Plugins Wordpress gratuitos para seu site

Atualmente, até mesmo pessoas que não entendem nada de programação podem criar um site atraente e repleto de funcionalidades. Isso é possível graças à utilização de plugins. Esses pequenos programas podem adicionar novos recursos a uma página de um jeito simples e rápido. 

Os plugins podem ser utilizados para te ajudar a inserir algum formulário, adicionar botões de compartilhamento e vários outros recursos que podem aumentar as funcionalidades do seu site.


Cuidados antes de instalar um plugin

Hoje em dia é possível encontrar uma enorme variedade de plugins disponíveis na internet, porém, o que mais impressiona é a grande quantidade de plugins gratuitos. 

O que justifica esse gigantesco número de plugins disponíveis é o fato de que qualquer pessoa pode desenvolver e encaminhar um plugin para o repositório online WordPress. Desse modo, a funcionalidade fica disponível para ser usada por qualquer usuário da plataforma. 

De certa forma isso é positivo, mas por outro lado exige que os usuários sejam mais prudentes e seletivos na hora de adicionar um plugin. 

Por isso, antes de instalar qualquer funcionalidade, todo usuário deve verificar se o plugin está atualizado e se é compatível com a versão atual do WordPress, pois isso reduz as chances de erros e conflitos de script. Além disso, é importante adicionar apenas plugins que tenham sido criados por desenvolvedores confiáveis e que oferecem suporte. 

Esses cuidados básicos podem te ajudar a evitar plugins mal desenvolvidos. 


 Plugins WordPress gratuitos

Agora que você já sabe como escolher funcionalidades de qualidade para o seu site, confira essa lista que preparamos repleta de ótimos plugins gratuitos: 


W3 Total Cache

A função deste plugin é te ajudar a melhorar o desempenho do seu site, ou seja, diminuir o tempo de carregamento de forma significativa. O W3 Total Cache compacta arquivos JavaScript e CSS, utiliza o cache dos navegadores e um serviço CDN, além disso, também reduz o acesso ao banco de dados. 

Yoast

Um dos plugins mais populares do WordPress, o Yoast é fundamental para aqueles que anseiam alcançar bons resultados. 

Com esse plugin, é possível configurar praticamente todas as informações relacionadas a SEO, como meta-tags para o Facebook, títulos ou meta-descriptions, por exemplo. 

Outra vantagem do Yoast é que o plugin permite que você verifique os pontos fracos e fortes dos seus artigos. 

Disqus

Com o Disqus você consegue acionar algumas funções bem interessantes à área de comentários. Com esse plugin, é possível organizar os comentários por ordem de relevância e até mesmo adicionar imagens e votações. 

WordPress Related Posts

Quando se trata de aumentar o tráfico interno de um site ou blog, o WordPress Related Posts é a melhor opção. Esse plugin pode ampliar em até 10% a navegação interna apenas adicionando textos relacionados no fim de um artigo.

Contact Form 7

Esse plugin vem com a proposta de facilitar a vida de quem não possui conhecimento técnico suficiente para criar, gerenciar e personalizar vários formulários. 

Mailchimp for WordPress

Utilizando esse plugin, você será capaz de produzir formulários de cadastro e ainda mostrá-los, por exemplo, em diferentes áreas do seu site por meio de widgets ou shortcodes. Essa é, sem dúvida alguma, uma ótima forma de conseguir assinantes de e-mail no seu site. 

Flare

Esse plugin é ideal para aqueles que desejam adicionar botões de compartilhamento nos artigos. 

Widget Logic

Utilizando esse plugin você consegue gerenciar os widgets em páginas específicas. Com o Widget Logic, é possível configurar um conjunto de widgets e exibi-los em artigos da maneira que você preferir.

Akismet

Considerado um dos melhores plugins anti-spam, o Akismet é uma ferramenta que te ajuda a gerenciar os comentários. Em outras palavras, esse plugin mantém apenas os comentários de maior relevância nos textos do seu site.

Simple Photo Gallery

Ideal para aqueles que adoram adicionar um número considerável de fotos nos artigos, o Simple Photo Gallery é um plugin que torna possível criar uma galeria de fotos que se ajustam ao espaço de exibição, de uma forma simples e bem rápida. Com esse plugin você também consegue inserir marcas d’água, além de várias outras funções.

TinyMCE Advanced

Esse plugin adiciona funções extras, extremamente úteis, ao editor de texto do WordPress. Com essa ferramenta você pode, por exemplo, configurar o tamanho e a cor de fontes ou até mesmo inserir tabelas. 

Google Analyticator

Com esse plugin você consegue acompanhar a taxa de rejeição, duração média das sessões, número de vistas e outras informações importantes relacionadas às estatísticas do seu Google Analytics. Isso tudo com por meio de representações gráficas precisas.  

Special Recent Posts

Com a ajuda desse plugin, é possível exibir os últimos artigos publicados de uma forma mais completa e atraente — com título, uma miniatura da foto destaque, além de algumas informações sobre o conteúdo do texto e data de publicação. 

WordPress Popular Posts

Esse plugin pode te ajudar a organizar e exibir seus artigos mais populares. O widget do WordPress Popular Posts consegue exibir informações interessantes sobre o artigo: número de visitas, o nome do autor, a categoria, uma miniatura da foto destaque, além vários outros dados relevantes. 

Official Markerly Widget

Ferramenta perfeita para aumentar o número de visitas, o Official Markerly Widget tem uma proposta bem interessante: com esse plugin você consegue compartilhar nas redes sociais somente os trechos chave do seu artigo, além de vídeos e também imagens. 

TablePress

Esse plugin é perfeito para aqueles que têm uma enorme dificuldade para inserir e desenvolver tabelas. 

Com o TablePress você consegue inserir tabelas em qualquer canto do seu site, de um jeito rápido e simples, utilizando Shortcodes. 

Meta Slider

Com esse plugin você consegue criar apresentações responsivas do tipo slideshow, otimizadas para SEO. 

Jetpack

O diferencial desse plugin é o seu agregado de funcionalidades. O Jetpack pode fornecer estatísticas de visitas, carrossel de posts ou imagens, soluções de segurança e muitos outros dados. 

NextGEN Gallery Plugin

Quando se trata de criar galerias, o NextGen Gallery Plugin é melhor opção. Com esse plugin, além de criar galerias mais robustas, você também consegue rodar slides de vários tipos de galerias. 

Plugins em excesso

Vale ressaltar que, embora os plugins forneçam uma série de vantagens, adicioná-los em excesso pode não trazer bons resultados, pois em grande quantidade os plugins podem fazer com que seu site fique mais lento. 

Por isso, além de verificar as funcionalidades, você também deve mensurar a utilidade de cada plugin. Isso evita que você instale plugins diferentes, mas que apresentam funções parecidas. 


Agora que você conhece vários plugins gratuitos do WordPress, acesse o site da RedaWeb ou entre em contato pelo telefone 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo e melhorar ainda mais o seu site.