Blog Produtor de Conteúdo Digital: como contratar um?

Produtor de Conteúdo Digital: como contratar um?

mpreendedora sorridente com laptop em uma sala de reunião

A produção de conteúdo digital vem se tornando cada vez mais necessária para as empresas que desejam manter uma presença digital. Para se fazer presente neste meio, é preciso criar e manter um conteúdo original, informativo e que dê destaque à sua marca de no mercado.


Para que este conteúdo seja de valor e possua um bom desempenho com os clientes da marca, além de conseguir conquistar novos, ele precisa ser bem desenvolvido. Para tal, é necessário que a empresa conte com uma equipe e profissionais adequados para esta finalidade. 


Entretanto, tanto para o lado dos produtores de conteúdo quanto para as empresas que necessitam desse tipo de serviço, ainda podem existir dúvidas de como contratar um bom profissional, bem como sobre o que ele precisa oferecer como parte dos seus serviços, entre outros aspectos.


Portanto, contratar bons profissionais exigirá da empresa uma boa avaliação das atribuições deste quanto ao que pode ser oferecido; a forma que este profissional pode ajudar o seu negócio a se desenvolver através de conteúdos de valor e que consigam atingir os públicos desejados.


Dentro da produção de conteúdo existem vários objetivos. Para as empresas, em geral, os conteúdos visam conquistar público e dar destaque aos seus produtos. Portanto, estes profissionais também devem estar alinhados às técnicas e estratégias de Marketing de Conteúdo.


Este ainda pode ser um conceito muito novo para algumas empresas, mas nos momentos atuais, para que elas conquistem a sua presença no campo virtual, é importante que adotem essas medidas uma vez que elas poderão ajudar muito no desenvolvimento dos negócios.


Isso acontece porque a produção de conteúdo tem como objetivo central fornecer uma comunicação maior entre a marca e o público-alvo. Isso pode ser feito de diversas formas, como blog post, e-books informativos, matérias e estratégias de produção de conteúdo diversas. 


Diante desse cenário, a estratégia para conseguir alinhar todos esses objetivos é contando com bons profissionais da área de produção de conteúdo, que terão os meios e as ferramentas para conseguir criar algo inovador e que transformará a realidade da marca no mercado. 


Para isso, separamos algumas informações para aprofundar mais a respeito da produção de conteúdo e dos profissionais que são responsáveis por estas ações importantes, capazes ajudar no crescimento do seu negócio. 


 Como ser produtor de conteúdo digital? 




O produtor de conteúdo digital, primeiramente, é o profissional que ficará responsável por produzir conteúdos de valor, que visam atrair e engajar clientes e potenciais clientes para um negócio específico. Esse profissional utiliza técnicas e estratégias específicas para conseguir atingir esses públicos.


Sendo assim, para se tornar um produtor de conteúdo digital é necessário que alguns principais passos dados ao longo do processo, visto que esse profissional ocupará uma posição estratégica fundamental, principalmente para o setor de marketing da empresa.


Para desenvolver bons conteúdos, é importante que o profissional conte com algumas habilidades específicas que farão dele um bom produto de conteúdo. Essas competências são indispensáveis para a rotina desses profissionais. 


Dessa forma, antes de tudo, os produtores de conteúdo precisam contar com as seguintes habilidades e competências:


  • Facilidade quanto à leitura, à escrita e à compreensão de textos; 
  • Habilidades desenvolvidas para a pesquisa de assuntos diversos; 
  • Domínio da Língua Portuguesa; 
  • Capacidade de se atualizar quanto às novidades do mercado; 
  • Senso crítico desenvolvido; 
  • Organização e disciplina;
  • Comprometimento com a entrega de trabalhos; 
  •  Saber trabalhar em equipe; 
  • Ouvir as críticas e transformar em oportunidades de crescimento; 
  • Boa comunicação com os clientes; 
  • Estar atento às tecnologias e às novidades no setor; 


Saiba como ser produtor de conteúdo digital 


Além das habilidades descritas, para entrar na área de produção de conteúdo é importante que o profissional conte com algumas qualificações e busque sempre adicionar conhecimento e experiência ao seu modo de produzir. 


Para se tornar um produtor de conteúdo digital é importante estar atento às mudanças e às novidades não somente do setor, mas na forma como as tecnologias e o mundo tem se transformado diante das redes sociais e das novas maneiras de se comunicar. 


Desse modo, é importante que os profissionais que querem entrar para este ramo desenvolvam essas habilidades, conhecendo mais a respeito do funcionamento das redes sociais e das linguagens que são usadas nesses ambientes, para que assim possam ter a capacidade de produzir conteúdos que atingirão o público.


Isso acontece porque os conteúdos de redes sociais, como o Instagram, serão direcionados para um tipo de específico de usuário; enquanto outras redes, como o Facebook, atingirão usuários distintos. A mesma lógica se aplica aos conhecidos blog posts. 


Portanto, é preciso estar atento às diferenças de linguagem que cada um desses conteúdos precisa carregar e aprender a se adaptar a cada uma das plataformas em questão para o desenvolvimento de bons conteúdos, que possuam valor e tragam resultados.


Algumas outras qualidades, mais técnicas, também são importantes para entrar no mundo da produção de conteúdo, como a utilização de ferramentas e técnicas específicas que são usadas para dar destaque e transformar o conteúdo em algo visto pelo máximo de pessoas possíveis. 


Dessa forma, o profissional deve investir em conhecimentos de ferramentas muito comuns na produção de conteúdo, como o Search Engine Optimization, o Google Analytics e outros.  Vale destacar que dentro da produção de conteúdo digital existem diversos profissionais distintos, como redatores, social media, especialistas em SEO, content manager e outros. 


Como contratar um produtor de conteúdo digital? 




Contratar um bom produtor de conteúdo é essencial para o desenvolvimento de ações que poderão fazer com que a sua marca consiga destaque e atinja outros públicos. Para isso, é importante levar em consideração algumas qualidades deste profissional na hora de escolher o melhor para o seu negócio.


Na hora de escolher um profissional para desenvolver a produção de conteúdo, leve em consideração as habilidades específicas que farão a diferença. Essas são características muito importantes e que devem se fazer presentes em qualquer profissional competente do setor. 


Para o desenvolvimento de ações que contem com resultados, ao buscar um profissional da área, é preciso levar em consideração se este conta com habilidades direcionadas para o marketing. 


Nesse caso, o produtor de conteúdo deve possuir ferramentas para criar algo que vai alavancar as ações do negócio, fazendo com que ele consiga obter resultados nas suas vendas e atinja o público esperado com o conteúdo criado. 


Portanto, ao avaliar um profissional é preciso considerar este aspecto. O profissional que tem esse tipo de habilidade terá uma compreensão maior do público-alvo e conseguirá adotar medidas mais assertivas para atingir estas pessoas.


Essa compreensão faz com que o profissional tenha uma vantagem na produção do conteúdo, pois será inteiramente direcionado para atingir ao público esperado, bem como para atender às necessidades dessas pessoas. Por isso, é importante procurar por redatores e editores que tenham essa capacidade. 


Vale ressaltar também que ao avaliar um produtor de conteúdo é necessário levar em consideração os conhecimentos específicos que ele pode oferecer ao seu negócio. Uma das ferramentas mais necessárias para alavancar os conteúdos é o SEO. 


O produtor de conteúdo digital deve contar com esta habilidade. Através dela ele terá a capacidade de otimizar o texto produzido de uma forma que ele chegará até as pessoas desejadas e poderá ir além, conquistando assim novos clientes para o seu negócio.


Por fim, a escolha do produtor de conteúdo deve também considerar as experiências deste para a produção com escrita para a web, pois esta é bem diferente de outros meios de comunicação. E isso será necessário para prender o leitor ao conteúdo criado.


Inclusive, vale pontuar que não somente o redator deve contar com este tipo de habilidade, como também o editor e o content manager, outros profissionais que se encontram dentro da produção de conteúdo digital. Desse modo, eles conseguirão direcionar o conteúdo para o público específico da internet. 


Como dentro da produção de conteúdo existem vários profissionais distintos, é importante considerar o que cada um deles deve ter como qualificação para que a sua ação seja satisfatória. Portanto, considere os pontos a seguir ao escolher o profissional para o seu negócio:


Redator 

  • Certificações – Marketing Digital; 
  • Conhecimento em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing; 
  • Domínio da Língua Portuguesa, conhecimentos de outras línguas (Inglês e Espanhol); 
  • Capacidade de pesquisa e domínio do conteúdo abordado. 

Editor

  • Certificações de Marketing Digital; 
  •  Conhecimentos de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing; 
  • Boa comunicação; 
  • Domínio da Língua Portuguesa, conhecimento de outras línguas (Inglês, Espanhol); 
  • Domínio de plataformas e ferramentas para publishing. 


 Content Manager 


  • Certificações de Marketing Digital; 
  • Especialização de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing; 
  • Gerência de projeto; 
  • Conhecimentos de métricas (Google Adwords, Facebook Ads e outras); 
  • Boa comunicação e liderança; 
  • Domínio de plataformas de publishing; 
  • Domínio das Língua Portuguesa, conhecimento de outras línguas (Inlgês e Espanhol); 
  • Desenvolvimento de relatórios. 


Quem pode ser um produtor de conteúdo? 


A resposta para este questionamento pode ser simples, mas ao mesmo tempo é necessário que se tenha alguns cuidados. Para se tornar um produtor de conteúdo é importante que se tenha conhecimento apurado de algum assunto específico ou então que conte com habilidades distintas. 


Como existem várias formas de classificar um produtor de conteúdo digital, a resposta para este questionamento pode ser ampla. 


Mas quando se fala a respeito de produções direcionadas para auxiliar negócios a criar uma presença mais forte na internet, como é o caso dos redatores, editores e outros, para se tornar um produtor de conteúdo é preciso desenvolver habilidades específicas.


Portanto, o produtor de conteúdo pode ser qualquer profissional que tenha com um conhecimento apurado a respeito de um determinado assunto. Este conhecimento pode ser usado para finalidades distintas, desde o ensino de algo específico, como a produção de peças voltadas para o marketing de conteúdo para empresas.


Por isso, é importante saber diferenciar o tipo de produtor de conteúdo desejado, visto que ele deve contar com as habilidades e conhecimentos específicos para a necessidade da empresa e existem várias possibilidades. 


Produtor digital: como trabalham? 




O produtor de conteúdo digital pode atuar de diversas formas. Isso dependerá do tipo de produção desenvolvido. Mas, de modo geral, estes profissionais ocupam uma posição bastante estratégica e fundamental para o desenvolvimento de ações de marketing.


Sendo assim, o produtor será o responsável por desenvolver um conteúdo adequado às necessidades do cliente, seja ele para blog post, redes sociais, e-mail marketing ou outras finalidades. Assim, ele desenvolverá a peça de acordo com o formato desejado para atingir os objetivos finais.


Portanto, o produtor de conteúdo faz parte de todo o processo estratégico de divulgação de um produto ou serviço de uma empresa, através do que é produzido por ele visando atingir novos públicos. 


E, por isso, os produtores de conteúdo são inseridos em um campo chamado Marketing de Conteúdo, no qual acontece a utilização dessas habilidades de criação de conteúdo específico, mas direcionado ao marketing, como forma de conquistar o público-alvo de um negócio.


A forma do produtor de conteúdo dependerá do que a marca deseja, bem como de quais são as ações e as medidas a serem tomadas para que ele possa desenvolver o conteúdo para a finalidade distinta, visto que isso fará parte de toda a jornada de compra do cliente. 


Dessa forma, o desenvolvimento de bons conteúdos se faz necessário para as empresas que desejam manter uma presença virtual mais ampla. Logo, o papel do produtor de conteúdo será conservar a atenção do potencial cliente ao produto através do conteúdo, mostrando assim as vantagens e motivos para consumir algo. 


Sendo assim, todas as informações desse processo para a conversão de clientes para um determinado serviço foi desenvolvido por um produtor de conteúdo. Isso fará com que não somente os leads se sintam atraídos pelas propostas como também possam se tornar fiéis à marca. 


Assim, o produtor de conteúdo trabalha com objetivos bem claros e que visam ajudar as empresas a se destacarem e a construírem autoridade no meio digital através de publicações de valor. 


Os produtores de conteúdo podem atuar em vários formatos distintos de acordo com a necessidade do cliente e da empresa:


  • Blogs pots; 
  • E-mail marketing; 
  • E-books; 
  • Textos para sites; 
  • Infográficos; 
  • Redes sociais; 


O que avaliar ao contratar? 


Para contratar um bom produtor de conteúdo, é importante levar em consideração alguns pontos essenciais. Isso acontece porque as capacidades dos profissionais de produção de conteúdo podem variar muito e é importante ter clareza quanto ao que a empresa precisa.


Existem diversos perfis de profissionais com habilidades distintas. Logo, alguns possuem maiores conhecimentos em um formato de produção de conteúdo do que outro. Além disso, tem-se os que contam com ferramentas mais específicas e outros tantos pontos a se considerar. 


Por isso, o recomendado é que na hora de buscar por um profissional ou serviço de produção de conteúdo avalie se este está de acordo com os seus objetivos, se fornecerá tudo aquilo que o seu negócio precisa em um único lugar. 


Assim, antes de contratar um produtor de conteúdo para o seu negócio, coloque em pauta o que será necessário. Então, veja quais são os resultados desejados e o que a empresa pretende alcançar com a produção. 


Ao avaliar os objetivos fica mais fácil traçar o perfil ideal do profissional para o tipo de produção que será feita. Isso acontece porque desse modo é possível perceber se o profissional conta com as habilidades que serão necessárias para o projeto em questão. 


O segundo ponto a ser avaliado é o investimento. Ao buscar um profissional ou serviço que forneça a produção de conteúdo, faça uma análise a respeito do investimento e do retorno que este pode lhe garantir.


A produção de conteúdo é um investimento importante e necessário, que pode trazer muitos retornos positivos. Por isso, é importante definir se este é um momento propício para que o investimento seja feito e avaliar a forma correta, contando com bons profissionais da área, que garantirão o retorno do que foi aplicado.


Como contratar um produtor de conteúdo para alavancar seu blog? 




Além de toda a avaliação necessária para contratar um profissional da produção de conteúdo que esteja de acordo com as necessidades do seu negócio, o processo de contratação pode ser muito desafiador para algumas empresas que se encontram em adaptação nesse sentido.


Existem excelentes profissionais dedicados ao segmento no mercado que podem facilitar e muito este processo. Após toda a análise das necessidades, essa decisão ficará um pouco mais simples de ser tomada. 


Empresas dedicadas à produção de conteúdo contam com todos os passos essenciais para o desenvolvimento de peças que tenham valor e consigam atingir os objetivos desejados para o negócio. 


Isso porque todos os processos já destacados, desde o desenvolvimento das ações e das estratégias que precisarão ser adotadas até a conclusão da produção do conteúdo, a empresa terá condições plenas de passar por profissionais qualificados e que poderão criar um conteúdo importante para o seu negócio.


Por isso, considere uma empresa que poderá prestar todo o atendimento nesse sentido, fornecendo profissionais para todos os processos até a conclusão do conteúdo desejado.


Outra forma de contar com um profissional da produção de conteúdo digital é através de um produtor freelancer. Ele poderá fornecer produções pontuais. Mas é importante avaliar o que mais esse produtor poderá oferecer.


O Produtor de Conteúdo é importante para a empresa? 


A criação de conteúdos de sucesso na internet tem feito com que diversas empresas obtenham o desejado destaque no mercado e consigam alcançar públicos diferenciados. Portanto, o produtor de conteúdo é um profissional essencial para o crescimento das empresas. 


Desse modo, se existe o desejo de expandir e transformar a sua empresa em um negócio que conte com estrutura e presença firme no meio virtual, o produtor de conteúdo é um profissional de grande importância para este processo. 


Essa importância é mostrada através dos resultados obtidos através da criação de conteúdos. As empresas que buscam alinhar as suas ações de marketing a essa produção conseguem atingir os seus objetivos muito mais rápido e se destacam no mercado, conquistando novos clientes.


Dessa forma, a contração de um profissional da produção de conteúdo pode ser a peça chave para transformar totalmente um negócio e conseguir atingir públicos diferentes, que ainda não foram conquistados. 


Assim, essa é uma parceria que pode trazer muito sucesso para qualquer empresa. Portanto, o profissional da produção de conteúdo possui uma grande importância no processo de mudança e conquistas, seja qual for o negócio. 


Produtores de conteúdo ajudando no seu crescimento 


A produção de conteúdo tem o objetivo claro de gerar materiais relevantes e que possam atrair um público específico, desejado pelo negócio. Isso é feito através de diversos tipos de estratégias que visam essa conquista.


Portanto, os produtores de conteúdo serão essenciais para ajudar no crescimento das empresas, em especial na busca por se mostrar também nos meios virtuais e tornarem as suas marcas relevantes nesse cenário, o que tem se tornado cada vez mais importante. 


Para que uma empresa se torne uma referência e seja bem vista por mais pessoas, é importante que haja a produção de artigos, de textos e de conteúdos diversos que visem atrair o leitor e solucionar as questões que ele busca resolver. 


Os conteúdos podem aproximar mais os potenciais clientes da marca porque são capazes de informar e solucionar dúvidas, mostrando que os seus produtos de uma determinada empresa podem ser o que os clientes buscam, entre tantas formas de conquistar atenção. 


Assim, o cliente verá a empresa como uma aliada e que poderá solucionar as suas questões e desejos. E tudo isso é conquistado através de uma boa estratégia e comunicação com o público, que será desenvolvida pelo produtor de conteúdo. 


Dessa forma, o produtor de conteúdo será essencial para o crescimento da marca. Com os materiais relevantes produzidos por ele haverá uma conquista maior do público-alvo, além do fortalecimento da reputação da marca perante os consumidores, que serão fidelizados.


Custo x benefícios de ter produtores de conteúdo 


É importante destacar que o custo-benefício em relação à contratação de um serviço de produção de conteúdo digital deve ser visto como um investimento pela empresa. Isso porque o que será criado e produzido pelos profissionais em questão tem como objetivo gerar retorno ao negócio.


Dessa forma, mesmo que haja um investimento e um gasto para a empresa, o retorno virá através da conquista de novos clientes que serão atraídos através das estratégias desenvolvidas com a produção do conteúdo. 


Logo, ela trará um aumento no engajamento da marca, além de proporcionar maior visibilidade. Por consequência, os produtos e serviços fornecidos pela empresa estarão em destaque para os clientes e os novos clientes obtidos pelas estratégias usadas na produção do conteúdo.


Portanto, é um investimento que vale a pena pelo fato de que se criado da forma correta, com profissionais adequados, adotando as medidas e ferramentas essenciais para conquistar relevância, a marca logo obterá resposta através do consumo dos seus produtos e serviços. 


Dessa forma, é um bom custo-benefício investir na produção de conteúdo para o seu negócio, visto que o retorno poderá ser constante diante de uma ação bem desenvolvida e aplicada por profissionais experientes e com conhecimento para tal.


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