: Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp, Twitter, entre outras.

Investir em mídia paga

O e-mail marketing e as redes sociais são formas orgânicas de alcançar o público-alvo do seu evento. No entanto, você pode contar também com anúncios patrocinados na internet e garantir ainda mais alcance.

Nesse caso, a grande vantagem é poder contar com a segmentação do público-alvo, através de filtros personalizáveis, baseados em comportamentos, idade, localização, interesses, profissão, etc.

Os principais veículos que trabalham com mídia paga são Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e Google Ads. Com o Facebook Ads, por exemplo, você poderá pagar por anúncios que irão atingir um público específico, criando a oportunidade de eles serem endereçados às pessoas que certamente terão interesse no seu evento.

Já com o Google Ads, você poderá criar uma campanha e através dela seu evento ou marca irá aparecer todas as vezes que alguém fizer uma busca por termos ou palavras específicas relacionadas ao tema do seu evento.

Mas, as opções de mídia paga não acabam por aí. Existe ainda outra forma de anúncio patrocinado que você pode fazer, divulgando links em outros sites da internet com um conteúdo que tenha a ver com o evento que você está promovendo. Essa alternativa, além de gerar mais visitas, aumenta a relevância da sua página para o Google, permitindo assim mais destaque e visitas orgânicas. 

Como você viu, estratégias de marketing digital são muito eficientes quando você decide promover um evento e o que não faltam são opções para todos os bolsos, público e tipos de evento. 

Organize-se bem e defina suas estratégias de uma forma efetiva e não se esqueça que um bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Por isso, faça tudo com calma e planeje cada passo para que os resultados sejam ainda melhores do que você imaginou.

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