Quatro passos essenciais para produzir leads

Conheça as principais formas de transformar os visitantes em potenciais clientes para a sua empresa. Confira no artigo.

Transformar visitantes comuns do seu site em leads é um desafio que pode ser a chave do sucesso para angariar as vendas. Quando o público se cadastra no seu site, preenchendo seus dados – como nome e e-mail, por exemplo – ou seja, se tornando um lead, fica mais fácil direcionar as ações de marketing digital para ele.

Mas, o que muitas empresas ainda encontram dificuldade é saber como produzir esses leads e, efetivamente, ter uma base de dados de clientes cadastrados na sua plataforma. Pensando nisso trouxemos quatro passos essenciais para produzir leads, mostrando quais potencialidades o marketing de conteúdo traz para o seu negócio.


1. Tenha um blog com informação qualificada

Um erro muito comum que vemos em quem busca produzir leads é acreditar que apenas uma caixa de diálogo para o visitante se cadastrar é o suficiente. Porém, a conversão em cadastro nessa fórmula será irrisória perto do número de pessoas que acessarão o seu site e/ou plataforma. Para isso, você precisa investir em conteúdo qualificado através de um blog.

Os blogs oferecem o que o leitor procura: informação e detalhes sobre a área de atuação da sua empresa. Quando há a possibilidade dele se tornar um lead, trocando seus dados pelo conteúdo que você tem a oferecer, a quantidade de cadastro é muito maior em relação às caixas de diálogos convencionais.

Em contrapartida, não basta apenas ter um blog: é preciso de informação qualificada para produzir leads. E como esse tipo de conteúdo pode ser feito? Há alguns passos que nos ajudam a entender:

  • Credibilidade: falar sobre o assunto no segmento que sua empresa atua, passando credibilidade ao leitor. Se for da área médica, conteúdos sobre saúde são essenciais, por exemplo;
  • Dicas: o internauta que chegou até o seu site quer dicas, detalhes e uma forma dinâmica de receber a informação. Por isso, seu conteúdo precisa ter bullet points (tópicos), que facilitem a leitura;
  • Referências: não basta apenas falar de um assunto sem ter referências para situar o que você busca apresentar. Assim, dados e fontes corroboram a autoridade que você tem no assunto.


2. Tenha presença digital 

O segundo passo para gerar leads vem na sequência do tópico anterior: ter presença digital, principalmente nas redes sociais. Não apenas levar conteúdo qualificado aos seus visitantes, mas fazer com que eles cheguem até seu site e blog é indispensável para quem busca aumentar o número de leads na sua base de dados.

Por isso, busque estar presente no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e outras redes sociais, todas de acordo com o seu público-alvo e, claro, levando as informações qualificadas acima. Todos eles precisam de elementos gráficos que chamem a atenção e sejam convidativos para acessar o blog. Algumas dicas que podem fazer o visitante se transformar em lead a partir das redes sociais são:

  • No Facebook, aposte em chamadas curtas, mas provocantes, que induzam o leitor a querer saber mais sobre o conteúdo oferecido;
  • Utilize de fotos e artes que estejam intimamente ligadas ao que você deseja apresentar aos futuros leads no Instagram, interagindo com eles nos comentários;
  • No YouTube, vídeos curtos e promocionais também podem ser atrativos, todos redirecionando para o seu blog, que é a principal ferramenta de conversão.

Esse passo para produzir leads é indispensável na sua estratégia de marketing digital, pois atualmente a maior parte do tráfego que chega até o blog da sua empresa vem das ‘iscas’ que você deixa nas redes sociais, tornando o processo orgânico e gerando muito mais leads. Outras plataformas, como LikedIn e Pinterest também podem ser avaliadas.


3. O fator e-books

Os e-books são conteúdos especializados, mais abrangentes e que buscam atender diretamente o público que você deseja que se torne um lead. Muitos empresários e departamentos de marketing apostam apenas em artigos – o que não é uma estratégia ruim – mas, que precisam de um limite de informações para não deixar o conteúdo tedioso.

Mas, efetivamente, como o fator e-books pode ajudar para produzir leads? Com um formulário específico para esse tipo de material. Você já deve ter entrado em algum site especializado que oferece um e-book em troca do cadastro, certo? Pois então: esse tipo de material converte muito mais visitantes em leads que outras opções, como o Call to Action (CTA), que é a chamada para uma ação.

Há inúmeras vantagens no e-book para produzir leads em relação a outras formas, como artigos, infográficos, imagens e vídeos.

  • O e-book permite que você ofereça um conteúdo visualmente bem elaborado. Com uma boa diagramação, elementos visuais ao longo do material e separação em tópicos, a leitura fica mais agradável e instiga a baixar conteúdos posteriores.
  • Passa muito mais credibilidade em relação a outras ferramentas, pois se trata de um conteúdo mais qualificado. O leitor não precisa entrar no site e retomar de onde parou a leitura, pois ele terá o e-book no seu dispositivo.
  • Caixas de diálogo que aparecem para baixar o e-book podem gerar muitas conversões em relação a outros tipos de conteúdo, permitindo leads pontuais para sua base de dados.


 4. Invista no marketing de conteúdo

O último passo essencial para produzir leads é a forma como você irá gerir todas as características que citamos no artigo: investindo em marketing de conteúdo, que é a principal forma de converter os visitantes do seu site em verdadeiros leads. É importante ressaltar: os gastos, nesse sentido, não serão despesas e sim investimentos.

Podemos analisar a importância do marketing de conteúdo sobre duas óticas: a primeira é pelo fato de inúmeras empresas já apostarem nessa forma digital de conquistar clientes, saindo à frente da concorrência no ambiente da internet; o segundo é estritamente comercial, visto que a geração de alguns leads pode ser suficiente para cobrir toda a despesa com o marketing de conteúdo.

Empresas deste setor já trabalham com processos qualificados e podem angariar as visitas através de várias ferramentas específicas do marketing digital:

  • Otimização de site: mais visitantes (e, consequentemente, leads), através do SEO (Search Engine Optimization), que irá posicionar as principais palavras-chaves no topo das ferramentas de busca – principalmente o Google;
  • Criação de conteúdo: artigos, e-books e outros materiais já qualificados para gerarem lead, dando autoridade para a empresa no assunto que o blog empresarial se propõe;
  • Análise e acompanhamento: melhores estratégias de posicionamento das caixas de diálogo a qual o visitante será convertido em lead, bem como a análise do CTA e do comportamento do público-alvo.


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Conhecendo os quatro passos essenciais para produzir leads, sua empresa pode ter no marketing de conteúdo um diferencial competitivo em relação à concorrência, oferecendo informações de qualidade e um maior número de conversão em leads.

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