Qual é o alcance do Facebook?

Para todas as empresas que investem em marketing digital e na sua presença na internet para obter melhores resultados, o Facebook é uma plataforma obrigatória, pois é onde se concentra a grande maioria do público-alvo, independentemente de seu segmento de mercado.

Dessa forma, o principal motivo de o Facebook ser obrigatório para as estratégias de marketing de uma empresa é a possibilidade do grande alcance que essa rede social permite que o seu conteúdo atinja. O alcance representa o número de pessoas que visualizaram a sua publicação, ou seja, quantas vezes a sua marca foi exposta por meio de determinada publicação.

Esse alcance pode ser elevado por diferentes motivos, como a busca de usuários do Facebook, o compartilhamento de suas postagens por parte de seguidores, o que faz os seus contatos também receberem o seu conteúdo, além do número elevado de curtidas e comentários.

Porém, não basta apenas fazer publicações e esperar que seus seguidores compartilhem ou curtam o seu conteúdo para que a sua página no Facebook tenha melhor alcance. É preciso haver estratégias de marketing digital que possibilitem atingir bons números.

Essas estratégias podem se basear tanto no alcance orgânico quanto no pago. O alcance orgânico é aquele que acontece de forma natural no funcionamento da plataforma, ou seja, o que é gerado pela interação ou busca de seus seguidores, sem que haja algum tipo de investimento a mais por parte da empresa para isto.

Diferentemente, o alcance pago é aquele que acontece devido às publicações patrocinadas dentro do Facebook, as quais necessitam do pagamento de determinado valor, de acordo com o alcance que se espera obter com o seu conteúdo. Quanto maior for o alcance desejado, maior será o valor a ser pago para que o Facebook aumente a exposição e o destaque de sua publicação.

Naturalmente, essas duas estratégias distintas podem ser aplicadas por todos os tipos de empresas, pois existem campanhas que necessitam de retorno mais rápido, nas quais o alcance pago pode ser a melhor opção, enquanto a outras os resultados serão visíveis apenas em médio e longo prazos, tendo o alcance orgânico como melhor plano de ação a ser adotado para a sua página.

No entanto, é indispensável ter conhecimento sobre uma questão muito importante: o alcance orgânico está cada vez menor no Facebook. Isto se deve ao fato de que a plataforma dá preferência para as postagens patrocinadas, as quais pagam para obter maior alcance e, assim, geram mais lucro para o Facebook, o que lhe é muito mais atraente e lucrativo.

Isto não significa, porém, que sua empresa deve investir apenas em publicações patrocinadas dentro do Facebook, pois mesmo com o seu alcance reduzido, as publicações orgânicas são importantes para fundamentar a sua página com conteúdos de qualidade, as quais contribuirão para aumentar a credibilidade de sua empresa para o seu público na rede social.

Assim, o alcance é uma das métricas mais importantes que devem ser acompanhadas de forma constante em sua página do Facebook, pois é um dos indicativos de que suas ações de marketing podem ou não precisar serem repensadas para se chegar a melhores resultados nessa plataforma.


As demais métricas a serem acompanhadas no Facebook

Além do alcance, existem outras métricas também de grande importância a serem observadas no Facebook, as quais permitem melhor desempenho de seu marketing na rede social, o que irá levar a resultados ainda mais positivos.

Confira, a seguir, quais são essas métricas que o ajudarão a identificar pontos a serem melhorados em sua estratégia no Facebook:


1 – Número de ações em sua página

O número de ações na sua página é uma métrica de extrema importância, pois indica quantas pessoas buscaram mais do que a interação proporcionada pela rede social, mas também obter mais informações a respeito de sua empresa, como número de telefone, endereço físico, site oficial, preços, entre outras.

Com o acompanhamento dessa métrica, é possível você observar se, dentro de determinado período, houve aumento ou queda no interesse de seu público sobre a sua empresa, o que se reflete diretamente - seja de forma positiva ou negativa - em seus resultados e em seu lucro gerado pelo marketing no Facebook.


2 – Número de curtidas em sua página

É muito importante, antes de qualquer outra ação, que se saiba diferenciar o alcance de seu número de curtidas. As curtidas, por outro lado, já indicam alguma ação por parte dessas pessoas que possuem algum interesse em seu conteúdo e podem se tornar seus clientes no futuro.

Também se deve compreender que as curtidas não são um dado sem utilidade, pois muitas vezes é possível encontrar afirmações que levam a crer que as curtidas não contribuem para o seu sucesso no Facebook. Muito diferente disso, as curtidas são essenciais para que seu conteúdo receba mais destaque na plataforma, o que amplia a sua exposição e o seu alcance orgânico dentro do site.

Portanto, observar com frequência o número de curtidas em sua página é uma forma de saber se suas ações são efetivas com relação ao público ou se o seu número de curtidas está estagnado. Essa estagnação indica que são necessárias novas ações em busca de aumentar a atração de novos seguidores para a sua página no Facebook.


3 – Taxa de rejeição

Da mesma maneira que sua página atrai a atenção de seguidores que se interessam por sua empresa, e podem se tornar novos clientes, existe também a taxa de rejeição a respeito de sua página, ou seja, o número de pessoas que preferem não receber ou visualizar o seu conteúdo.

Essa rejeição pode acontecer de diferentes maneiras, como descurtidas em sua página, ocultar anúncios ou publicações pagas, entre outras ações que visem evitar o recebimento de seu conteúdo. Tais ações possuem um impacto bastante negativo para a página, pois diminuem o seu alcance e a possibilidade de mais destaque dentro da plataforma do Facebook.

Agora que você conhece melhor o que é e como funciona o alcance do Facebook, além de outras métricas importantes para o sucesso de sua página nessa rede social, coloque seu conhecimento em prática e amplie as suas chances de sucesso nessa plataforma.

E para que o seu conteúdo no Facebook seja sempre o melhor para os seus seguidores e possa ampliar as suas chances de bom alcance, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564. Confira os planos disponíveis de conteúdo e escolha aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades!