Blog Quatro passos essenciais para produzir leads

Quatro passos essenciais para produzir leads

Quatro passos essenciais para produzir leads

Conheça as principais formas de transformar os visitantes em potenciais clientes para a sua empresa. Confira no artigo.

Transformar visitantes comuns do seu site em leads é um desafio que pode ser a chave do sucesso para angariar as vendas. Quando o público se cadastra no seu site, preenchendo seus dados – como nome e e-mail, por exemplo – ou seja, se tornando um lead, fica mais fácil direcionar as ações de marketing digital para ele.

Mas, o que muitas empresas ainda encontram dificuldade é saber como produzir esses leads e, efetivamente, ter uma base de dados de clientes cadastrados na sua plataforma. Pensando nisso trouxemos quatro passos essenciais para produzir leads, mostrando quais potencialidades o marketing de conteúdo traz para o seu negócio.


1. Tenha um blog com informação qualificada

Um erro muito comum que vemos em quem busca produzir leads é acreditar que apenas uma caixa de diálogo para o visitante se cadastrar é o suficiente. Porém, a conversão em cadastro nessa fórmula será irrisória perto do número de pessoas que acessarão o seu site e/ou plataforma. Para isso, você precisa investir em conteúdo qualificado através de um blog.

Os blogs oferecem o que o leitor procura: informação e detalhes sobre a área de atuação da sua empresa. Quando há a possibilidade dele se tornar um lead, trocando seus dados pelo conteúdo que você tem a oferecer, a quantidade de cadastro é muito maior em relação às caixas de diálogos convencionais.

Em contrapartida, não basta apenas ter um blog: é preciso de informação qualificada para produzir leads. E como esse tipo de conteúdo pode ser feito? Há alguns passos que nos ajudam a entender:

  • Credibilidade: falar sobre o assunto no segmento que sua empresa atua, passando credibilidade ao leitor. Se for da área médica, conteúdos sobre saúde são essenciais, por exemplo;
  • Dicas: o internauta que chegou até o seu site quer dicas, detalhes e uma forma dinâmica de receber a informação. Por isso, seu conteúdo precisa ter bullet points (tópicos), que facilitem a leitura;
  • Referências: não basta apenas falar de um assunto sem ter referências para situar o que você busca apresentar. Assim, dados e fontes corroboram a autoridade que você tem no assunto.


2. Tenha presença digital 

O segundo passo para gerar leads vem na sequência do tópico anterior: ter presença digital, principalmente nas redes sociais. Não apenas levar conteúdo qualificado aos seus visitantes, mas fazer com que eles cheguem até seu site e blog é indispensável para quem busca aumentar o número de leads na sua base de dados.

Por isso, busque estar presente no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e outras redes sociais, todas de acordo com o seu público-alvo e, claro, levando as informações qualificadas acima. Todos eles precisam de elementos gráficos que chamem a atenção e sejam convidativos para acessar o blog. Algumas dicas que podem fazer o visitante se transformar em lead a partir das redes sociais são:

  • No Facebook, aposte em chamadas curtas, mas provocantes, que induzam o leitor a querer saber mais sobre o conteúdo oferecido;
  • Utilize de fotos e artes que estejam intimamente ligadas ao que você deseja apresentar aos futuros leads no Instagram, interagindo com eles nos comentários;
  • No YouTube, vídeos curtos e promocionais também podem ser atrativos, todos redirecionando para o seu blog, que é a principal ferramenta de conversão.

Esse passo para produzir leads é indispensável na sua estratégia de marketing digital, pois atualmente a maior parte do tráfego que chega até o blog da sua empresa vem das ‘iscas’ que você deixa nas redes sociais, tornando o processo orgânico e gerando muito mais leads. Outras plataformas, como LikedIn e Pinterest também podem ser avaliadas.


3. O fator e-books

Os e-books são conteúdos especializados, mais abrangentes e que buscam atender diretamente o público que você deseja que se torne um lead. Muitos empresários e departamentos de marketing apostam apenas em artigos – o que não é uma estratégia ruim – mas, que precisam de um limite de informações para não deixar o conteúdo tedioso.

Mas, efetivamente, como o fator e-books pode ajudar para produzir leads? Com um formulário específico para esse tipo de material. Você já deve ter entrado em algum site especializado que oferece um e-book em troca do cadastro, certo? Pois então: esse tipo de material converte muito mais visitantes em leads que outras opções, como o Call to Action (CTA), que é a chamada para uma ação.

Há inúmeras vantagens no e-book para produzir leads em relação a outras formas, como artigos, infográficos, imagens e vídeos.

  • O e-book permite que você ofereça um conteúdo visualmente bem elaborado. Com uma boa diagramação, elementos visuais ao longo do material e separação em tópicos, a leitura fica mais agradável e instiga a baixar conteúdos posteriores.
  • Passa muito mais credibilidade em relação a outras ferramentas, pois se trata de um conteúdo mais qualificado. O leitor não precisa entrar no site e retomar de onde parou a leitura, pois ele terá o e-book no seu dispositivo.
  • Caixas de diálogo que aparecem para baixar o e-book podem gerar muitas conversões em relação a outros tipos de conteúdo, permitindo leads pontuais para sua base de dados.


 4. Invista no marketing de conteúdo

O último passo essencial para produzir leads é a forma como você irá gerir todas as características que citamos no artigo: investindo em marketing de conteúdo, que é a principal forma de converter os visitantes do seu site em verdadeiros leads. É importante ressaltar: os gastos, nesse sentido, não serão despesas e sim investimentos.

Podemos analisar a importância do marketing de conteúdo sobre duas óticas: a primeira é pelo fato de inúmeras empresas já apostarem nessa forma digital de conquistar clientes, saindo à frente da concorrência no ambiente da internet; o segundo é estritamente comercial, visto que a geração de alguns leads pode ser suficiente para cobrir toda a despesa com o marketing de conteúdo.

Empresas deste setor já trabalham com processos qualificados e podem angariar as visitas através de várias ferramentas específicas do marketing digital:

  • Otimização de site: mais visitantes (e, consequentemente, leads), através do SEO (Search Engine Optimization), que irá posicionar as principais palavras-chaves no topo das ferramentas de busca – principalmente o Google;
  • Criação de conteúdo: artigos, e-books e outros materiais já qualificados para gerarem lead, dando autoridade para a empresa no assunto que o blog empresarial se propõe;
  • Análise e acompanhamento: melhores estratégias de posicionamento das caixas de diálogo a qual o visitante será convertido em lead, bem como a análise do CTA e do comportamento do público-alvo.


Produza leads com nossos quatro passos 

Conhecendo os quatro passos essenciais para produzir leads, sua empresa pode ter no marketing de conteúdo um diferencial competitivo em relação à concorrência, oferecendo informações de qualidade e um maior número de conversão em leads.

A RedaWeb possui ampla plataforma, com as características descritas aqui, para fazer seu blog e site receberem muito mais visitas – e, claro, aumentando os leads na base de dados. Confira nossas condições e cases de sucesso no site www.redaweb.com.br ou ligue para nós através do 0800 750 5564, e saiba como marcar presença digital, aumentando suas vendas.

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