Precisando de boas imagens para redes sociais? Conheça 7 ferramentas e recursos para te ajudar

Uma boa imagem é parte fundamental em uma estratégia de marketing eficiente, afinal, é por meio dela que o leitor passa a se interessar pelo seu conteúdo. Como as redes sociais representam parte significativa das nossas vidas, a competição só tende a aumentar. 

São milhões de informações sendo distribuídas por minuto em computadores e celulares durante todos os dias do ano. Por isso, todos os recursos são bem-vindos na hora de conquistar o leitor e a imagem perfeita é o meio mais rápido de conseguir isso.

Mas, todo cuidado é pouco, pois uma imagem ruim ou que não seja adequada para a rede social em questão pode prejudicar muito a sua estratégia de marketing. Uma imagem ruim pode afastar um leitor de vez. 

Felizmente, existem ferramentas que podem ajudar muito no processo de seleção e de adequação das imagens.

Algumas ferramentas e recursos

É extremamente importante que você saiba escolher a ferramenta que irá utilizar porque a imagem criada será a “cara” do seu conteúdo e deve causar sempre um impacto positivo sendo marcante para quem olhar. Por isso, conheça algumas ferramentas e saiba um pouco mais sobre os recursos que cada uma tem a oferecer.

Canva

O Canva é uma ferramenta de design online bastante conhecida, tanto por ser gratuita quanto pela qualidade do seu banco de imagens, que é repleto de fotos profissionais de excelente bom gosto. Além disso, oferece recursos práticos que aceleram a produção das imagens, como: 

  • O recurso “Kit de Marca”, no qual você salva em um só lugar o seu logotipo e também dados de formatação como as cores e as fontes escolhidas. Dessa forma, as futuras publicações permanecerão coesas mantendo a mesma mensagem;
  • O editor online de fotos para tratamento, que disponibiliza 15 filtros incríveis gratuitamente e sem a necessidade de cadastro;
  • A opção de publicar a sua imagem assim que concluir todos os processos ou, se preferir, agendar a publicação para um momento mais oportuno com o objetivo de atingir um número maior de visualizações e de possíveis engajamentos

Escolher o Canva como ferramenta de criação é escolher muita praticidade, pois ao produzir a sua imagem, a própria ferramenta irá redimensioná-la de acordo com a rede social em que for publicada. 

Pablo

Outra ferramenta gratuita para quem precisa e muito bem estruturada para um resultado final de qualidade. O Pablo também apresenta a possibilidade de adaptar a sua imagem para diversas redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o Pinterest, entre outras. 

Os recursos são mais essenciais, porém, imagens produzidas para redes sociais muitas vezes chamam mais atenção quando são mais simples e objetivas. Essa ferramenta oferece, basicamente:

  • Dez opções de fontes com as variações de negrito e itálico;
  • Três tamanhos para a fonte;
  • Duas cores para o texto (branco ou cinza);
  • Banco de 600 mil imagens.

Mas o Pablo não deve ser subestimado. Para as mentes mais atentas ao funcionamento de certas redes sociais, criar imagens clean pode ser uma ótima oportunidade de branding por meio de uma frase marcante e um logotipo inteligente.

Além disso, a simplicidade do Pablo facilita muito na hora de escolher a cor, diminuindo o risco de alguém pecar por excesso, não é? 

Over

O Over é uma ferramenta com certo tempo de estrada, porém, com o passar dos anos, não ficou nem um pouco atrás. Pelo contrário, atualmente, oferece recursos muito modernos e está presente no cotidiano de muitas empresas e produtores individuais ao redor do mundo. 

Destaca-se pela mobilidade de uso, já que é um aplicativo disponibilizado, tanto para Android quanto para iOS. É perfeito para o Instagram, mas também pode ser bem utilizado em outras redes sociais. Alguns recursos apresentados por esse aplicativo com certeza vão aperfeiçoar suas produções, tais como: 

  • Rotacionar o texto na imagem;
  • Salvar imagens em resolução máxima;
  • Salvar a paleta de cores utilizada no seu projeto;
  • Possibilidade de misturar imagens para efeitos mais modernos;
  • Capacidade de editar em camadas;
  • Suporte técnico rápido onde estiver trabalhando.

Por ser um aplicativo, não é uma ferramenta gratuita, porém, você terá muita modernidade à sua disposição pagando apenas uma taxa anual. Produzir pelo celular é de grande ajuda, principalmente quando o trabalho envolve prazos curtos.

Bancos de imagens gratuitos

Esse é um recurso bem simples, mas que pode incrementar bastante o uso de ferramentas como as citadas neste artigo. Fazendo buscas em bancos de imagens gratuitos, o leque de opções aumenta bastante, assim como as chances de encontrar a imagem perfeita para a sua estratégia de marketing. 

Alguns bancos são muito conhecidos pela qualidade da imagem que disponibilizam e também pela enorme variedade. Por exemplo: 

  • Pixabay: oferece fotos, ilustrações e até vídeos. Um dos mais conhecidos pela resolução das imagens e pela possibilidade de dimensioná-las antes de baixar.
  • The Pattern Library: sem dúvida alguma, esse é um dos bancos de imagens mais divertidos. São diversas estampas produzidas por designers que trazem muita modernidade para qualquer projeto.
  • Unsplash: muito elogiado pelas fotos que disponibiliza e, caso queira, o usuário pode cadastrar o e-mail e receber imagens novas periodicamente.
  • Picjumbo: são milhares de imagens e você pode optar pelo envio das escolhidas para o seu e-mail pessoal.

Realizando buscas em bancos de imagens como esses, você terá a garantia da ausência de qualquer direito autoral tendo total liberdade para baixar, para alterar em ferramentas de edição ou para postar nas redes sociais.

O poder da imagem

Não pense duas vezes antes de investir em imagens dentro do seu projeto, principalmente em redes sociais. Muitas delas são basicamente visuais, como no caso do Instagram e do Pinterest. A imagem que você escolher trabalhar será responsável pela expressão da sensação correta que irá cativar a sua persona.

Uma imagem com um nível interessante de criatividade, qualidade e inteligência passará credibilidade no momento em que for vista. Isso a destaca entre tantas outras imagens e informações que transitam em ritmo acelerado diariamente.

Cerca de 90% das informações que absorvemos são transmitidas visualmente. Por isso, pesquisas mostram que conteúdos com recursos visuais apresentam porcentagens maiores de engajamento, especialmente se as imagens incluírem pessoas. Toda estratégia envolve muita pesquisa e dedicação.

Estudar as imagens com cuidado até encontrar coerência com a estratégia de marketing é tão importante quanto o valor oferecido pelo seu conteúdo. Uma imagem impactante e em harmonia com as proporções da rede social ou com o tipo de publicação induzirá a atenção positiva do seu futuro leitor ou futuro cliente. 

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